Por Angélica Chaves
Em 30/10/2019

DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? No dia 25 de outubro, foi comemorado o dia Nacional da saúde Bucal, data criada em 2002, como formar de conscientizar da importância da saúde bucal. 

Fica o alerta: Saúde bucal dos cães merece atenção especial.

Não são apenas os humanos que precisam estar atentos a saúde bucal, os cães também necessitam de cuidados diários. Muitas pessoas desconhecem ou ignoram o fato de que a boca é uma das principais causadoras de problemas e doenças em animais. O mau hálito, por exemplo, pode ser indício que o pet esteja sofrendo de doença periodontal, mal que atinge 80% dos cães com mais de 3 anos de idade e pode gerar complicações sérias, como perda de dentes e migração de bactérias para a corrente sanguínea, alcançando rins, fígado e coração.

Causada pela proliferação de bactérias e acúmulo de alimentos na boca do animal, a doença periodontal quase não apresenta sinais no início ou, quando apresenta, são sutis aos olhos do tutor, tornando-a ainda mais perigosa. O mau hálito e o sangramento gengival são uns dos sinais mais evidentes de que pode haver algo errado.

 Por este motivo, os cães devem ser submetidos ao exame bucal regularmente, especialmente se apresentarem algum dos 6 fatores de risco abaixo:

1.    Halitose.
2.    Cálculo dental (tártaro).
3.    Dentes mal posicionados.
4.    Salivação excessiva.
5.    Dificuldade de mastigar o alimento.
6.    Sangramento gengival.

Um estudo realizado pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, da Mars Petcare, referência científica no cuidado, nutrição e bem-estar animal, mostrou que cães pequenos e idosos são mais suscetíveis à doença periodontal. 

Escovação dos dentes é fundamental: aprenda a realizá-la!

A escovação diária dos dentes do cão é necessária a partir dos 6 meses de idade, porém, o hábito a este cuidado pode começar logo cedo, nos primeiros meses de vida. O Médico-Veterinário tem o papel de orientar o tutor sobre a correta forma de realizar a higiene oral, lembrando que associar a escovação a um estímulo positivo, como uma brincadeira, um passeio ou um carinho, ajuda na aceitação pelo animal.

Confira, abaixo, 9 dicas da Dra. Fernanda M. Lopes Kubitza, Médica-Veterinária Especializada em Saúde Oral do Hospital Veterinário Pet Care:

1) A pasta dental veterinária tem um sabor agradável para os cães e facilita a escovação, mas seu uso não é obrigatório, pois a fricção da escova já é suficiente para limpar os dentes.

2) utilizar, com delicadeza, uma escova dental com cerdas macias evita lesões, porém não usar cerdas ultra-macias, que não são abrasivas o suficiente para agir adequadamente. As escovas para humanos podem ser utilizadas.

3) A pasta dental para humanos não é recomendada porque o teor de flúor presente nelas é tóxico para os animais. 

4) O cão deve estar bem confortável. Carícias e mimos ajudam a deixá-lo receptivo à escovação.

5) realizar a escovação em ambiente calmo e em um momento tranquilo e relaxado auxiliam.

6) não importa o horário em que a escovação será feita - pode ser até mesmo antes de comer - mas sempre que possível tentar estabelecer uma rotina para eles aceitarem mais rapidamente.

7) A escova necessita estar posicionada a um ângulo de 45° em relação à superfície dos dentes para que as cerdas penetrem suavemente no sulco gengival. Movimentos circulares são corretos.

8) A escovação deve ser diária, uma vez por dia, e que não precisa durar mais que 1 minuto.

9) O uso da escova dental é fundamental. A dedeira pode ser utilizada no processo de adaptação, mas deve ser substituída pela escova assim que o animal estiver condicionado.

CLICK PET

Olha que click mais lindo do cãozinho Costela, mascote do Murupu/UFRR. Muita fofura sendo esbanjada! Hahaha

Para finalizar o click pet da semana: Duque, tomando um banho de sol. Lindo demais, né galera?!
Conheça nosso trabalho pelo Instagram @yawaraoficial. 
Participe do nosso grupo no Facebook: Yawara Associação de Proteção Animal.
Francis Silva- Voluntária Yawara
Agradecemos por nos ajudar a salvar essas vidinhas.
Contas:
 - Banco do Brasil
Agência: 0250-x / Conta: 115175-4.
- Banco CAIXA
Agência: 0653, Op. 013 / Conta: 23759-3
Yawara Associação de Proteção Animal – CNPJ 12.512.647/0001-81.


Angélica Chaves
mundopetyawara@gmail.com
Desde: 2010-01-01
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Mundo Pet
+ Ler mais artigos de Mundo Pet