Parabólica

Novos velhos problemas 12889

Bom dia,

Hoje é quinta-feira (25.11). Esses dias os usuários da internet, que são a maioria da população roraimense, andam exasperados com a precariedade da rede. Conversas pessoais, tratamento de negócios, pagamento e recebimento de dinheiro, entretenimento, necessidade de se manter informado, enfim, quase tudo da vida moderna depende da rede mundial. Aqui, é quase certo, que diariamente passam por irritação para realizar essas tarefas e resta quase impossível estimar os prejuízos econômicos, pessoais e psicológicos causados pela má qualidade do serviço prestado pela internet.

Tem sido igualmente exasperante para os roraimenses trafegar pelas rodovias de Roraima, especialmente pela BR-174, a única ligação rodoviária do estado com o restante do país e com a Venezuela, que apesar da crise ainda é, de longe, nosso maior parceiro comercial internacional. As condições de tráfego da BR-174 estão crescentemente se deteriorando causando prejuízos materiais, e também psicológicos, para quem dela precisa, que é o conjunto da população roraimense. A má qualidade da estrada provoca perdas materiais e pessoais; aumenta o custo de vida da população, por conta do preço do frete; tira competitividade de nossas vendas externas; e freia o desenvolvimento econômico do estado.

E, por certo, ainda poderíamos citar vários outros aspectos da infraestrutura básica, que veem atazanando a vida dos roraimenses – a questão energética, por exemplo-, para chamar a atenção, especialmente dos políticos, para o fato de que, aparentemente, estamos num ponto de inflexão da nossa história, deixando para trás uma economia quase estagnada para novos tempos de progresso econômico e social. Mas, é preciso alertar que esse momento virtuoso que experimenta o estado pode não ser exitoso, ou autossustentável por conta desses requisitos comentados acima. Como sociedade, devemos ter foco em vencê-los, e esta é uma sugestão de pauta para a campanha eleitoral do próximo ano.

TURNO ÚNICO

Enquanto no cenário nacional fica cada dia mais provável que a eleição presidencial vai ser decidida em segundo turno, a ascensão de Sérgio Moro nas pesquisas é um indicador disso, em Roraima o cenário se prenuncia diferente. Até agora não surgiu qualquer candidatura com densidade política e eleitoral capaz de modificar o cenário que vai deixar ao eleitorado a escolha entre o atual governador Antônio Denárium (PP) e a ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB). De concreto, apenas o ensaio de uma eventual candidatura do pastor Isamar Ramalho (PTB), que ninguém é capaz de avaliar a força eleitoral, e se, ela vai mesmo se efetivar. 

SEM IMPORTÂNCIA

Parece que as autoridades diplomáticas da República Cooperativista da Guiana decidiram tratar o Brasil com a mesma indiferença e pouca importância com que a diplomacia brasileira tratou aquele país vizinho. Faz quase um ano que se instalou um novo governo na Guiana, e até agora não foram indicados os nomes para chefiar o consulado em Boa Vista, e a embaixada daquele país em Brasília. A falta dessas autoridades da representação diplomática da Guiana, e quase nenhuma prioridade com que nossa chancelaria trata a relação bilateral entre os dois países, tem atrasado a tratativa de muitas questões que são fundamentais para Roraima, entre as quais um acordo de transporte de cargas e passageiros, aguardado com muita expectativa por muitos empresários locais.

VEZ DAS MULHERES

A deputada Lenir Rodrigues (CIDADANIA), de Roraima, foi eleita secretária geral do Parlamento Amazônico, nesta quarta-feira, 24, durante a conferência semestral da União Nacional das Assembleias Legislativas Estaduais (Unale), realizada esta semana em Campo Grande, Capital de Mato Grosso do Sul (MS). A presidência da entidade ficou com a deputada Edna Auzier do Amapá. Até nisso parece que Roraima e Amapá parecem irmãos siameses. Lenir é candidata à reeleição, sendo considerada forte na disputa por uma das 24 vagas em disputa na próxima eleição de 2022.

RÁPIDAS

E o governo estadual decidiu intensificar sua propaganda institucional através dos órgãos da imprensa local. Rádio, jornais e televisões já começaram a divulga-la. As primeiras peças publicitárias de excelente qualidade e conteúdo. ### Fontes da Parabólica dizem que por conta da nova legislação eleitoral é provável que a ex-senadora Ângela Portela, que deve ser candidata a deputada federal, deve deixar o PDT. ### Pela mesma razão, também é possível que atual deputada federal Joênia Wapixana venha pedir desligamento do Rede Sustentabilidade . ### Já o filho do deputado federal Édio Vieira Lopes (PL), Édio Júnior, candidato a deputado federal, venha a disputar a eleição pela MDB, e não pelo partido presidido pelo pai. Desde que a entrada de Jair Bolsonaro no PL, não provoque uma onda de filiação naquela sigla. ### E migrantes venezuelanos, de mamando a caducando, continuam caminhando diariamente a pé, pela BR-174, em direção a Manaus. Famílias inteiras carregando o que ainda lhes resta de posses. E ainda tem gente que, no Brasil, defende a ditadura de Nicolás Maduro. ### Não é de se estranhar isso, afinal, Lula da Silva (PT) o guru da esquerda brasileira, elogiou o ditador Daniel Ortega, da Nicarágua, comparando-o quanto a permanência no poder, a Angela Merckel (Alemanha) e Adolfo Suares (Espanha). ### Aliás, a esquerda tupiniquim está arrancando os cabelos depois que o presidente estadunidense Joe Biden convidou Jair Bolsonaro para participar de uma videoconferência sobre democracia, meio-ambiente e direitos humanos. ### Até amanhã.