Parabólica

O que aconteceu de fato no Uiramuta 12856

Bom dia,

Hoje é quinta-feira (18.11). Ainda não está bem explicado o episódio envolvendo cerca de uma centena de índios e uma equipe de policiais militares na última terça-feira (16.11) no município do Uiramutã, comunidade de Tabatinga. Alguns indígenas haviam montado uma barreira – já proibida pela Justiça Federal de Roraima-, para evitar a trânsito naquela região, que é servida por uma rodovia federal, a única que dá acesso a quase todas as localidades, inclusive, a sede do município. Quando a guarnição da Polícia Militar chegou ao local e solicitou aos manifestantes que desobstruíssem a passagem foram de pronto atendida. Pouco depois, no entanto, eles voltaram, agora em maior número, armados de arco e flecha, além de algumas armas brancas. Não quiseram mais diálogo com os policiais militares e partiram para o ataque, gerando um conflito que deixou feridas quase dez pessoas entre manifestantes e policias.

A guarnição da Polícia Militar não utilizou armas letais e felizmente não ocorreram vítimas fatais. De qualquer forma, o episódio é muito sério, e traz preocupação quanto à possibilidade de novos confrontos que certamente terão consequências mais lamentáveis. O que as equipes de inteligência, inclusive da Polícia Federal, devem apurar é a eventual existência de fomentadores de discórdia, com a intenção clara de criar um clima de violência na região, entre índios e não índios e também entre os próprios indígenas. Faz algum tempo, fontes da Parabólica falam da volta à região de um conhecido missionário católico italiano, que estaria trabalhando junto aos indígenas, motivando-os a praticarem atos, mesmo ilegais, para demonstrar o que os índios têm força para controlar por inteiro o que se passa na Raposa Serra do Sol.

DELEGAÇÃO

Os 27 presidentes estaduais do Partido Liberal (PL) reunidos ontem, quarta-feira, em Brasília, decidiram por unanimidade, delegar ao presidente nacional da sigla, Waldemar da Costa Neto, a condução de todos os entendimentos para permitir a filiação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Costa Neto já havia até marcado o dia (22.11) para a filiação de Bolsonaro, mas teve de adiar, sem data prevista, o evento a pedido do presidente, em virtude da reação contrária de algumas lideranças estaduais à sua filiação. Além da concessão de carta branca a Costa Neto, os dirigentes estaduais do PL discutiram as divergências que fizeram Bolsonaro adiar seu ingresso no PL.

ORDEM UNIDA

Os presidentes estaduais do PL decidiram, também por unanimidade, que o partido não terá candidato a governador de qualquer estado que não apoie a reeleição de Bolsonaro, caso ele venha a se filiar na sigla. O presidente, que chega hoje de volta ao Brasil, vai manter reuniões neste final de semana com Waldemar da Costa Neto para discutir o novo cenário dentro do PL e acertar os últimos detalhes para marcar a data de filiação de Bolsonaro. Será que agora vai?

EM RORAIMA

O deputado federal Édio Vieira Lopes presidente estadual do partido em Roraima, apoia o ingresso de Bolsonaro no PL e diz que independente a filiação, ou não, do presidente da República, não fica alterada sua decisão de apoiar a candidatura ao governo da ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB). Édio é dado como virtual candidato a vice na chapa da ex-prefeita. Fontes da Parabólica dizem que o assunto da composição MDB/PL já foi inclusive discutido em pormenores com o manda chuva do PL, Waldemar da Costa Neto. O martelo já estaria batido, mas como em política tudo pode mudar, a ponta do prego só estará virada nas convenções regionais no próximo ano.

DAMARES

Nos últimos dias tem corrido nos bastidores da política local a informação sobre a possibilidade da ministra Damares Alves, da Mulher e Direitos Humanos, disputar a eleição por Roraima; para a Câmara dos Deputados, ou mesmo ao Senado Federal. A Parabólica andou sondando alguns parlamentares federais e todos foram muito contundentes em dizer que não tinham conhecimento de qualquer pretensão da ministra em disputar eleição em Roraima no próximo ano. Aqui mesmo, um deputado estadual disse que essa hipótese de Damares vir disputar um cargo eletivo em Roraima parte de correligionários do pastor Isamar Ramalho, pré-candidato ao governo estadual pelo PTB.

RÁPIDAS

Outro nome que vem circulando com bastante frequência nos bastidores da política local é o do juiz federal Hélder Girão Barreto. Ele poderia ser candidato a deputado federal, ou até ao Senado. E neste último caso, como companheiro de chapa do pastor Isamar Ramalho. ### Por instinto de sobrevivência, alguns políticos, até parlamentares, de esquerda podem se filiar a partidos de direita para disputar a eleição para deputado federal e estadual. ### As novas regras para o preenchimento de vagas a deputado federal e de deputados estaduais, exigem que os pequenos partidos, inclusive de esquerda, estabeleçam conversações para concentrar num deles os nomes com maior potencial eleitoral. Até agora o diálogo entre eles sequer começou. ### O Instituto Federal de Roraima deve, em parceria com a prefeitura local, abrir no próximo ano, nada menos de 8 cursos superiores em Mucajaí. Dois deles serão presenciais. ### Até amanhã.