Economizando

O que fazer quando o orcamento nao fecha 13240

O que fazer quando o orçamento não fecha?

Suponho que você, leitor desta coluna, já tenha parado ao menos uma vez para organizar sua vida financeira e montar o orçamento do mês. Mas, também sei que algumas vezes chega o final do mês e o orçamento que você se dedicou a fazer, não fecha. E agora, o que fazer? Nessas situações, é preciso manter a calma e se debruçar sobre o orçamento que você montou.

É importante deixar claro que, orçamentos não devem ser engessados. Orçamentos são feitos para facilitar o seu planejamento financeiro, e, caso necessário podem e devem ser ajustados, conforme os imprevistos que venham a acontecer na sua vida.

Quando acontece de seu orçamento não fechar no final do mês, não entre em desespero, faça uma reanálise de todas as suas receitas e despesas novamente e encaixe os imprevistos que levaram você a ajustar seu orçamento.

Dê prioridade para as despesas que não podem ser renegociadas, e com as que houver essa possibilidade, tente parcelas de menores valores, para assim começar a ajustar seu orçamento, sem precisar de um aumento de renda de forma imediata.

Com relação aos gastos desnecessários, já sabe né? Corte imediatamente, e tente reduzir ao máximo os gastos que são essenciais no seu dia a dia.

Distribua durante os próximos meses do seu orçamento, os valores das novas parcelas, e do imprevisto, sempre de acordo com sua realidade financeira, dessa forma, as dívidas podem até se esticar um pouco mais, entretanto, você honra os compromissos, e não entra no espaço das dívidas. Se você possui uma reserva de emergência, use-a de forma que não comprometa seu orçamento por muitos meses.

Caso você tenha um aumento de renda ao longo dos meses, ajuste novamente seu orçamento, de forma que pague mais rápido as dívidas, e destine uma parcela maior de recursos aos seus investimentos.

Parece simples né? E é mesmo. Na grande maioria das vezes o “problemão” está só na nossa cabeça, caneta e papel na mão e vá se organizar. Tire um tempo para fazer isso, ligar, negociar, pedir descontos, renegociar parcelas menores, até que seu orçamento esteja de acordo com sua realidade financeira, no momento.