Opinião

OPINIAO 10265

“Frase antiga”

DolanePatricia*

“FRASE ANTIGA” é uma música da autoria de Pedro Valença, criador do grupo Vocal Livre.

Trata-se de uma frase do salmista Davi reproduzida por muitos em todos os lugares do mundo: “Entrega seu caminho ao Senhor, confiai nEle e o mais Ele fará.” Salmo 37:5

A música questiona o fato dessa frase ser antiga, mas que, no entanto, o tempo não foi capaz de apagar os seus efeitos e que apesar de tantas vezes ser repetida, revela muitas verdades.

Então, fala de uma noite em que o tempo passa bem devagar, mas que mesmo assim, ainda existe a esperança que o sol nasça e acabe com a dor e que muitas perguntas são feitas nesse momento, sem saber se alguém pode realmente respondê-las.

Questiona o fato de muitas pessoas acreditarem que o tempo pode curar qualquer ferida, mas quanto tempo? Porque muitos se cansam de esperar. É nesse momento que a música fala que a frase antiga traz muitas respostas.

A frase é fácil também de cantar, questiona que talvez a vida nunca traga explicações, mas que Deus, em sua essência é amor e diz que quando bater no coração tão forte dor devemos lembrar que Deus tem uma grande obra para fazer em nós.

A música recorda que o tempo é precioso, mais do que qualquer conquista e que esse tempo tem muito pra ensinar. E fala da frase como uma verdade antiga, mas que se for real nossa vida, vai devolver a paz e que se aprendermos com essa frase apesar de tão antiga, será possível então, mesmo em meio a dor, ser feliz!

Afinal, para deixarmos que Ele, Deus, faça as coisas da forma como achar melhor, é preciso confiar de verdade e se entregar. Talvez essa seja a mensagem mais forte da música, pois adverte que quando bater no coração a dor mais forte, vai ser necessário lembrar que Deus em sua essência é amor!

A frase é realmente uma verdade antiga, mas que não deixou de fazer sentido e nem de ser uma ótima frase para rememorar a cada dia do novo ano. Se confiarmos em Deus e entregarmos o novo ano aos seus cuidados, podemos acreditar que Ele fará tudo que for melhor para nós, ainda que não entendamos os meios que Ele é capaz de utilizar.

O Grupo Vocal Livre tem outras músicas igualmente belas, das quais destaco “Tudo que eu Vivi” que fala profundamente ao coração:

“Não que eu seja tanta coisa, sou um grão de areia na imensidão, mas cabe quase o mundo inteiro no meu peito. Carrego todas as memórias, todos os sabores que daqui provei, levo comigo os abraços que ganhei. Mas se tiver que definir em uma só palavra, resumir a minha história numa só canção. Se dessa vida eu levasse um só nome, Ele é Cristo!”

A música Isso é Amor, fala da grandiosidade do amor de Cristo e o que Ele foi capaz de fazer por nós, enfatizando que Ele já existia antes de nascer como um bebê numa época que chamamos de Natal!

A Começar em Mim, já traz uma verdade que realmente precisava ser cantada no mundo inteiro, principalmente nesse momento de pandemia. A letra fala que precisa haver mais amor no mundo, mas que antes precisa haver mais amor em nós. 

Valer a Pena é uma canção que ensina a real missão de cada um. Revela que devemos “ser alguém que faz, alguém capaz de refletir a luz de Jesus e transmitir a paz que antes já transborda em nós e o traduz levar o que faz da nossa vida, algo que valeu a pena ser!”

Por Toda a Terra, já transmite uma mensagem que mostra que  que por toda a Terra todos deverão saber quem é o Rei e por fim, a música no Início, que fala do poder criador de Deus e mostra que precisa haver  luz para dissipar as trevas e isso precisa acontecer dentro de cada coração.  

Mas, de todas as músicas, Frase Antiga é a mais especial porque mostra que você pode vencer a dor confiando em Deus a sua vida, porque como diz a frase de Padre Fábio de Melo: Você pensa que não vai esquecer… E esquece! Você pensa que essa dor não vai passar… Mas passa! Você pensa que tudo é eterno… Mas não é…

E é exatamente aí quando lhe tirarem o chão que você descobrirá que tem Asas e pode voar. Então é o momento de deixar Deus conduzir esse voo e te fazer feliz!

*Advogada, Juíza Arbitral, apresentadora de TV, escritora, adventista do 7ª Dia, Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, pós-graduada em Direito Processual Civil e pós-graduanda em Direito de Família.

WhatsApp: 9111-3740.

Acesse: dolanepatricia.com.br.

Baixe aplicativo DolanePatricia.

A importância do compromisso contra a corrupção

Eduardo Almeida*

A discussão a respeito das leis anticorrupção tem ganhado cada vez mais fôlego nos últimos anos. Da crescente importância da função de Compliance até à aprovação recente do PL 435/2016 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, que promove alterações à “Lei Anticorrupção” (Lei nº. 12.846, de 1º de agosto de 2013) que poderá vir a exigir a certificação do funcionamento dos programas de integridade como condição para atenuar sanções administrativas – um longo caminho foi percorrido pelas empresas brasileiras, elevando o grau de governança corporativa e mitigando sanções futuras por descumprimento de padrões éticos e legais.

Entender quais são as leis e como aplicá-las no contexto corporativo é o desafio de todos os gestores alinhados com a área de Compliance, em companhias de todos os portes. Como transmitir aos colaboradores a importância de “seguir as regras” sem parecer uma tarefa enfadonha? Como garantir que resultados práticos sejam obtidos e como avaliá-los ao longo do tempo?

Essas são questões comuns a diferentes empresas e a diferentes setores de atividade. E iniciativas que variam desde a criação de canais de denúncias ou de ouvidoria à ampla divulgação, interna e externa, de Códigos de Conduta e de políticas de Integridade têm sido cada vez mais adotadas como forma de conscientizar colaboradores de todos os níveis hierárquicos a respeito da importância de ser uma voz ativa contra a corrupção.

A recompensa de investir nessas medidas já é notável em algumas corporações. A busca por certificações como a ISO 37001, que versa sobre “Sistemas de Gestão Antissuborno”, já é algo real em muitos países e agora também ganha força no Brasil. Obtê-la não é um processo necessariamente fácil e exige a implementação das ferramentas e equipes adequadas e a manutenção periódica, mas trata-se de um investimento consistente e do reconhecimento como uma organização renomada no que diz respeito às boas práticas de ética no mundo corporativo.

Aliás, ser reconhecido como uma companhia ética já é algo que ultrapassa as barreiras e prédios do universo corporativo. É preciso mostrar essa qualidade de ponta a ponta dentro das companhias – das áreas de produção aos Órgãos Diretivos, mais especificamente. Por isso, companhias também investem em certificações que atestem outros atributos ligados à ética, como a sustentabilidade e a diversidade, por exemplo.

A integração das empresas em índices como, por exemplo, o Dow Jones, Bloomberg Gender-Equality Index e FTSE4Good, mostra como a busca por um modo de produção eficaz e sustentável também é relevante para organizações lograrem resultados cada vez melhores ao longo do tempo.

Num futuro iminente, a bola da vez é a Lei Geral de Proteção de Dados. A entrada em vigor dessa norma em território brasileiro deverá trazer ainda
mais fôlego a essa discussão e acirrar cada vez mais a busca por verificações independentes que comprovem companhias éticas e seguras a fim de gerar confiança – dentro e fora do país.

As companhias que já perceberam o quão necessária e essencial essa mudança é, já podem atestar os benefícios e resultados obtidos a partir do combate à corrupção e da valorização dos preceitos éticos. Em um mundo em que a informação circula o tempo todo, é fundamental estar atento e prevenir todas as possíveis brechas e falhas geradas por um ambiente sem ética, controles internos e conscientização em relação aos impactos que poderão ser causados aos stakeholders. As consequências podem ser catastróficas para quem não valoriza a manutenção constante de um ambiente saudável e não está atento às boas práticas de governança que esse novo cenário traz.

O cumprimento da legislação e a adoção de princípios éticos pelas empresas são condições fundamentais para o seu crescimento sustentável e fatores competitivos diferenciadores. A integridade corporativa é um caminho sem retorno.

*CEO da Indra no Brasil

Vamos construir

Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Democracia é o regime que garante: não seremos governados nada melhor do que merecemos.” (Bernard Shaw)

Vamos maneirar, caminhar pelas veredas da civilidade e viver realmente como merecemos. Nada de arrufos. Diga sempre o que você pensa, mas com honestidade e seriedade. Vamos dar mais valor a nós mesmos e sermos o que realmente somos, enquanto seres de origem racional. Não permitamos que nada no mundo seja contra o que merecemos. Mas precisamos merecer. E vamos merecer, considerando que somos todos responsáveis pelo nosso mundo. Tudo o que acontece na vida faz parte dela. Então vamos construir nossas vidas para podermos vivê-las intensamente. Simples pra dedéu.

Não vamos nos desgastar com os desmandos à nossa volta. Eles fazem parte do aprendizado. Então sejamos nossos próprios mestres. Cada um é cada um. Não podemos ser o que os outros querem ou digam o que devemos ser. Há dois pensamentos que nos levam à reflexão. “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a obra, mas não melhora a madeira.” O que nos faz refletir sobre acontecimentos que nos aborrecem, quando deveríamos refletir sobre eles. Quando nos conhecemos não nos aborrecemos com o que não deveria nos aborrecer. Somos todos responsáveis pelo mundo em que vivemos. O que nos leva à reflexão sobre nosso valor.

Não conseguiremos mudar o mundo, se não mudarmos nós mesmos. O mestre Gandhi também nos disse: “Todos devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo.” Porque é isso aí. Nada mudará se não mudarmos. Vamos fazer o que devemos fazer, da melhor maneira que pudermos fazer. E o que devemos fazer é melhorar o mundo. E nunca o faremos enquanto ficarmos esperando que os outros façam por nós, o que nós mesmos deveríamos fazer. Vamos nos valorizar. Vamos respeitar mais o nosso próximo. Só quando respeitarmos as outras pessoas, com o respeito que queremos que elas nos deem, construiremos o mundo que querem. Tudo é muito simples, desde que não compliquemos. Façamos nossa parte e nos satisfaremos. Faça a sua parte. Procure construir o mundo que você quer. Mas, tem que saber que o mundo é composto. E em toda composição tem que haver harmonia.

Vamos parar de espernear, gritar e bagunçar. Não nos esqueçamos de que a educação começa no lar. E não podemos educar com gritos, palavrões e reprimendas. Mas com orientação. “O bom exemplo é e sempre será a melhor didática.” Oriente seus filhos, mas não os dirija. Ensine-lhes os caminhos, e deixe que eles escolham o que realmente lhes interessa. Assim eles não precisarão perguntar ao sapo, que vereda eles devem tomar. Construa seu mundo com seus filhos. Pense nisso.

*Articulista

Email: [email protected]

95-99121-1460