Opinião

OPINIAO 10428

EU SOU CALEBE

Dolane Patrícia* Eduardo Ribeiro**

        

A pandemia mudou a rotina de milhões de pessoas e todos foram forçados a lidar com o imponderável!

Mas alguns Jovens mostraram que os obstáculos só são difíceis até serem superados e resolveu mesmo em meio a pandemia, evangelizar!

Além disso, eles perceberam que a vida não ficaria mais fácil, então procuram formas de ficarem mais fortes e decidiram assim, participar da Missão CALEBE 2020 na WEB.

O Projeto Missão Calebe é um programa voluntário, social e de testemunho que desafia os jovens adventistas a dedicarem suas férias ao evangelismo em lugares onde não há presença adventista, para fortalecer as congregações pequenas e conquistar novas pessoas para o reino de Deus.Sobre isso a escritora Ellen White escreveu: “Cristo chama voluntários para se alistarem sob sua bandeira e levarem perante o mundo o estandarte da cruz.”

O Projeto Missão Calebe se tornou o maior movimento de jovens dos últimos tempos. Não há dúvidas de que o programa é a estratégia de Deus para integrar a juventude ao evangelismo.

Assim sendo, urge que juntos, igreja e líderes, nos concentremos em conduzir os jovens nessa direção para que possam viver e experimentar o verdadeiro compromisso com Deus, com sua igreja e com a comunidade, ou seja, viver a “Salvação e o Serviço”. Que Deus possa utilizá-lo na grande tarefa de preparar e motivar os jovens para se encontrarem com Jesus. Deixar uma marca na história!

É um mega movimento de evangelismo Jovem na internet no mês de julho. Em 2020, todos os departamentos da igreja estarão envolvidos: Evangelismo, Ministério Jovem, Desbravadores, Aventureiros, Músicos, Universitários e toda a igreja em geral.

O evangelismo Web terá início no dia 12 a 25 de julho. De 25 a 30 teremos a grande semana da colheita com a presença da cantora Cintia Alves. Será um movimento poderoso em Roraima!

A Missão Calebe proporciona a descoberta de dons espirituais. Este grupo de jovens, provenientes de várias igrejas adventistas, desenvolveu também um vínculo de amizade, dando a eles também a coragem de testemunhar.

Férias…. É uma palavra que para os adolescentes e jovens costuma significar: descanso, tranquilidade, passeios, viagens…

Porém, vários jovens adventistas decidiram fugir desses significados usuais para tornar suas férias sinônimo de trabalho, mas não qualquer trabalho, um trabalho especial, feito para a honra e glória de Deus.

Mas, por que Calebe?

“Calebe foi um dos 12 espias que Moisés enviou para ver a terra que Deus havia prometido; e somente ele e Josué olharam para as dificuldades da missão com fé e esperança da vitória em Deus” – diz o pastor Flávio Ferreira, líder da IASD de Viamão. Ele ainda completa: [Calebe e Josué] “Tinham a certeza que Deus daria a vitória sobre as cidades fortes e os gigantes nas montanhas. Depois quando entraram na terra, Calebe pediu as montanhas para habitar, foi um homem determinado e confiante no poder divino.

Vamos celebrar juntos a missão Calebe 2020!!! Vamos viver grandes momentos juntos!

E apesar de ter dias que não nos sentimos tão animados para a batalha, “ter dias que preferimos nos esconder na caverna como Elias… Tem dias que queremos cantar e dançar, como Davi e Miriã… Tem dias que queremos chorar como Ana… Mas também tem dias que temos fé como Abraão para vencer tudo, saltar muralhas e derrotar exércitos… E tem dias que elevamos os olhos para os montes e nos perguntamos de onde nos virá o socorro…? (…)”

Mas, os dias mais emocionantes são os que nos sentimos fortes como Josué e Calebe, prontos pra guerra…

Venha celebrar conosco e deixar uma marca na história!!!

Somos CALEBES!

E você?

*Advogada, Juíza Arbitral, escritora, apresentadora de TV, colunista. Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia. Pós graduada em Direito Processual Civil e Direito de família. Personalidade da Amazônia e Personalidade Brasileira, aluna do curso Golden Belt pela Febracis. Site: Dolanepatricia.com.br. Aplicativo DolanePatricia. Instagram DraDolane_Patricia. Siga-me nas redes sociais.

**Bacharel em Teologia, pastor evangelista na AAMAR,cursando MBA Executivo em Coaching, profissional técnico em Informática e Eletrônica, tem habilidades em inglês, espanhol, hebraico e grego.

SEGURANÇA COM SAÚDE: O NOVO NORMA ESTÁ NO AR

  

Danilo Andrade

 

Enquanto a comunidade científica busca uma solução definitiva para a Covid-19, o mundo teve de se adaptar rapidamente, adotando inúmeras medidas para evitar riscos. Não foi diferente para a indústria de transporte aéreo, atividade que sempre teve verdadeira obsessão por Segurança. Nos últimos tempos, o setor aéreo tem comemorado números sem precedentes em termos de qualidade da Segurança Operacional. E é muito gratificante acompanhar a melhoria, ano após ano, dos já baixíssimos índices de acidentes e fatalidades.

 Isso se torna ainda mais inspirador quando se pensa no tamanho e na importância da aviação como meio de transporte de massa: em 2019, cerca de 4,5 bilhões de pessoas cruzaram os céus do mundo a bordo de uma aeronave, ou seja, mais da metade da população do planeta. Só na GOL foram mais de 36 milhões de Clientes transportados.

 A partir de números revelados por órgãos como Oaci e Iata, é possível demonstrar a dimensão dos indicativos atuais: para correr algum risco de acidente fatal, um passageiro precisa voar todos os dias, sem exceção, durante cerca de 27 mil anos. Incrível, não?

Índices tão promissores não são obra do acaso. A tecnologia tem ajudado muito, seja por meio de aeronaves e motores cada vez mais confiáveis, seja por conta dos avançados sistemas de controle de tráfego aéreo ou por meio de sofisticadas análises de dados. O treinamento também tem evoluído rapidamente, combinando conhecimentos técnicos com habilidades de gestão para tripulantes e times de solo. As agências reguladoras, como a Anac, também têm contribuído, com requisitos cada vez mais exigentes e, ao mesmo tempo, inteligentes.

Contudo, talvez o mais importante fator para que o transporte aéreo tenha se tornado o meio de transporte mais seguro do planeta seja, a capacidade de aprender colaborativamente. As empresas aéreas possuem processos robustos e controles precisos, capazes de identificar rapidamente qualquer problema que possa afetar a Segurança. E essas informações são compartilhadas o tempo todo, permitindo que as soluções tenham mais qualidade e sejam incorporadas prontamente por todas as companhias.

Esse compartilhamento é feito por meio de uma série de fóruns, grupos de trabalho e reuniões específicas. É o momento em que se baixa a guarda da competitividade para deixar emergir o espírito colaborativo. Com a iniciativa de dividir umas com as outras, de relatórios de Segurança a avisos sobre pistas escorregadias à vista, o que se forma é uma rede de conhecimento coletivo que favorece a indústria e, sobretudo, os Clientes.

Nesse momento de pandemia, essas mesmas práticas têm sido utilizadas para que o setor aéreo possa aplicar rapidamente as melhores condutas e as mais recentes descobertas sobre formas de reduzir a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus.

O engajamento pró-uso de máscaras pelos Clientes, estabelecido em maio, e de forma pioneira na GOL, foi um sucesso e teve
adesão total – destaca-se que, mesmo antes da exigência, 96% deles já as estavam utilizando. Álcool em gel à disposição de todos na cabine, readequação do serviço de bordo, com menor contato físico, e intensificação da limpeza da aeronave (agora em nível hospitalar), são apenas algumas das inúmeras medidas de combate à Covid-19 das quais lançamos mão. Isso, sem falar da poderosa presença do filtro HEPA, que elimina do ar mais de 99,9% dos vírus e bactérias, e que está presente em todos os nossos aviões. Tudo para garantir que as pessoas viajem seguras e com tranquilidade.

No início da pandemia, diante da necessidade de todos ficarem em casa, a GOL operou uma malha aérea pequena, que chamamos de essencial. Essa malha foi cuidadosamente pensada para manter todas as capitais do país conectadas, transportando cargas urgentes e pessoas que realmente precisassem voar. Isso se mostrou crucial para garantir que equipamentos de saúde, medicamentos e órgãos para transplante chegassem aos seus destinos. Além disso, passamos a oferecer gratuidade no transporte de profissionais da saúde envolvidos no combate à Covid-19.

Agora, com a flexibilização, começamos a incrementar nossa oferta de voos, atendendo mais destinos nacionais. Tudo com a máxima responsabilidade, e sempre aplicando todas as recomendações dos órgãos de saúde.

Não creio que esse “novo normal” – do uso de máscaras ao distanciamento absoluto – venha a ser permanente. Tão logo seja descoberta uma vacina ou medicamento efetivo contra o novo coronavírus, a interação social pouco a pouco voltará a ser praticada, mesmo que com alguns cuidados preventivos.

É verdade que causa um certo estranhamento nos deparamos com os aeroportos – verdadeiros organismos vivos – tão vazios atualmente. Porém, após passarmos pelo raio-X, já percebemos uma diferença no ar: cafés em funcionamento, pessoas conversando, algumas risadas… É o ensaio de uma volta à vida. Até que as pessoas possam expor sem disfarces seus sorrisos umas às outras, as empresas aéreas continuarão a fazer o impossível para que voar continue sendo, além de muito seguro, um momento feliz.

*Diretor de Segurança Operacional da GOL Linhas Aéreas

 

SE NÃO EDUCA CORROMPE

Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Quanto mais corrompida a república, mais leis.” (Rui Barbosa)

A maior lei sobre a Terra é a Educação. Estou ansioso para bater um papo bem ameno, mas os acontecimentos que nos afligem deixam-me aflito. Jogando tudo no cadinho acabo fundindo os horrores. Aí me lembro de pensadores que nos mandaram e mandam recados importantes. O Napoleão Bonaparte, por exemplo, nos deu esse recado: “Devemos construir mais escolas para não termos que construir mais presídios.” Por que será que nunca prestamos atenção a esse recado importante? E como não temos como nem porque construir mais presídios, por incompetência, as escolas ficam no esquecimento. Já tivemos um político de renome, aqui em Roraima que nos disse, em reunião, “…para ensinar essas crianças no interior, o professor basta saber ler e escrever.” O que você pode esperar desse pensamento de um político?

Não estou criticando, estou apenas mencionando exemplos que deveriam nos orientar. O Ministro Joaquim Barbosa também disse: “Somos o único caso de democracia que os condenados por corrupção legislam contra os juízes que os condenaram.” Por acaso, você conhece algum caso semelhante? Em quem podemos confiar para o futuro dos nossos descendentes?

Na realidade não temos para onde ir. E se é assim, vamos ficar por aqui. E o que devemos fazer é fazer o que devemos fazer como deve ser feito. Sermos mais responsáveis pelos nossos atos. E não devemos deixar de pensar nisso quando estamos nos preparando para eleições. Não nos esqueçamos de que tudo que acontece de ruim na nossa política é responsabilidade nossa. Os maus, tanto quanto os bons, políticos não foram nomeados nem fizeram concurso para o cargo. Nós os elegemos. E mesmo que você não tenha votado no candidato condenado, você deve respeitar a maioria que o elegeu. E o que você deve fazer é procurar colaborar com a Educação, para que se formem políticos realmente respeitáveis.

Vá refletindo sobre isso em vez de ficar berrando protestos vãos, quando você deveria colaborar na formação dos brasileiros do futuro. Faça isso com seu filho, mas sem se esquecer de que educamos orientando, e não dirigindo. Sigamos o que o Gibran Khalil Gibran nos disse: “Vossos filhos não são vossos filhos. São filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma. Eles vêm através de vós, e não de vós. Embora vivam convosco, não vos pertencem.” Eduque seu filho para que ele siga o caminho dele sem a sua interferência. Afinal, somos todos iguais nas diferenças. Vamos cuidar do nosso Brasil como ele merece ser cuidado: com educação, moral, respeito e muito orgulho. Pense nisso.

*Articulista

Email: [email protected]

95 99121-1460