Opinião

OPINIAO 11031

EXISTE GENTILEZA DE GRAÇA!

Dolane Patrícia*

O ser humano é como uma caneta ambulante que pode escrever sua própria história, história essa, onde cada vez que você ajuda alguém, você marca um gol contra no campo de egoísmo que existe em cada um.

Assim, em um mundo onde a maioria das pessoas pensam apenas em si mesmas, é necessário refletir sobre a importância da gentileza e da cooperação.

Em um momento da história da humanidade em que um vírus invisível ameaça a vida, a paz e o convívio entre as pessoas, é importante meditar nas palavras de Cristo quando Ele destaca a importância de servir e de ajudar uns aos outros, quando Ele afirma: “Quem não vive para servir, não serve para viver.”

Não fomos feitos para pensarmos apenas em nós mesmos…

Mas é quando você escolhe ajudar aos outros que muitas vezes é mal interpretado e surgem situações inimagináveis, simplesmente porque um dia você escolheu ajudar as pessoas, sem exigir delas nada em troca.

E quanto aos dias vividos? Ah… os dias são como folhas que caem da arvore da vida, podendo ser bonitas ou feias. Mas os dias poderão ser infinitamente melhores se você for gentil com alguém. Isso porque não se sabe por quais problemas seu semelhante pode estar passando, então não hesite em ser gentil. Às vezes, um sorriso pode mudar a vida de alguém.

Como poderíamos viver nesse mundo pensando apenas em nós mesmos, sem nos preocupar com o que uma atitude nossa pode gerar na vida de outra pessoa?

Até quando iremos acreditar que se alguém decide ajudar será sempre em troca de algo? Ou por qualquer tipo de interesse?

Sim! Existe gentileza de graça, ainda existem pessoas dispostas a ajudar sem exigir nada em troca…

Porque quando você ajuda alguém, na verdade você acaba sendo mais beneficiado do que quem foi ajudado, porque ajudar traz paz e a paz não tem preço!

Além disso, gentileza gera gentileza, e é bem mais fácil viver olhando também para as necessidades dos outros e não apenas para seu próprio umbigo.

Nesse contexto, não podemos nos concentrar no nosso próprio sucesso, podemos ajudar outras pessoas a terem sempre melhores resultados em tudo que fazem.

O segredo de tudo sempre vai ser a união, a soma de esforços, do melhor de cada um. A construção de pontes e não de muros, a certeza absoluta que o único interesse é o bem comum e a convivência pacífica entre todos.

O segredo é ter o mesmo objetivo e pensar nos ideais de Cristo e não apenas nos nossos.

É saber se sentir infinito porque acreditamos nAquele que é infinito!

Sim…  Nem tudo tem a ver com interesses próprios.

Sim…  Nem tudo tem a ver com as palavras: eu meu, somente eu e nada mais…

Sim…Existem pessoas capazes de amar a Missão simplesmente porque amam a Missão.

Sim… Nem tudo, são interesses terrenos…

Sim… ainda existe amizade sincera, amizade capaz de pensar no semelhante a ponto de esquecer de si mesmo.

Um dia, Jesus deu uma ordem: IDE! Fale do meu amor.

IDE!!!!! Não importa a que custo, vá, pregue, cante, lute, enfrente o que tiver que enfrentar mas continue seguindo em frente, pregando, cantando, sorrindo, lutando até chorando se for preciso.

Apenas Vá!!!!! Pregue, ajude, seja gentil, fale de Jesus….Mostre até que ponto Ele foi capaz de Amar…

Não perca tempo falando de pessoas, fale do que Ele foi capaz de fazer pela humanidade.

Não perca tempo dando ouvidos a críticas ou devaneios de pessoas que procuram apenas impedir você de continuar em frente.

IDe!!!! Essa é a ordem. VÁ!!!!!!!! Diga para as pessoas que Ele será sempre fiel e justo para purificar você e te livrar de TODA INJUSTIÇA!!!!!

E ainda que tirem tudo de você, as coisas que você mais ama, as coisas que dão sentido a sua vida, mesmo assim vá em frente…. Lembre-se da ordem: IDE!!!!!!!

Então assim e somente assim, você conseguirá seguir em frente, sem olhar para trás. Ame as pessoas… Leve uma palavra de conforto e alento a todos aqueles que vivem, mas podem já ter perdido o desejo de lutar, então vá e faça a diferença na vida dessas pessoas.  

E quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.  É como diz a frase de um autor desconhecido:

“A gentileza é o jeito mais bonito de ser sol no dia nublado de alguém.”

E como uma caneta ambulante que pode escrever sua própria história, você tem tudo para escrever não uma página, mas um livro, para ser seguido, mesmo por aquelas pessoas que não foram gentis com você.

*Advogada, juíza arbitral, apresentadora de TV, escritora, palestrante e Coache. App: DolanePatricia. (95)99111-3740.

LEGISLAÇÃO ELEITORAL NO CONTEXTO PANDÊMICO: DEMOCRACIA X SAÚDE

Caroline Cavet*

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a sociedade e as eleições certamente não ficariam de fora das transformações e adaptações. Neste ano atípico, serão escolhidos os representantes municipais de todos os estados do país, o que impôs à Justiça Eleitoral a necessidade de criar procedimentos específicos para que os brasileiros possam ir às urnas com segurança, sem arriscar sua saúde, contraindo o vírus.

 

A mudança mais divulgada tem sido a alteração na data da votação: o primeiro turno, que seria no dia 4 de outubro, passou para 15 de novembro; já o segundo turno, nas localidades onde houver, passou de 25 de outubro para 29 de novembro. Com isso, todos os prazos eleitorais previstos foram prorrogados em 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação.

 

Essa prorrogação, aconselhada por especialistas em saúde e que faz parte do Plano de Segurança Sanitária criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve como objetivo fazer os brasileiros exercerem seu direito ao voto apenas quando a curva de mortes por coronavírus estivesse mais baixa. A ideia foi eficaz, visto que o número de casos e mortes realmente diminui, todavia, os cuidados básicos não devem ser deixados de lado até o desenvolvimento de uma vacina.

 

Outra ação importante decidida pelo TSE para as eleições de 2020 foi a suspensão da identificação por biometria na hora de votar, pois o leitor biométrico não poderia ser higienizado corretamente com frequência, o que aumentaria a possibilidade de infecção. Os horários também foram alterados; agora, os eleitores terão das 7h até às 17h para exercerem seu dever democrático, lembrando que o horário das 7h às 10h foi reservado preferencialmente para eleitores com 60 anos ou mais e demais pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

 

Algumas medidas são mais óbvias, como a obrigatoriedade do uso de máscara nos locais de votação, respeitar o distanciamento nas filas de ao menos um metro entre os eleitores e a higienização das mãos com álcool em gel antes e depois do uso da urna, que, infelizmente, não será higienizada após a passagem de cada eleitor. O TSE também recomenda que cada pessoa leve sua própria caneta (da cor preta ou azul) para registrar a assinatura.

 

Importante ressaltar que os mesários e eleitores que estiverem com sintomas de coronavírus não devem comparecer ao local de votação. A ausência poderá ser justificada posteriormente na Justiça Eleitoral.

 

A eleição é o pilar fundamental da democracia, portanto, todas essas adaptações, que garantem mais condições sanitárias para a realização do pleito, são cruciais para conservar nossa sociedade e assegurar a saúde coletiva em meio a uma pandemia
sem precedentes.

 

*Advogada, presidente da Comissão de Juizados Especiais da OAB/PR, membro das Comissões de Inovação e Gestão; do Pacto Global; e da Saúde, ambas da OAB/PR

A LUTA RENHIDA

Afonso Rodrigues de oliveira*

“A vida sem luta é mar morto no centro do organismo universal.” (Machado de Assis)

Nunca reclame da luta. Ela faz parte do crescimento. Os trancos são árvores tombadas, pelo caminho. Circule-as, se não conseguir pular por cima. Ajude seu filhinho a se levantar da queda, mas apenas ajude-o a se levantar. Uma criança que nunca caiu não vai saber de levantar quando cair quando adulto. Encarar a crise ajuda na caminhada.

Inicie seu dia, hoje, como sendo um aprendizado. Tudo que lhe acontecer, hoje, fará parte do seu desenvolvimento diário. O que é um treinamento para encarar os problemas de amanhã. Pare de reclamar. Sorria sempre que o problema aparecer. Assim ele nunca se sentirá superior a você. Não se sentirá nem será. Quando baixamos a cabeça nos mostramos inferiores. Alguém já nos disse que os cachorros e os covardes sabem quando você está com medo deles. Se você baixar a cabeça eles pisam no seu pescoço. Se você os encarar, eles ficam na deles.

Estamos vivendo mais um período dramático, e triste, para a humanidade. Mas não é mais do que uma crise como tantas outra que já encaramos e vencemos. Não se deixe levar pelo espalhafato da informação. Ela, a informação, é necessária para nos manter em alerta para o perigo. Mas é necessário que saibamos analisar a extensão do aviso.

Vamos encarar o inimigo com coragem e determinação. Não nos esqueçamos de que todo o poder de que necessitamos para vencer a batalha está em nós mesmos. Nunca somos inferiores se reconhecermo-nos como superiores ao inferior. Busque sempre o melhor em você. O universo é rico e está à sua disposição. Ele pode lhe dar toda a riqueza de que você necessita para ser um ser racional. Porque fora da racionalidade não vivemos. E nós, eu, você e todos nós, estamos aqui sobre esta Terra, há vinte e uma eternidades. Tempo suficiente para que amadurecêssemos na caminhada à racionalidade.

Mas continuamos os mesmos. Continuamos frágeis e vulneráveis. Ainda não alcançamos o nível em que devemos amadurecer para o retorno. Ainda continuamos no eterno ir e vir. Que na verdade, não é eterno. Só durará até quando amadurecermos e voltarmos ao nosso mundo de origem. E aqui vai uma sugestão simples: nunca confunda esse papo com assunto de religião. Estou apenas vendo a coisa como um caminho para a racionalidade. Porque enquanto não formos racionais, seremos sempre seres humanos em fase de evolução no progresso a regresso. E não se iluda. Não importa quantas eternidades, e dilúvios, ainda viveremos por aqui. Mas um dia voltaremos ao nosso mundo racional, de onde viemos. Pise no breque. Pense nisso.

*Articulista

Email: [email protected]

95-99121-1460