Opinião

OPINIAO 11564

CORAGEM PARA PERSEVERAR

Debhora Gondim*

Vivemos dias difíceis. Tem dia que nos perguntamos se o período de pandemia vai mesmo acabar. Não sabemos o que mais virá pela frente. Fora a realidade em que o mundo se encontra temos a nossa realidade, dentro da comunidade em que vivemos, da família que pertencemos e dentro de nós mesmos. Realidade que nem sempre está como gostaríamos. Daí o medo e o desânimo batem na porta e não chegam sem trazer com eles a vontade de abandonar a caminhada, chutar o pau da barraca, expressão muito falada por nós brasileiros.

Quando isso acontece existe um perigo instalado em nosso ser, pois pode nos levar a caminhos cada vez mais distantes do que Deus gostaria que trilhássemos. Nos trazendo a ilusão que estamos no caminho. E que os prazeres momentâneos que encontramos no percurso deste mundo podem nos ajudar a acabar com a dor e a aflição que estamos passando. Mas a realidade é que pegamos uma rota de fuga e ela geralmente nos leva para abismos.

A palavra de Deus nos dá o exemplo do atleta que percorreu todo o trajeto que foi determinado para ele e no final alcançou o prêmio (1 Coríntios 9:24). Sabemos que todo maratonista só tem seu percurso validado, mesmo não alcançando o primeiro lugar, se estiver correndo dentro da quilometragem que foi determinado desde o princípio para ele. Atalhos não são permitidos, mesmo quando o trajeto original apresenta obstáculos e quando parece que nunca chegará ao final. Assim também é nossa caminhada com Cristo. Não pegue atalho siga o trajeto planejado por Deus. Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.( 2 Timóteo 2:5)

Sei que pode está difícil. Sei que pode está sofrendo. Sei que pode estar vivendo uma realidade diferente do que planejou. Sei que o nevoeiro e a escuridão podem está lhe impedindo de enxergar a Luz. Sei que a tempestade pode está fazendo o barco balançar e você tem medo de naufragar. Sei que as lembranças de um passado traumático podem estar te fazendo ter medo de prosseguir e entender que pode viver coisas novas, mesmo em meio aos seus erros recentes.

A Palavra de Deus para você hoje é: tenha coragem para perseverar no caminho que Ele traçou. Só os corajosos perseveram até o fim. Persevere em meios as dores, em meio a doença, em meio a falta de recursos, em meio ao desemprego, em meio aos traumas, em meio às quedas no percurso, em meio às perdas, em meio às frustrações. Persevere até o fim. Mas não ache que fará isso e alcançará por sua força ou inteligência. Mas só em Cristo, através da ação do Espírito Santo, conseguimos ter coragem e forças para prosseguir, perseverança até o fim de nossas vidas.

O verdadeiro vencedor é aquele que percorreu o trajeto planejado por Deus, mesmo que tenha existido quedas, levantou e contínuo a caminhada. Levando cicatrizes sim, mas também carregando o tesouro dentro de si, Cristo. Tudo é por Ele, por meio Dele e para Ele. Que possamos viver e chegar ao fim de nossas vidas glorificando a Deus em tudo e em qualquer situação. Olhemos para a eternidade.

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. (2 coríntios 4:16-18)

*Teóloga e Pedagoga

BONS PRINCÍPIOS DE LÍNGUA/ LINGUAGEM DETERMINARÃO BOAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO:

Cleyton Bonfim*

Não importa qual seja sua função, melhorar suas habilidades de comunicação sempre marca ponto (positivo ou negativo) na trajetória de qualquer profissional. Seja numa quitanda de esquina ou numa grande rede atacadista; começando pelos serviços de manutenção, limpeza e segurança, pessoal vendas, logística até chegar aos CEO’s ou grupos de diretores executivos de empresas, uma ferramenta-chave para se dar bem no mercado de trabalho é a comunicação. É fundamental que você tenha boas táticas comunicativas, pois elas podem conduzir você a realizar atividades profissionais excelentes e definir o futuro de bons negócios. Gostando você ou não, tudo isso está proporcional e diretamente ligado a um nível de prática linguística constante, por exemplo, fatores como: saber adequar e dosar a linguagem dentro de cada contexto; conhecer as variedades linguísticas e ter boas noções e práticas nos quesitos gramaticais que envolvem a norma culta da língua portuguesa podem enriquecer suas habilidades comunicativas e destacar seu profissionalismo. Não que você precise ser um Machado de Assis ou um Euclides da Cunha, mas por que não investir um pouco mais nessa área? Pois bem, aqui vão algumas sugestões para alavancar seu nível de comunicação:

Primeiro: Sua habilidade com a língua/linguagem precisa ser:

Efetiva; (effectīvus,a,um > que é relativo a exercício, a prática etc). É natural da língua/ linguagem/ do processo comunicativo evoluir, expandir, aprimorar etc, mas sem prática dedicada, sem ação orientada, tende-se a perda de visibilidade no cenário, a estagnação e, pior, ao retrocesso. Revisar princípios básicos da língua portuguesa é importante para quem quer se destacar com práticas comunicativas adequadas. Imagine, já pensou se seu chefe pede hoje “o relatório” ou solicita que você conduza a reunião com a equipe essa semana? Olha, olha! Não esqueça, atualização é uma das chaves para manter-se na frente, em evolução constante.

E como andam suas práticas reflexivas sobre a língua portuguesa?

Segundo: Sua habilidade com a língua/linguagem precisa ser:

Eficiente; (efficĭens, ēntis > aquilo que efetua, que produz). Não é novidade: Saber manejar bem a língua/ linguagem já dá grande vantagem a você em campo. O bom comunicador deixa sua marca nas primeiras frases/ palavras etc. E não é por falar demais ou de menos, não é questão de excesso nem de escassez. Mas sua comunicação flui equilibrada, sua persuasão vem em doses certas e os componentes no seu discurso têm o ritmo, a fluência e o tom bem ajustados, porque o comunicador prático atrai, destaca-se e resolve.

E você, suas práticas linguísticas estão pondo você em vantagem ou em desvantagem?

Terceiro: Sua habilidade com a língua/linguagem precisa ser:

Eficaz; (effĭcax, ācis > que executa, opera; poderoso) O bom comunicador usa a língua/ linguagem para impactar, sim, para motivar, inspirar e levar à ação definitiva. A sua palavra é um poder imensuráve
l, porque ele se preocupa em ser plenamente entendido, sua postura discursiva não está focada em si mesmo ou na mensagem, mas em seus ouvintes. Como diz Antonieta Megale, mestre em linguística: “língua é poder!” Veja o exemplo de Demóstenes, tido como um dos maiores oradores todos de todos os tempos na Grécia. Um homem cujos discursos foram temidos por muitos poderosos, que o diga Felipe da Macedônia, que tentou exaustivamente ter Demóstenes como aliado político, pois dizia-se que quando Demóstenes falava, o povo marchava. Já Roma nos brindou com o grandioso Cícero, o brilhante e exímio orador, que livrou a República Romana dos planos corruptos e ambiciosos do senador Catilina. Tal foi seu triunfo como bom comunicador que o adjetivo “ciceroniano” é sinônimo de elevado, nobre e eloquente. Afirmava-se que Cícero falava e o povo suspirava: “Que maravilha”!

E você, tem certeza de que suas práticas linguísticas têm feito sua mensagem ser completamente compreendida por seus ouvintes?

Não espere colegas, chefes, empresas e os mercados cobrarem tudo isso de você.

A questão é: Até quando você vai deixar sua comunicação deficiente?

“O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.” (Francis Bacon – ex-procurador-geral da Inglaterra e do País de Gales)

E-mail: [email protected]

PENSANDO NA FRATERNIDADE

Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Não se pode favorecer a fraternidade humana, encorajando a luta de classes.” (Abraham Lincoln)

A luta pela fraternidade humana tem que ser uma luta pacífica. E não há fraternidade sem amor. E quando amamos não confundimos luta com brigas. Por que queremos brigar pelo que queremos que os outros façam por nós o que nós mesmos deveríamos fazer? Vamos dançar a valsa da paz. Vamos procurar viver dentro do pensamento do gênio que foi o Charles Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaio. Por isso cante, chore, dance, ria e viva a vida intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

É o que devemos fazer. Viver intensamente, com alegria, amor respeito e sinceridade. Nada no mundo tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz, se você não estiver a fim. Então esteja. Você tem tudo para ser feliz. O importante é que você se valorize no que você é e não no que os outros querem que você seja. Sorria sempre, não importa os trancos que possam estar atormentando sua vida. Nenhum tranco é superior à força que você tem em você, no seu subconsciente. Acredite no poder que você tem para vencer sempre.

Pare de ficar perdendo seu tempo com notícias negativas. Nada no mundo acontece sem motivo para acontecer. O que torna o acontecimento inevitável. O que aconteceu é passado. E não temos por que ficar presos, amarrados ao passado. E não fique esquentando a cabeça, tentando entender o entendível. Vamos falar sério. Somos todos seres humanos. E ser um ser humano é viver um período de evolução. Então vamos evoluir em nós mesmos. E nada de preocupação. Apenas viva. Tudo de que você necessita para ser feliz está em você. O que você precisa é apenas acreditar em você e no valor que você tem. Se chorar, chore de felicidade. Já sabemos, porque o Bob Marley nos disse que: “A saudade quando não cabe no coração escorrega pelos olhos.” A felicidade também.

Tenha um bom dia, um bom trabalho, um bom divertimento, e seja feliz. O importante é que você faça sempre o melhor que você puder fazer, no que você faz. Quando errar aprenda com o erro. O Miguel Ângelo disse: “Na arte as insignificâncias causam a perfeição; e a perfeição não é uma insignificância.” não perca tempo aborrecendo-se com as insignificâncias. Quando avaliadas elas causam a perfeição. E você pode fazer isso nas coisas mais simples que você faz. O importante é que você faça bem feito.

Tudo que você fizer, faça-o com amor. Ame seu próximo. Ame seu trabalho. Há um número incalculável de exemplos de grandes obras que foram criadas por artistas simples. Pense nisso.

*Articulista – Email: [email protected] – 95-99121-1460