Opinião

OPINIAO 11880

Portugal do meu amor

– Walber Aguiar*

Quem morre não sofre mais , mas quem parte é dor demais, é bem pior que morrer…

Antônio dos Santos Mascarenhas Barreto

O porto é sempre o lugar dos encontros e despedidas, dos começos e recomeços, dos encontros, desencontros e reencontros. Dizem que o porto é um lugar alimentado de sorrisos e lágrimas, de céu e chão, de dor e alívio. Que começamos a morrer exatamente ao nascermos, que os acenos de despedida nunca são eternos, que a figura da morte aparece a cada despedida.

Entretanto, na vida de retinas tão fatigadas, entendemos que os portos ficam pra trás e ressurgem. Que o Porto foi o lugar onde se deu o mais fascinante encontro de minha vida. Um avião, um pouso, uma espera.

Um dia pra se pensar todos os dias, todos os dias pra se sentir, todos os sentimentos pra se perceber, todas as percepções pra se tocar, todos os toques pra se sentir vivo, toda a vida pra esperar um recomeço. Aí temos o ciclo de tudo que é, do cachorro tentando morder o próprio rabo. Temos o desejo cumprido, o favor recebido, o coração entregue.

Assim acontece com quem conhece Portugal. Com quem se encanta com a geografia lusitana, com a casa de Fernando Pessoa, no velho poema em linha reta, cheio de curvas e tortuosidades da palavra poética. Assim ocorre com o romantismo de Garret, com a dramaticidade de Florbela Espanca, com a sonoridade eterna de Luís de Camões.

Assim acontece com quem se despede da paixão ibérica, das catedrais gigantescas e seus sinos que se dobram à poesia e ao sentimento, à celebração do existir e à transcendência do crer e do mirar a face de um Deus piedoso e santo, que, mesmo não habitando em templos feitos por mãos humanas, parece flutuar nas naves suntuosas que carregam obras de arte sacra, que portam mistérios feitos de concreto e concreção histórica.

Ora, não há despedida quando a alma carrega as mais profundas e significativas lembranças, não há despedidas entre o olhar e o objeto do desejo da retina, não acontece o adeus entre aqueles e aquilo que se ama. Entre arcos construídos e flechas retesadas, entre festas e brincantes, entre o que se come e o objeto da paixão gastronômica. Não se despede, pois da fé, da esperança e do amor. Não se desvencilha completamente daquilo que foi contemplado, vislumbrado, longamente visto, profundamente admirado.

Agora estou pronto pra ir, mas sem deixar, pronto pra deixar pra trás, mas sem desvincular do coração que deseja, da alma que se encanta.

Depois de Portugal a vida nunca mais será a mesma. Principalmente, porque, nesse Porto e nesses portos da dor e da distância, encontrei o amor e a proximidade…..

*Advogado, historiador, poeta, professor de filosofia, conselheiro de Cultura e membro da Academia Roraimense de Letras

wd.aguiar @gmail.com

Parasitoses intestinais

Marlene de Andrade*

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1)

As parasitoses intestinais são vermes ou micro-organismos que se alojam dentro do intestino. Elas se alimentam de sangue e também do conteúdo intestinal, causando muitos prejuízos, às vezes, até de forma irreversível. Esse problema de Saúde Pública é mais comum nas áreas rurais e nas periferias das cidades e o que chama muito atenção é perceber que a maioria das pessoas não se liga nesse assunto.

Entre esses parasitas, podemos citar a ameba que é um parasita intestinal causador de diarreia podendo invadir a parede do intestino causando diarreia com sangue, agravando assim, o quadro clínico. Esse verme pode migrar para o fígado, pulmões ou cérebro.

A giárdia, por sua vez, dentro do intestino delgado pode impedir a absorção dos alimentos, causando diarreia e entre outros, anemia.

O áscaris, a famosa lombriga, se instala no intestino, mas ele passa pelo pulmão e é por isso que de vez em quando ficamos sabendo que essas tais lombrigas saíram pela boca ou pelo nariz do paciente. Esse verme é tão perigoso que até pode causar obstrução intestinal, pois ele pode formar um bolo de lombrigas e impedir o trânsito abdominal e nesse caso o paciente pode até ter que ser se submetido à cirurgia para retirada desse novelo de lombrigas.

Já o ancilóstomo, também conhecido como amarelão, entra pela pele causando irritação até chegar ao intestino e ele também, como a lombriga, passa pelos pulmões. No intestino ele suga o sangue e tal fato ocasiona diarreia devido uma inflamação que ali se instala desencadeando anemia.

O oxiúro é um verme bem pequeno do tamanho do fio de linha. Durante o dia, ele fica dentro do intestino, porém à noite ele se dirige para o ânus e ali deposita seus ovos, provocando coceira anal. Quando o paciente se coça pode transferir os ovos desses vermes para as suas mãos e assim, caso ponha sua mão na boca se contamina novamente e acaba contaminando outras pessoas através de suas mãos e é por isso que a higiene corporal é muito importante.

Quanto à tênia, ela é o maior parasita humano, chegando a medir mais de dez metros de comprimento. Os cistos dela podem migrar para o cérebro desencadeando vários problemas cerebrais. Esse verme pode ser transmitido através da ingestão de carne do porco mal cozida. Nunca é bom comer nenhuma carne mal passada.

Como se pode perceber, a verminose pode ser transmitida por falta de higiene. Portanto, prevenir é a melhor solução.

Marlene de Andrade

Médica Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMT-AMB-CFM

Técnica de Segurança no Trabalho/SENAI-IEL

CRM-RR 339 RQE-431

Entenda-se entendendo

Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Entender as pessoas e a natureza humana simplesmente envolve o reconhecimento das pessoas pelo que são, não o que você pensa que elas sejam nem o que você quer que elas sejam”. (Les Giblin)

Uma das maiores dificuldades do ser humano é entender as outras pessoas. No momento em que entendemos os outros, entendemos a nós
mesmos. Por que se aborrecer ou discutir, por não concordar com o pensamento do seu interlocutor? Quando nos respeitamos de verdade, respeitamos os pensamentos dos outros. Afinal somos todos iguais, cada um na sua.

Se todos pensássemos a mesma, coisa nada mudaria no mundo. Não haveria progresso. As diferenças fazem a diferença. E para sermos diferentes não devemos ser iguais. Logo não temos por que nos aborrecermos com as desigualdades nas diferenças. Simples pra dedéu. O que realmente devemos fazer a cada momento de nossas vidas é melhorar os nossos pensamentos. Afinal somos o que pensamos.

Pare de ficar discutindo. As discussões não levam a lugar nenhum. Uma conversa equilibrada nos leva a horizontes distintos. O importante é que haja respeito nas conversas. O que exige conhecimento de si mesmo. Quando concordamos com os pensamentos do nosso interlocutor não significa que estamos nos aliando, mas concordando e respeitando. Equilibrar-se na corda bamba só é difícil para quem não é capaz de se equilibrar. Porque quando você se equilibra, a corda continua sendo bamba.

Vamos peneirar o fato. Nada é complicado quando o simplificamos. E cada um de nós tem o poder de se fazer superior sem a ilusão da empáfia. O importante é mostrar sua superioridade na sua simplicidade. As diferenças não nos tornam diferentes. Afinal somos o que somos. E a medida exata para esse entendimento é o conhecimento de si mesmo ou mesma. Esteja sempre em você, no seu interior. Nunca se julgue nem se sinta inferior a ninguém.

Sei que estou parecendo repetitivo, mas estou apenas querendo dar meu recado ao amigo ou amiga. E não é mais do que um recado. E por isso não devo, nem vou, me intimidar nas repetições. E aqui vai o velho e conhecido pensamento do Victor Hugo: “Devemos ser o que não somos, mas sem deixar de ser o que somos”. Refletir sobre isso já é um passo a mais na caminhada rumo à racionalidade. E nunca se esqueça de que você é, como cada um de nós, um ser humano de origem racional. O que nos leva a assumir a responsabilidade na racionalidade. E nunca seremos racionais enquanto não respeitarmos a igualdade, como seres da mesma origem. Viva o dia, hoje, preparando-se para o dia de amanhã, que será seu futuro. E você pode fazer seu futuro melhor. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460