Opinião

Opiniao 02 10 2019 9037

Trabalho para desenvolver Roraima – Mecias de Jesus*

Assumi o mandato como Senador da República em fevereiro de 2019. Nunca me faltou a consciência do alto nível de responsabilidade que a nova função exigiria. Sempre busquei corresponder à confiança em mim depositada, atuando com dedicação e prestatividade no desempenho de deveres como parlamentar ao longo dos 26 anos de vida pública.

No Congresso Nacional, tenho procurado apresentar as principais reivindicações da população roraimense. Traduzir, com clareza e objetividade, os dramas que envolvem a nossa comunidade, em especial as graves aflições decorrentes da crise venezuelana e o consequente afluxo de refugiados através de nossa fronteira.

Logo no início de meu mandato, para viabilizar promessa do presidente Bolsonaro, que disse pretender construir linhão de energia elétrica, apresentei o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 25/2016, que exclui da Área Indígena Waimiri-Atroari o leito da BR-174, no estado de Roraima. Ele impedirá, inclusive, que se proíba a circulação de veículos no horário noturno como hoje acontece, já que a BR-174 é propriedade da União.

Em defesa do desenvolvimento local, apresentei o PDL 28/2019, que excluirá da Terra Indígena São Marcos a área urbana da sede do município de Pacaraima (RR). A inclusão daquela área na reserva indígena foi um dos maiores absurdos já cometidos contra os seus moradores. A proposta vai proporcionar garantia jurídica aos proprietários com seus títulos definitivos da sua área, residência e comércio.

Tenho me debruçado diuturnamente sobre a questão dos refugiados e cobrado do Governo Federal medidas mais eficazes que possam minimizar o impacto no Brasil, mas o fato é que só conseguiremos reverter o alarmante cenário quando a Venezuela for capaz de emergir de seu pesadelo, realizar eleições diretas e estabelecer novo pacto de governabilidade.

Para que se tenha melhor ideia, calcula-se que a Venezuela possua algo em torno de 32 milhões de habitantes. Desse total, a ONU estima que cerca de 5,3 milhões deverão sair do país até o final deste ano. O Brasil oferece enorme facilidade aos que desejam refúgio, por conta de sua fronteira no extremo norte de Roraima, em Pacaraima.

A fronteira do Brasil com a Venezuela tem a extensão de 2.199 km, sendo que 90 km são por linhas convencionais e 2.109 km por divisor de águas. Apesar do enorme potencial econômico da Venezuela em possuir as maiores jazidas petrolíferas do planeta, a falta de senso de administração por parte de seus homens públicos destroçou o país.

Por fim, senti-me enormemente recompensado por ter sido reconhecido como um dos melhores senadores brasileiros, na escolha anual realizada pelo site Congresso em Foco. Ocupar a 6ª colocação serve de estímulo e constata estar no rumo certo, no trabalho em prol do meu estado.

Tento retribuir com trabalho e fé incansável, a esperança da população cuja crença no futuro faz com que cada dia sonhemos ser melhores.

*Senador da República pelo estado de Roraima

OUTUBRO ROSA – Dolane Patrícia*

O movimento Outubro Rosa está sendo comemorado em todo o mundo.

O nome foi originado da cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama.

Esse movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

Assim sendo, a iluminação em rosa se tornou muito importante, pois passou a ser uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. A campanha visa incentivar as mulheres a realizarem o exame da mamografia, como forma de prevenir o câncer, aumentando as chances de cura. E a cada ano essas chances aumentam.

Segundo a oncologista clínica do A. C. Camargo Cancer Center, Solange Moraes Sanches, boa parte dos avanços no tratamento de câncer de mama atualmente se deve ao tratamento personalizado que a medicina oncológica dedica a cada paciente. Há aproximadamente 20 anos, todas as pessoas diagnosticadas com a doença recebiam o mesmo tipo de tratamento, afirma a especialista.

Ela afirma que hoje, desde a biópsia é possível estudar o perfil biológico do tumor. As análises permitem identificar traços do câncer que são específicos daquela pessoa e que podem ser utilizados como alvo terapêutico. As chances de cura aumentam a cada ano, quando diagnosticados precocemente.

Segundo o Inca, no ano de 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele. No ano de 2008, 11.860 mulheres morreram por causa do câncer de mama e 125 homens, também morreram por câncer de mama.

 O câncer de mama no homem é raro e representa menos de 1% dos casos, e o principal sintoma é um nódulo endurecido atrás do “bico” do peito, principalmente em pacientes acima de 50 anos de idade, de acordo com o site www.sbmastologia.com.br

O site informa ainda que “quanto maior o desenvolvimento da região maior a incidência de câncer de mama. Isto reflete uma sociedade mais industrializada com consumo cada vez maior de uma alimentação inadequada, excesso de peso e talvez estresse.”

Em Brasília, a campanha faz sucesso. Os prédios da Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes sempre são iluminados com a cor rosa. A tonalidade é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Em Roraima, os prédios são iluminados de rosa todos os anos, para lembrar a importância da campanha no nosso Estado.

O câncer de mama está atingindo mulheres cada vez mais jovens.

No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais. 

Várias frases chamam atenção em concursos por todo País, em uma delas, o autor chama a atenção dos filhos para com o cuidado materno e criou a frase que ficou em quinto lugar em um dos concurso: “Mãe, para mim você é indestrutível, mas para o
câncer não. Previna-se! Faça o teste do câncer de mama.

O site www.mulherconsciente investe na informação como meio de ajudar a sociedade a se prevenir. Dessa forma, apresenta os principais sintomas, como sendo: “o aparecimento de um caroço”. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico.

E ainda destaca outros sinais de câncer de mama, como irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja; inchaço em parte do seio; dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro); vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama; saída de secreção (que não leite) pelo mamilo e caroço nas axilas.

Muitas mulheres ainda consideram pouco importante a mamografia, mas é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. A relevância se dá pelo fato de que com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95%, por isso a campanha tomou proporções colossais!

Ou seja, com o avanço da tecnologia, o autoexame não é mais a principal forma de detectar o câncer de mama e sim a mamografia. Por isso a importância da Campanha Outubro Rosa em todo o mundo!

Várias campanhas estão sendo feitas em todo o país sobre as mais belas frases sobre prevenção. O primeiro lugar pelo site www.pmfi.pr.gov.br, foi a de Gisele Paiva, que diz: “No toque das mãos, Nos exames convencionais ou digitais, Fazendo a prevenção… Sempre há solução!”

Outubro Rosa, Mês que simboliza a Luta pela Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama. Faça justiça com sua saúde, faça hoje mesmo seu exame, prevenir ainda é a melhor solução.

Campanha Outubro Rosa: “Por um mundo onde no futuro, o câncer seja apenas um signo!”

*Advogada, Juíza Arbitral, Personalidade da Amazônia e Personalidade Brasileira. Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia Twitter: @DolanePatricia_ YouTube: DOLANE PATRICIA RR.

 Acesse dolanepatricia,com.br

O mestre sábio – Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Se o mestre for realmente sábio, ele não o levará a entrar na casa da sabedoria, mas sim, o guiará para os limites de sua própria mente.” (Gibran Khalil Gobran)

Com certeza, você nunca chegará a lugar nenhum se ficar o tempo todo esperando que alguém o guie. O importante mesmo é que você exercite e aprimore sua própria mente. Saia dessas de ficar buscando seu desenvolvimento humano em orientações dos outros. Ninguém tem o poder que você tem sobre você mesmo, ou mesma. Procure aprimorar sua mente desenvolvendo seu raciocínio. É na sua mente que está o seu poder. O poder que você tem sobre seu destino. Tudo que fazemos na vida é determinado pelos nossos pensamentos. Então vamos aprimorá-los para que possamos ser considerados seres realmente racionais. E comecemos acreditando que somos apenas seres de origem racional. E por isso, todos iguais nas diferenças. Mas precisamos conhecer quais as diferenças. Onde estamos no patamar da igualdade. Podemos estar no patamar mais baixo porque não somos capazes de alcançar o superior. E continuamos esperando que os outros façam por nós, o que nós mesmos deveríamos fazer.

Enquanto ser humano em desenvolvimento, não precisamos sair por aí procurando o que está dentro de nós mesmos. Foi do Universo de onde viemos, que trouxemos todo o poder que temos, e não sabemos que temos, para nosso retorno ao nosso mundo de origem. O que indica que não precisamos sair por aí esperando que alguém nos dirija. Porque como racionais, ou apenas de origem racional, temos todo o poder de que necessitamos. O que nos falta é o conhecimento de nós mesmos, da nossa origem e de por que estamos aqui. Por que continuamos nesse ir e vir que está com cara de eterno? Mas na verdade não é eterno porque no mundo de onde viemos não há unidade de tempo. Um segundo e um século não são a mesma coisa, porque não existem por lá.

Vamos amadurecer para que possamos viver nossas vidas como elas devem ser vividas. E só quando nos respeitarmos no valor que temos, seremos o que realmente somos e não sabemos que somos. Exercite seus pensamentos para o positivo. Não desperdice seu tempo com pensamentos negativos, que só levarão você ao erro. E nem todos nós sabemos reconhecer nossos próprios erros. E por isso não crescemos dentro do desenvolvimento racional. Valorize-se no que você é.

“A mente humana é como um paraquedas: só funciona quando aberta.” Se estiver a fim de orientação, converse com seu subconsciente. Diga-lhe apenas o que você quer para sair do balaio da ignorância. Ele é o maior mestre que você tem a seu serviço. Só ele o guiará na racionalidade. Pense nisso.

*Articulista

[email protected]

99121-1460