Opinião

Opiniao 08 05 2019 8152

Pintando o amarelo – Vera Sábio

Amarelo é uma cor que simboliza alerta: estejamos atentos que o perigo é iminente.

Porém estas campanhas são bem pouco divulgadas e acho que a maioria das pessoas são daltônicas e nem estão aí para o colorido da vida; tudo é preto e branco e no máximo cinza.

Mas de acordo com o índice terrível de acidentes causados pelo transito desgovernado, precisamos levar mais a sério o mal que nos rodeia e dirigirmos com responsabilidade, por nós e pelos outros.

Ou ficamos alerta ou creia que o mal que a tantos atinge, logo te atingirá.

A Vida está em constante amarelo. Ou seja, vivemos estressados, angustiados, atentos; pois o perigo está por perto e o mal acontece, sempre que piscamos, relaxamos e nos descuidamos um segundo se quer.

Assim, tenhamos bom senso e muita responsabilidade; não bebamos antes de dirigirmos; não usemos o celular enquanto dirigirmos; não saiamos atrasados e correndo mais do que o permitido, cumprindo todas as leis de trânsito, ou simplesmente a morte bate a nossa porta, as deficiências se multiplicam, os mutilados se duplicam, a dor geme a todo o tempo e mais cedo ou mais tarde, sofreremos nós e nossa família.

No entanto, é só uma questão de querer mudar, de levar mais a sério a vida e de fazer sua parte sem esperar que o outro faça a dele. Afinal o amarelo pode ser pintado com o azul e se tornar o verde da esperança, da natureza, do futuro melhor. Como também se pintarmos o amarelo com o vermelho, teremos o laranja forte, vigoroso e alegre. Só depende de nós que possuímos o pincel nas mãos.

Durante o ano m algumas campanhas como esta de maio amarelo em cuidado com o trânsito; de setembro amarelo em cuidado com a vida. Ou seja, os dois se referem ao suicídio que as pessoas cometem, tanto no trânsito como de diversas outras maneiras. 

Somos livres para fazermos o que quisermos; todavia nem tudo nos convém. Palavra Bíblica que nos leva a pensar no quanto de pessoas imprudentes que têm uma arma perigosíssima nas mãos, que é seu veículo, e desgovernados, cometem as mais simples e barbaras imprudências no trânsito. Atitudes que não têm volta e podem destruir totalmente o futuro.

Usemos nossos talentos de autores da própria história, modificando o sentido do amarelo e colorindo a vida com novas cores de solidariedade, paz e harmonia, em um mundo mais prazeroso de se viver.

*Escritora, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega com grande visão interna. Adquira meu livro “Enxergando o Sucesso com as Mãos” Cel 95 991687731 Blog: enxergandocomosdedos.blogspot.com.br

LAR E FAMÍLIA – Dolane Patrícia

Família é onde tudo começa… é a raiz!

Existe uma frase de um autor desconhecido que diz: “Quando as raízes são profundas não há razão para temer o vento”, assim, mesmo que esses ventos signifiquem momentos de dificuldade, se forem vividos ao lado da família, cada segundo valerá a pena.

Mas nem toda casa é um lar. De acordo com Fabíola Simões, “A casa só se torna Lar quando comporta marcas na parede registrando o crescimento do menino, xícara com asinhas lascadas de tanta prosa e chá, panela queimada no clássico de domingo, saudade estampada no porta retrato da sala… Não importa quão longe você queira ir, não importa de quem você deseja fugir, ou ficar distante… Seu lar é onde seu coração está…”(sic)

Podemos definir lar como sendo uma casa de habitação; domicílio familiar e família como grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto.

Em alguns momentos, o conceito de Lar e famílias se confunde, no entanto, a Igreja Adventista do 7º Dia, representada em Roraima pelo Pastor Marcos Pimentel, desenvolveu uma série de atividades que une os dois conceitos: Lar e família.

Os preparativos para as atividades que envolviam Lar e Família começaram dia 29 de abril, quando através de uma parceira da Justiça Itinerante na pessoa do MM Juiz de Direito Dr. Erick Linhares, e sua competente equipe, Juntamente como tabelião do Cartório 1º Ofício, Dr. Joziel Loureiro, para o que viria a ser um marco na Igreja Adventista do 7º Dia em Roraima, o casamento coletivo de 40 casais. 

O Casamento coletivo se tornou uma realidade em Boa Vista em virtude da iniciativa do Cartório 1º e 2º Ofício, que buscaram parcerias para transformar sonhos em realidade, unindo forças ao Tribunal de Justiça de Roraima.

Durante toda a semana entre os dias 29 de abril e 03 de maio, várias famílias se preparavam para realizarem o sonho do casamento. A cerimônia aconteceu dia 04 de maio no Templo Central da Igreja com a presença de amigos e parentes dos casais.

Foram momentos marcantes de emoções colossais!

Que manhã incrível! Os casais chegavam com um sorriso brilhante, que só não era maior que a esperança existente dentro de seus corações de que aquele momento traria uma felicidade que perduraria para sempre em suas vidas.

O Tabelião realizou uma cerimônia emocionante, lágrimas escorriam pelos olhos da maioria das pessoas ali presentes.

A primeira música foi cantada por Lisandro Bacchus com todos ali presentes: “Amor no Lar”, um coro onde se podia sentir que grandes emoções ainda estavam por vir. Em seguida, Natássia Azevedo cantou um Medley feito em parceria com Anderson Silva das músicas: “O Tempo não Pode Apagar/Cada Instante de Nós Dois/Eu Prometo”.

Joziel Loureiro chamou os filhos dos casais que estavam presentes ali e pediu que também dessem o seu sim para aquela união, foi um momento extraordinário! Depois, todos os casais foram chamados a fazerem os seus votos e o pastor Davi Sales do Distrito de Alto Alegre cantou a música: “O amor será o nosso Lar” que continha a seguinte letra:

“Se o lar reflete o que o amor é, então esse é o lugar pra se viver. Pois mesmo se questões houver, Se há de resolver, Pois onde Existe amor, paz há de haver… Por onde houver canção se ouvindo, Um sorriso, um sonho lindo, este é o bom lugar então, onde existe o amor. Por onde houver crianças rindo, flores em botão se abrindo, este é o bom lugar então, pois lá existe o amor!”

A canção finalizava com a frase: O amor será o nosso lar!

Ao final foi feita uma oração e uma benção sacerdotal pelo Pastor Marcos Pimentel que dizia: “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.” (Números 6:24-26).

O casamento terminou, mas as emoções não! O dia seguinte era sábado e à tarde haveria mais um encontro emocionante, dessa vez para os noivos.

Seria realizado no auditório da Escola Adventista um curso para aqueles que pretendiam se casar, para terem noção da responsabilidade que um casamento traz. O ambiente estava lindo, os noivos felizes, tirando fotos em todos os ambientes criados carinhosamente para eles, na mesa fotos do casal, um ambiente ro
mântico que tornou o evento ainda mais comovente.

Mas ainda viria a melhor parte, o palestrante de Manaus, Antônio Matos, estaria ali para fazer mais uma inesquecível palestra, com lições que jamais seriam esquecidas.

A magnífica tarde se encerrou com os noivos em um cofee break especial que fez com que a tarde terminasse com chave de ouro.

As emoções ainda não estavam perto de acabar.

O cenário muda e, no mesmo auditório, à noite, 700 casais estavam reunidos para receberem orientações de como serem felizes no casamento e ter um melhor relacionamento com seu cônjuge. O grupo Tons a Tons cantou a música: “Isso é amor”. Foi um momento lindo!

Auditório lotado! Um silêncio ensurdecedor onde se podia notar a sintonia entre palestrante e a plateia. As orientações para os casais foram excelentes e oportunas, falou sobre divórcio, fidelidade e principalmente comunicação entre o casal.

À noite, finalizou com o grupo Tons a Tons cantando a música “Eles se amam…”

O dia seguinte era domingo e o Pastor Marcos Pimentel ainda tinha forças suficientes para realizar o encontro de solteiros. Jovens receberam orientações de como escolher seu par, as diversos consequências dessa escolha e diversos outros conselhos proferidos por Antônio Matos.

Foi um final de semana incrível e ficou claro que a “família é a construção de cimento e tijolos, e que o lar é uma construção de valores e princípios. Que enquanto a Casa é o abrigo das chuvas, do calor, do frio… o Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão…” (sic)

E é por tudo isso, que a família, de todas as instituições existentes, ainda é a mais fascinante!

*Advogada, Juíza Arbitral, Mestre em Desenvolvimento da Amazônia; Pós graduada em Processo Civil E Direito de Família. Personalidade Brasileira e Personalidade da Amazônia. Acesse: dolanepatricia.com.br. Whats9111-3740

Ação e reflexão – Afonso Rodrigues de Oliveira

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire)

O silêncio tanto pode ajudar você quanto prejudicá-lo. Tudo vai depender do valor que você se dá na reflexão. Simples pra dedéu. Falar na hora de falar e silenciar na hora certa. A dona Vitalina já nos dizia que “Quem muito fala, muito erra.” Ela era uma pessoa maravilhosa. Mas vamos refletir mais sobre o que realmente nos interessa para nosso desenvolvimento. E nada adiante falar sem agir. E a ação exige reflexão. E você tem o poder de dirigir sua vida na caminhada racional. Porque é para lá que caminhamos, mesmo sem saber que estamos caminhando. E o que nos parece difícil pode estar exigindo de nós apenas uma maneira de refletir sobre nós mesmos. O Universo está à nossa disposição. Cabe a cada um saber que caminho tomar para caminhar rumo à racionalidade.

Comece seu dia, hoje, como uma preparação para o dia de amanhã. Não perca seu tempo com coisas ou pensamentos que não lhe tragam um bom dia. Não se esquecendo de que ninguém, além de você mesmo, ou mesma, tem o poder de fazer isso por você. A vez é sua. Vá em frente. Os caminhos estão abertos pra você. Se chegar ao campo minado, não se assuste. Procure as pegadas dos que já o atravessaram e caminhe sobre elas. Mas muito cuidado. Faça uma reflexão sobre o destino que você quer. Quando pisar nas pegadas do vencedor evite imitá-lo. O importante é que você siga os vencedores, mas sem imitá-los. Cada um é cada um. O sucesso está no resultado do desempenho, no trabalho. É no trabalho que mostramos nosso potencial. 

Lembre-se do Swami Vivecananda: “Não se mede o valor de um homem pela tarefa que ele executa e sim pela maneira de ele executá-la.” Faça o melhor que você puder fazer no seu trabalho, hoje. E o resultado irá sempre incentivá-lo a fazer o melhor amanhã. Reflita sobre isso. Valorize seus momentos de reflexão. Mantenha seus pensamentos no patamar superior. E ser superior não significa ser mais do que os outros. Lembre-se de que você é o que você pensa, mas nem sempre você é o que pensa que é. Procure ser o melhor a cada momento. E essa reflexão é válida para o seu desenvolvimento. E você só se desenvolverá na caminhada do desenvolvimento da humanidade. E você está fazendo esse trabalho com seu trabalho.

Procure fazer sempre o melhor que você puder fazer, seja o que for. Mas sempre refletindo no engrandecimento do mundo em que você vive. E este está sobre a Terra, onde estamos caminhando durante vinte e uma eternidades. Tempo suficiente para nosso desenvolvimento racional. Pense nisso.

*Articulista [email protected] 99121-1460