Opinião

Opiniao 17 01 2020 9635

NOITES INSONES Paulo Nicholas*

Olhos abertos. Mesmo que por trás das pálpebras fechadas, eles estão abertos. O corpo pede descanso, a mente clama por uma folga, o coração implora. Mas os olhos continuam lá, abertos, ativos, insones. Como se fosse o meio do dia, eles nem por um momento pensam em ceder à nossa vontade, ou mesmo necessidade, de dormir. De pronto já pensamos: Noite insone.

Por vezes, sem motivo algum. Outras noites o motivo pode ser um rápido pensamento que pincelou a mente no decorrer do dia, uma hipótese sem importância alguma te leva para um turbilhão de outras ideias tão sem nexo que te fazem rir no dia seguinte. Outras noites, remoer, remoer e remoer uma raiva, um rancor, uma mágoa ou uma lembrança triste. Se indignar e desejar tudo de ruim àquele ou àquilo que te tirou a paz selada, a duras penas, com o travesseiro.

O travesseiro, sim! Como esquecer desse companheiro que molda o dia a dia de acordo com nosso relacionamento com ele? Há noites em que a “conversa” com ele não flui e, apenas por isso, os olhos se negam a se desvencilhar da mente e nos entregar um descanso digno e caprichosamente nos delegando o merecido sono apenas no raiar do sol, quando chega a hora de levantar e iniciar uma nova batalha diária.

O engraçado é que o maior culpado da noite insone é a própria mente, sagaz em nos pregar peças. Sabemos tanto disso que, no fundo, no dia seguinte, temos raiva de nós mesmos por termos perdido aquela desejada noite de descanso que estava lá. E que agora passou.

Não há causa para a noite insone que não esteja nos recantos de nossa mente, motivo pelo qual também não há cura definitiva. É um fardo da espécie humana (nenhum outro animal tem insônia) ligado à consciência. Existem tratamentos e medicamentos que nos induzem, que nos relaxam ou que nos deixam mais “zen” e, assim, nos permitem dormir, mas não há nada igual ao sono natural, o verdadeiro descanso restaurador do corpo e da mente.

Nos resta apenas o conforto ou a frustração de saber que, no dia seguinte você precisava mais do sono do que do sentimento que te deixou insone. E é por isso que a grande luta contra a noite insone é a paz de espírito. Estar bem consigo mesmo e com os que os cercam é quase uma dádiva. Pois por maior, mais rica ou poderosa que seja a pessoa, todos nós precisamos de uma bela noite de sono.

Cuidado com o que deseja, pese se vale a pena ter que pagar o preço em noites insones.

*Advogado e escritor @pnicholas

Enfrentando as Adversidades Paulo Eduardo de Barros Fonseca*

Inúmeras e frequentes são as adversidades do cotidiano que, por vezes, estremecem nossas convicções, colocando-nos à prova.

Por mais penoso que possa parecer, é o enfrentamento dessas dificuldades, com fé, resignação e humildade, que engrandece o ser levando-o mais próximo do Pai.

Por isso, é de se lembrar sempre da lição do querido mentor Emmanuel, cujo significado é: Deus está no coração dos homens puros, ao dizer-nos: “Acolhe as tuas dificuldades quando não consigas extingui-las, sanando-as, pouco a pouco, sob o esforço de tua energia serena”.

Aliás, nesse sentido é a orientação deixada por Chico Xavier (1910 – 2002) na mensagem “Que eu não perca…” que diz:

“Que Deus não permita que eu não perca o ROMANTISMO, mesmo sabendo que as rosas não falam… Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera pode não ser tão alegre… Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa… Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas… Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir, esta ajuda… Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia… Que eu não perca A VONTADE DE AMAR, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim… Que eu não perca a LUZ E O BRILHO NO OLHAR, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão os meus olhos… Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos… Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas… Que eu não perca o sentimento de JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu… Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia os meus braços estarão fracos… Que eu não perca a BELEZA e a ALEGRIA DE VIVER, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma… Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia… Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado… Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno… E acima de tudo… Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente! Que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois… A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHO SE CONCRETIZADA NO AMOR!”.

Orar e vigiar, alerta reiterado da espiritualidade, deve ser a tônica do dia a dia para que sempre estejamos preparados para as adversidades da vida, porque assim teremos tranquilidade para reformularmos nossos pensamentos e adequá-los à prática do amor ao vivenciarmos as lições exemplificadas pelo Mestre Jesus.

*Vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Santa Casa de São Paulo.

O carro da mudança

Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.” (Confúcio)

Somos todos ocupantes do carro da mudança. E quem descer dele fica perdido no mundo sem fronteiras. E quem para de crescer porque pensa que já alcançou o pódio, está pulando do carro das mudanças. O importante para alcançarmos o que queremos é mudar a cada momento. O que fazemos melhor, hoje, é apenas o início do melhor que poderemos fazer amanhã. Então não vamos parar. Parar pra que, se temos todo o tempo de que necessitamos para vencer a corrida? Porque a vida é uma corrida infindável. A cada retorno vamos reiniciar a tarefa terminada com a morte do nosso corpo. A vida é um eterno ir e vir. O que você será na próxima volta vai depender do que você fizer nessa vida. Não progredimos sem mudanças. 

O importante é que aprendamos a aprender com os erros que cometemos no dia a dia. E aprender com os erros não é repetindo-os. Prestemos mais atenção à fala do Edson: “Eu não estou errando, estou aprendendo como não fazer da próxima vez.” Ele não repetia os erros, apenas errava na nova experiência. Porque é assim que chegamos onde estamos. Mas temos que saber aonde estamos indo. Nada de preocupações nem aborrecimentos. Procure viver a vida como se estivesse num palco da vida. Cante, dance, sorria, chore se for neces
sário, mas faça tudo como uma maneira de viver a vida. A felicidade está dentro de cada um de nós. O problema é que não sabemos aproveitá-la. O ser humano valoriza mais a morte do que a vida. Ficamos o tempo todo preocupando-nos com a possibilidade de termos um problema. Passamos o dia todo transmitindo mensagens negativas ao nosso subconsciente. A esmagadora maioria das pessoas sai de casa, todos os dias, benzendo-se para não ser assaltada. Pode até demorar um pouco, mas um dia o assaltante estará lá na esquina, esperando por ela para assaltá-la. Acredite nisso e pare de ficar se preocupando com problemas que você acha que virão. Porque é esse o recado que você está passando para o seu subconsciente. E ele, o subconsciente, é poderosíssimo. Por isso diga-lhe apenas o que você quer, e nunca o que você não quer. Aprenda a conversar com seu subconsciente. Porque é aí que você vai encontrar o caminho do sucesso. E o único meio de se comunicar com seu subconsciente é através dos seus pensamentos. Logo, nunca perca seu tempo com pensamentos negativos. Tudo que acontece na vida faz parte da vida. E por isso deve nos servir de lição para a vida. Viva a vida como ela deve ser vivida para a sua felicidade. Você pode e a escolha é sua, e de mais ninguém. Pense nisso.

*Articulista [email protected] 99121-1460