Opinião

Opiniao 12335

MISSÃO CALEBE 2021 AÇÃO SOCIAL ALIANÇAS ETERNAS Dolane Patricia 

A relação da família sempre teve grande importância no desenvolvimento da sociedade. “É a família quem define nossos princípios, o que entendemos por certo e errado e, principalmente, como nos relacionaremos com os integrantes de outras famílias”.

Deus em sua infinita sabedoria já dava sinais de que a família seria a base para se construir uma vida feliz! Foi com essa consciência que a Vara da Justiça Itinerante, a Igreja Adventista do Sétimo Dia e o Cartório 1º Ofício, resolveram realizar a terceira Ação Social Alianças Eternas e regularizar a situação familiar de 101 casais que viviam em união estável e nunca puderam se batizar na igreja Adventista em razão da ausência do casamento. 

A grande maioria dos casais não havia se casado em razão de problemas financeiros, outros por estarem ainda casados com seus ex-cônjuges, com isso viram seus sonhos sendo levados pelo tempo.

Uma grande inovação, foi a Igreja Adventista ter tido o privilégio de ter a participação conjunta do Projeto Missões de Amor, da denominação religiosa Ministério Missionário Desígnio de Deus, do pastor Sharly Lima e sua esposa Valéria Lopes, juntamente com a secretária geral Eva Morais, pessoas incríveis de grande competência e responsabilidade. 

É importante destacar a importância do trabalho realizado pelo MM Juiz de Direito Dr Erick Linhares e  a competente  equipe da Vara da Justiça itinerante que em meio a uma pandemia se dispôs a prestar um gesto de cidadania de forma tão sublime. Nada teria sido possível se não fosse por um juiz de direito que se preocupa em atingir a função social da lei e prestasse um serviço jurisdicional de tão alta qualidade.

É oportuno ainda salientar o excepcional trabalho  do Tabelião Dr Joziel Loureiro e sua equipe do Cartório Loureiro, 1º Ofício, que  celebrou casamento de 101 casais, realizando o sonho de tantas famílias.

Não poderia deixar de mencionar  a competência e agilidade  do promotor de Justiça da Vara de Família que representou o Ministério Público na Ação Social, Dr Valdir Aparecido Oliveira, que prestou um relevante serviço a sociedade, com um trabalho de nível altíssimo e uma celeridade sem precedentes.

Com muitas lágrimas os casais se dirigiram até o espaço Plenitude, uma chácara belíssima, onde foi realizado o casamento civil com a presença da equipe do Cartório 1º Ofício, do Ministério Público, na pessoa do Dr Valdir, Ricardo Brito representando o Governador do Estado, Todos os pastores da Igreja Adventista do 7o Dia, a proprietária da BV Formatura Thaís, que doou as cadeiras Tíffany dos noivos, Os proprietários do espaço plenitude, Karina Fiel e Ricardo Soares, e ainda sua filha Letícia Fiel que encantou a todos com sua voz cantando a música Aleluia para a entrada dos noivos em todos os 3 grupos.

E falando em música, a Banda Dom na direção de Anderson Silva e a cantora Natássia Azevedo  abrilhantaram a cerimônia com vária canções belíssimas que emocionou a todos, ao se colocarem a postos para a realização daquilo que seria um marco na vida de cada uma das pessoas ali presente.

Como procuradora judicial de todas as partes estava atuando a advogada que  representou a Igreja Adventista no 7º Dia na Ação, a autora do presente artigo que coordenou o projeto juntamente com os colaboradores do seu Escritório de Advocacia e o pastor Edivan Oliveira, que tem desempenhado um papel extraordinário no evangelismo  e na Missão CALEBE 2021.

Foram beneficiadas 100 famílias, 60 pessoas se batizaram ali mesmo no espaço Plenitude, em uma ação que contou com uma grande união dos pastores distritais, em um gesto de solidariedade mútua, onde todos se dispuseram a ajudar e a contribuir para a regularização dessas famílias.

A cerimônia foi dividida em 3 etapas e teve o cumprimento integral do Decreto Municipal. O local belíssimo contribuiu para fazer daquele instante um momento para ser lembrado para sempre na memória de cada casal.

No 3ª grupo que precedeu o batismo, a ASATUR presenteou os casais com o  sorteio de uma lua de mel gratuita, o casal que ganhou a viagem foi Teuciancri e Marcelo, que no mesmo dia se casou, se batizou e ainda ganhou esse presente, com o pequeno detalhe de ser este o dia do seu aniversário, a emoção não tem como ser descrita em nenhum papel.

Um dia que ficará na memória de todos principalmente pela emoção das partes na cerimônia, muitas vezes traduzida pelo choro. A lição deixada por esta Ação em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, é de que ninguém segura mais a mão de ninguém. Mas, de longe, muita gente ainda se ajuda!!!E é por isso, que a família, de todas as instituições existentes, ainda é a mais fascinante!

*Advogada, juíza arbitral, coach, escritora, analista de perfil comportamental, influencer e apresentadora de TV, Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Personalidade da Amazônia e Brasileira. Pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito de Família, Pós Graduanda em Direito Empresarial e Neurociência, Instagram: dradolane_patricia. #dolanepatricia. Aplicativo Dolane P.atricia

A semente da educação

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”. (Pitágoras)

Todo desenvolvimento depende da educação. O que nos leva à caminhada exaustiva de educar sem paradas nem descanso. Uma tarefa árdua que faz bem. Porque um adulto bem-educado reflete a educação dos que o criaram. O Abraham Lincoln disse: “Tudo aquilo que eu sou ou espero ser devo ao anjo que foi minha mãe”. Não há como você não citar, vez por outra, uma frase dita por sua mãe, durante sua infância. Porque mesmo que não percebamos, as frases educativas sempre serão lembradas. Mesmo quando não lhes demos atenção no momento em que foram ditas. 

E não se desespere na preocupação de saber se está educando ou não. Quando estiver na dúvida, pense na frase que me foi dita pelo mestre Moisés Hause: “O bom exemplo sempre foi, e sempre será, a melhor didática”. Nossas atitudes, tanto no lar quanto fora dele, são observadas e mantidas na educação dos nossos filhos. E perdurarão por toda a vida deles.

Sabemos que está cada vez mais difícil educar em casa. Mas se nos atentarmos veremos que as dificuldades estão em não percebermos o andamento das mudanças. Como seres humanos somos os mesmos. Mas até podemos, mas não devemos ficar parados esperando os resultados das mudanças. Afinal, nós fazemos parte delas. Já citei várias vezes a fala do Gibran Kalil Gibran: “Vossos filhos não são vossos filhos. São filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma. Eles vêm através de vós, e não de vós. E mesmo que vivam convosco, não vos pertencem”. O que indica que devemos educar nossos filhos para que eles vivam a vida deles, e não a nossa.

Depois de criados, os filhos tornam-se adultos. E como adultos são donos de suas próprias vidas. Os trancos e barrancos fazem parte do amadurecimento. E este depende da educação que recebemos na infância, para vivermos a vida adulta. Foi na minha infância que li, no rodapé do meu caderno, na escola, es
sa frase orientadora: “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a obra, mas não melhora a madeira”. Logo, não se desespere se seu filho, depois de adulto, infringir as regras que lhes foram passadas, na infância, para a boa educação. 

Mantenha sempre o amor como o instrumento mais eficiente para a boa educação. Faça isso e você já estará construindo o que dificilmente será destruído. Ame seus filhos e os eduque com amor, carinho e muita honestidade. Seu lar é o Forte Defensor do bem. Mantenha-o com o esteio da relação humana. E esta exige amor, respeito e fraternidade. Mas nada de exageros. Cumprir deveres faz parte da boa educação. Ame com amor de verde. Pense nisso.

[email protected] 99121-1460