Opinião

Opiniao 12690

Transtorno de personalidade

Marlene de Andrade

 

 

“Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal” (Isaias 1: 16) .

 

O psicopata é uma pessoa perversa, a qual possui distúrbio mental com características graves. Esse distúrbio interfere no comportamento dele, fazendo-o se tornar um indivíduo antissocial. Existem alguns indivíduos psicopatas mais graves do que outros e geralmente, esse distúrbio ocorre por predisposição genética. Esse transtorno nos homens é mais evidente do que nas mulheres.

Precisamos entender que nem todos os psicopatas são violentos como, por exemplo, serial killer, porém eles querem que seus desejos sejam sempre realizados e, muitas vezes, fingem que são amorosos, todavia, são dissimulados e fingem estar preocupados pela vida de seus semelhantes e por isso acabam ocupando cargos importantes dentro das empresas e na política, pois eles são na maioria das vezes, bastante estrategistas. Por tal fato, acabam ganhando a simpatia de todos.

Entretanto, eles são frios, insensíveis aos sentimentos alheios, egocêntricos, não temem as punições, desprezam e desrespeitam as pessoas e normas sociais.  e não possuem empatia, ou seja, são incapazes de ficar no lugar do outro.

Já os sociopatas, são menos perversos e também menos calculistas, em relação aos psicopatas, mas também cometem atrocidades, porém eles podem ser curados, fato impossível de ocorrer com os psicopatas, visto que estes não aprendem com os erros, os quais praticam, não sentem remorso e sempre estão prestes a repetir seus atos deploráveis, sórdidos e indignos.

Não podemos nos esquecer de que os psicopatas não se estabelecem dentro das normas sociais. No entanto, o sociopata, apresenta um temperamento um pouco mais dentro da “normalidade” em relação aos psicopatas e têm algum sentimento de culpa, embora isso nem sempre seja suficiente para impedi-los de prejudicar outras pessoas, pois eles também possuem um viés forte de egoísmo e por isso acabam praticando atos perversos.

A sociopatia tem sua origem em fatores sociais, a saber: traumas infantis e, por exemplo, abusos na infância e por isso os pais devem prestar muita atenção com quem seus filhos estão tendo contato. Outro dado importante: esses transtornos não livram as pessoas de serem condenadas pelos seus crimes, pois elas não são alienadas e sabem muito bem o que estão fazendo.

 

Marlene de Andrade

Médica Especialista em Medicina do Trabalho – ANAMT/AMB/CFM

Técnica de Segurança do Trabalho – SENAI/IEL

CRM-RR 339 RQE-341

600 mil óbitos por COVID-19 no Brasil e a luta pela vida continua.

Renato Barcellos

 

No dia 11 de março de 2020 Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da Organização Mundial de Saúde – OMS, em consequência do alastramento pelo Mundo do novo coronavírus, em uma coletiva à imprensa, declarara aos seis continentes “estado de pandemia por COVID-19.”

No Brasil — 19 meses de pandemia — muitos fatores contribuíram para os resultados que se tem hoje, entre eles, a força negacionista em detrimento de fatos reais no que diz respeito ao surto pandêmico e letalidade viral por COVID-19 que atingira neste dia 8/10, a marca — de acordo com o consorcio de veículo de imprensa —, de 600 mil de vidas ceifadas em todo o período de disseminação do vírus no País, e com novos casos todos os dias.

RATHSAM (2021) no artigo científico titulado “Negacionismo na pandemia: a virulência da ignorância” dissertara que durante a pandemia do Covid-19, o negacionismo no Brasil tomou proporções alarmantes, manifestando-se na negação ou minimização da gravidade da doença, no boicote às medidas preventivas, na subnotificação dos dados epidemiológicos, na omissão de traçar estratégias nacionais de saúde, no incentivo a tratamentos terapêuticos sem validação científica e na tentativa de descredibilizar a vacina, entre outros exemplos. 

O terraplanismo tema de um outro artigo e o negacionismo como horrores da estupidez surfando na contemporaneidade brasileira, no campo da intelectualidade, são acompanhados com a mais profunda tristeza deste novo milênio que mais parece tempos remotos medievais truculentos, o que justifica que o conhecimento científico — mas que nunca — disponível e acessível em todo o Planeta, pouco interessa a essa gente, assim optam pela órbita de contatos planos que gravitam na superficialidade do conhecimento, que por distanciarem-se desta essência, consomem o que é forjado na mentira, que ao recebê-la de seus iguais, vira verdade absoluta.

Negacionistas, apesar de minoria, por terem representatividade política no mais alto escalão, desarquivaram-se do anonimato e revelaram-se para todo Brasil. De fato, são poucos, mas tem em todo lugar, no Palácio do Planalto, no cercadinho do Alvorada, em bolhas superficiais, enfim, nas redes digitais muitas vezes se comportando e assumindo papel de proliferadores de fake news, e o pior, negacionistas descaradamente também fazem lives aos seus fiéis idolatrados salve salves, afinal, hoje  mais que nunca, se sabe, tem público inclusive para absorver e disseminar mentiras, como diz o jornalista Reinaldo Azevedo, se tem consistentes “evidências que a espiral para baixo não tem limites,” assim, o País, além de estar sendo descredibilizado, consecutivamente passa por vexames internacionais que envergonha a inteligência e cidadania brasileira.

Há uma insensibilidade descomunal na plataforma negacionista, 600 mil mortos e uma ausência esfarrapadora de empatia pelo outro, pela vida do outro, pelas vidas de famílias próximas, já que não prezam pelas suas, pelo menos respeitassem a decisão de quem quer proteção ou proteger os seus. Muitos negacionistas aprenderam a lição pela via mais dolorosa, a intubação, a perda de entes queridos, tudo isso para entender pela dor que o vírus existe e mata. Infelizmente, com todas as perdas, ainda hoje há indivíduos desafiando a inteligência científica, é dito isso, pela constante negação externada especialmente em grupos de whatsapp.

Vacina “Sim”! Infelizmente hoje se faz necessário uso desta expressão. Até pouco tempo, considerando-se a historicidade, era inimaginável um líder político assumir papel negacionista em especial para as recomendações científicas para tratamento de saúde da população. Diante de absurdos casos de negação e desdenho pela autoridade máxima do País e fanáticos seguidores, é preciso sim valer-se da afirmativa “Vacina Sim” como palavra de ordem nacional contra posicionamentos esdrúxulos de todos aqueles/as que direta ou indiretamente contribuíram para o covidcídio brasileiro que por falta de gestão e extrema irresponsabilidade levou a ceifar 600 mil vidas, que se não fosse pelo constante desdenho e resistência para compra das vacinas, poder-se-ia ter evitado esse morticínio, salvando 3 em cada 4 mortes por Covid-19, segundo especialistas, ou seja, mais de 400 mil vidas.

Algumas falas do negacionista-mor da Republica relacionadas à pandemia do coronavirus estão a um click de distância para confirmações: “Vai comprar vacina só se for na casa da tua mãe”; “é impressionante como só se fala em vacina né”; “Se você virar um jacaré é problema de você pô”; “a pressa da vacina não se justifica”; “não adianta, todos nós vamos morrer, não adianta fugir disso, fugir da realidade, tem que deixar de ser um país de maricas”… … …

E o que se vê hoje em pleno curso da pandemia? Se vê que aqueles que deveriam dar maior exemplo, são enquanto organismos públicos e privados, a exemplo do município de Rorainópolis/RR, os primeiros a convocarem eventos públicos, como o projeto semanal da prefeitura “zumba na praça” e outros de cunho comemorativos presenciais que levam sem dúvidas às pessoas aglomerarem-se, assim, pelo ângulo da consciência racional e factível, se segue lamentando e testemunhando contradições visíveis a olho nu, o que acaba motivando outros setores da sociedade em fazer o mesmo.

Assim, por mais que se diga que a pandemia não acabou, pessoas insistem ansiosamente em fazer parte de aglomerados momentos entre amigos e desconhecidos. Aqui cabe inúmeros questionamentos: onde agora se encontra a consciência — enquanto pessoas morrem — para a percepção da realidade? Será que vale a pena arriscar-se em eventos festivos em plena pandemia? Não seria melhor preservar-se agora para num futuro breve estar em família e em distintos momentos conviver com amigos? Infelizmente, o relaxamento para letalidade do vírus e a obsessão de inúmeras pessoas em estarem juntas e aglomeradas, as levam à morte.

Para muitos negligentes o vírus já se foi e a vida segue na alegria sem quaisquer preocupações, outros seguem sentidos pelos sofrimentos alheios, muitos deles próximos, e finalmente àqueles/as que seguirão tentando superar a dor da perda de entes queridos que partiram de forma precoce e/ou antecipada pela doença viral pandêmica.

Sinal de alerta! Salve-se pela consciência da inteligência, o conhecimento é livre, buscável e absorvível, que se faça dele álibi de sobrevivência. Que Deus possa confortar o coração de todos aqueles/as que perderam entes queridos para o Covid-19, muitas antecipadas pela demora da vacina. Hoje, com a maioria da população vacinada, o número de mortes diminuiu, por isso, ainda há tempo para aqueles/as que por motivos outros não se vacinaram e se encontram vulneráveis à doença. Vacina sim! 

Boa Vista, Roraima, Amazônia, Brasil/ 08 de outubro de 2021.

REFERÊNCIAS:

BARCELLOS, Renato. Especialistas estimam que 3 em 4 mortes por Covid-19 poderiam ter sido evitadas. CNN Brasil, 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/especialistas-estimam-que-3-em-4-mortes-por-covid-19-poderiam-ter-sido-evitadas/. Acessado em 08 de out. de 2021.

O negócio é encarar

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Nossa maior glória não reside na ausência de fracasso, mas no fato de nos erguermos sempre que fracassamos”. (Confúcio)

O Confúcio era muito mais velho do que eu, mas pensávamos exatamente da mesma maneira. É claro que ele era o dono da cocada preta. Eu sou apenas eu. Mas tudo em ordem. Cada um na sua e onde deve realmente estar. E você onde está? Sentado no banco da praça remoendo pensamentos negativos, ou olhando as crianças brincando nos escorregadores? E você pode muito bem, estar vendo as crianças, no seu ambiente de trabalho. A alegria sempre nos leva ao parque das crianças. São os momentos em que revivemos os momentos felizes da nossa infância.

Nunca despreze nem esqueça os momentos felizes que você viveu na sua infância. Sua idade cronológica não indica que você está descendo pelas paredes do poço. Ao contrário, você está sempre subindo as paredes. Não importa em que poço você caiu, o que importa é sua disposição para subir as rampas. A vida está para quem sabe viver. Então seja um dos que sabem levar a vida, mesmo sabendo que ela o está levando. E daí? Por que não formar a dupla para viver o que a parceira é? E ela é o que você faz dela. Portanto viva cada momento de sua vida com alegria, independentemente dos trancos que possam estar atrapalhando. Porque se você se deixar cair, estará se trancando na cela do fracasso. A decisão é, e sempre será, sua. Liberte-se dos maus pensamentos. Não perca seu tempo com notícias que possam lhe trazer tristezas. Tudo que passa pela vida faz parte da vida. Todos nós estamos num processo de evolução racional. E esta exige evolução mental. Você já sabe que lá, de onde viemos, não existe unidade de tempo. O tempo é agora. E por isso nosso retorno depende de cada um de nós, na nossa evolução racional. E tudo é muito simples. É só uma questão de amadurecimento. Então vamos amadurecer.

Não há mais razão nem justificativa para ficarmos a maior parte de nossas vidas perdendo tempo com blá-blá-blás fúteis e vazios. Às vezes fico imaginando o que o Confúcio imaginaria se um dia ele chegasse por aqui. Os cabeças-de-camarão ficam o tempo todo elogiando o progresso científico que estamos vivendo. Quando na verdade estamos muito aquém do degrau, na escada da evolução racional. Ainda tendem a confundir evolução racional, com religião. O que tem dificultado, e muito, a nossa evolução.

Somos inclinados a dificultar o fácil. Sempre que a coisa se mostra fácil, a desprezamos por ser fácil. Ainda não nos conscientizamos de que a dificuldade está no atraso mental. Nada é difícil para quem acredita em si mesmo. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460