Opinião

Opiniao 12698

Uma mentira dita mil vezes… não vira verdade, ponto.

 

ANTHONY COSTTA ZABILINI

Há um culto à hipocrisia no seio das mentes estúpidas e ignorantes, que para qual se deve com sensata lucidez evidenciar à luz da existência o regozijo das verdades e sempre fazer prevalecer as veracidades em face das convivências como iguais nas diferenças sociais e culturais. Não… definitivamente não! Uma mentira repetida mil vezes nunca para uma mente sã se tornará verdade, continuará sendo o que é, quer como grafia, fonema ou dilema, afinal, mentira sempre será mentira aqui ou em qualquer outro lugar deste belíssimo Planeta Terra.

Há um culto às mentiras travestidas de “verdades” que para atender finalidades, transitam falsas e propositalmente entre mentes de maior idade, que se dispõem disseminá-las para atingir maior alcance, assim somam-se aos seus iguais e até enganam desatentos com desfaçatez e sem quaisquer constrangimentos. Por força da ignorância muitos falseadores podem até não saber, mas são vistos como inescrupulosos, cretinos portadores de falsidades, tão verdade que não se sustentam a uma consulta no google, porta on-line gratuita — não é a única — que permite se fazer pesquisas por distintas fontes, inclusive está aberta aos disseminadores, receptores e leitores de notícias de whatsapp.

 “O estúpido considera as suas crenças como verdades gravadas no mármore, embora todo o saber esteja alicerçado na areia” MARMION (2021). Milhares são os que protagonizam a história da vida com espírito de garbo varonil, os outros seguem desvairados sem equilíbrios ou percepções para o que é real e/ou para o que os manipulam pela distância das extremidades sociais, assim pela manobra do gatilho da mente, mantém-los sempre subservientes e doutrinados para suas defesas no alto escalão, mas é no andar debaixo, que se ouve e se vê os que gritam no vácuo da história quase sempre disseminando fake news, por darem como verdade, nunca buscam saber suas fontes, vez que se alimentam prazerosamente destas ogivas, tampouco se importam quão danosas sejam as consequências, afinal, se importar para quê? Se se importassem, não seriam o que são.

“[…] enquanto grandes espíritos se encontram, estúpidos colidem entre si” MARMION (2021). O sentido da palavra democracia não pode ser balbuciada nas redes digitais, tampouco despejada nas ruas civilizadas com intenções controvérsias, dada ardilosamente pelo avesso em detrimento de seu real estado às liberdades fundamentais e constitucionais. Ao se tentar entender a lógica do pensamento de mentes estúpidas, como Marion o fez, logo, pela extensa pesquisa, vira artigo, vira livro que pode até inspirar cético lunáticos a enxergarem trilhas sonoras promovidas por inteligíveis capacidades, que em plataforma indissociável das emoções constituem-se por habilidades e competências, que se aplicam inteligentemente por fios neurais — na vida real e sentido real — com racionalidade.

Manifestantes disseram sair às ruas — 7 de setembro de 2021 — pela democracia, por liberdade de expressão e contra o comunismo. É o quê!!? É isso aí… querem democracia, mas nas faixas e cartazes pediam intervenção federal, vá entender essa gente. Nunca se viu na história do Brasil tanta ignorância junta com físico de atleta, tanta estupidez imorrível de uma vez só, vergonha internacional, mas pela liderança que os representam, é de se esperar qualquer coisa, afinal, para quem não se conceitua pelos princípios constitucionais democráticos a quaisquer coisas servem, dizem-se pela democracia, mas agridem a imprensa do exercício democrático, afinal, que democracia é essa?

Aos fatos incontestáveis da historicidade brasileira ao que se refere à ditadura militar, a cegueira da estupidez é cerebral, para muitos não há quaisquer sentimentos e tem o “emocional seriamente limitado” (GOLEMAN, 1995, p. 64) como percepção emocional para as dores de milhares de vidas torturadas no período militar de 21 anos, onde crianças e adultos foram mortos de formas cruéis e inimagináveis por idiotas que pedem intervenção militar. Segundo Gary, (1988) gente com lhanura emocional é incapaz de manifestar emoções, imagine significar as dores que estrangularam a existência de sequestrados prisioneiros, que por pensarem diferente e ao contrariarem atitudes de governo, foram torturados por semanas sem clemência até chegarem ao óbito.

O delírio dos estúpidos e estúpidas — salvas exceções — que foram às manifestações de 7 de setembro são tantos que dizem estar ameaçados por um comunismo que não existe e nunca existiu no Brasil, esse delírio só faria sentido se o atual presidente fosse comunista eleito na democracia e por suas atitudes a ameaçasse, apesar de rotineiramente assim o fazer, mas nem isso o é, ele faz parte — dito por especialistas — de uma ideologia de extrema direita, e pouquíssima gente desse meio sabe do que se trata.

KERTZMAN (2021), em seu artigo para Istoé, diz que de conservador e de direita Bolsonaro nada tem, o que o localiza na extrema direita, lugar que sempre lhe pertenceu:

Bolsonaro e bolsonaristas, de conservadores ou de direita tem muito pouco ou quase nada, já que não pensam como tais, não produzem políticas como tais, não se comportam como tais e nem sequer conhecem a origem e os fundamentos básicos do conservadorismo e de políticas de direita. Apenas babam ódio, preconceito, rancor, obscurantismo, negacionismo, xenofobia, e invocam um falso patriotismo esdrúxulo.

Para os analistas internacionais, Jair Bolsonaro é apresentado de forma categórica como um político de extrema-direita, […] UOL (2021). Conscientes disso ou não, no dia da independência brasileira, bolsonaristas gritaram por liberdade e democracia com faixas pedindo principalmente intervenção militar e fechamento do STF, externando, contudo, características extremistas. Apesar de a manifestação ter sido pacífica, câmeras registraram em Brasília apenas ocorrências isoladas de confrontos com a polícia, que por sua vez, sob insultos, usou spray de pimenta e bomba de efeito moral para conter os ânimos dos manifestantes.

É percebido que defensores e pedintes de intervenção federal, quando se veem diante de minimalíssimas intervenções militares em plataforma democrática para manter a ordem, os chamam de covardes, de comunistas, enfim, nem com isso se tocam das reproduzidas falácias e pedidos em cartazes, apenas com intervençãozinhas choraram lágrimas apimentadas, e por nunca terem vivido sob intervenção militar, tampouco estudado sobre o assunto, continuarão com vendas nos olhos no mar da ignorância.

— Pela democracia, pelo direito de expressão! Perdoe-os, não sabem o que fazem nas ruas de setembro. Enquanto isso, em Brasília, no cercadinho, o povo ali se alimentando de mensagens muitas vezes delirantes, antidemocráticas e descontextualizadas da realidade, e ainda, com gravíssimas ameaças de destituição dos ministros do STF, órgão guardião da Constituição Federal que de fato garante a vida em democracia.

Ditos patriotas, como bons receptores e disseminadores de falácias pró golpe de Estado, ao saírem de seus cercadinhos, e já nas manifestações, pelo que já se viu se imagina: de tanto conviverem com fake news, ao receberem um áudio fake em plena manifestação, deram como verdade e passaram a comemorar estado de sítio: […] “Conseguimo! Estado de sítio! Vamo tirar os vagabundo de lá, conseguimo tirar os onze […] Levantemo o c. da cadera e viemo pra Brasília! […]. BANDNEWS.

É só pesquisar nos principais noticiários do Mundo, o Brasil de hoje, virou motivo de chacotas, não por ter despencado economicamente do ranking mundial da 6ª maior economia em 2008 para 19ª em 2021, mas por uma sequência de bobagens, fake news, provocações internas e externas, delírios, cenas cômicas, enfim. É só aguardar, que todo dia tem episódio novo que envergonha o povo brasileiro, o povo que não está preso por cercadinhos, tampouco pactua com desmandos do governo que privilegia um público minoritário em detrimento do povo pobre que reconhece o absurdo que está o preço do gás, da carne, do feijão, da cesta básica como um todo, e ainda da energia, da gasolina, das passagens, enfim, só os céticos estúpidos não enxergam.

Difusão de mentiras camufladas como notícias, […] BENITES (2018). Nunca se viveu tantas mentiras proliferadas propositalmente nas redes digitais, assim como nunca se viu tanta gente ser cooptada pelos propulsores de mentiras e se colocarem a serviço delas. Em analogia, as mentiras estão para essa realidade ludibriadora, assim como os moralistas proliferadores de fake news estão para a falsidade e mediocridade. Em seu discurso, o Ministro Barroso citara uma grande verdade: “conhecereis a mentira e a mentira te aprisionará”, inequivocamente pode-se dizer que há muita gente prisioneiro da mentira no Brasil, por outro lado o Ministro externara o que já se sabe:  “cansativo” ter que “desmentir falsidades” de forma cotidiana. 

A missão da verdade é árdua, mais ainda quando está sob nuvens de mentiras, restando assim dizer para esclarecer: não absorvereis para si — por meios das redes digitais — mentiras disseminadas como verdades; não se qualifique como incapacitado/a para pesquisar; seja um ser pesquisador, mesmo que não seja estudioso ou estudiosa; cheque informações duvidosas em fontes distintas, o que não custa nada, o que custa e tem consequência para si e para os outros, é recusar-se para pesquisa e optar por viver prisioneiro/a de mentiras, que além de se contaminar, proliferam a doença.

 

ANTHONY COSTTA ZABILINI

Teórico, poeta, contista, romancista

Cure sua vida

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Na infinidade da vida onde estou, tudo é perfeito, pleno e completo. Meus singulares talentos e habilidades criativas fluem através de mim e se expressam das maneiras mais gratificantes. (Louise L. Hay)

Sabemos que a vida da Louise não foi tão fácil assim. Até que ela resolveu mudar o rumo, tomando novas veredas, com o destino traçado para o sucesso. E o que ela nos diz com frequência são orientações para chegarmos onde queremos chegar, sem alardes. Porque toda a força de que necessitamos para alcançar o que queremos, está dentro de nós mesmos, nos nossos pensamentos. Então, por que ficar perdendo tempo pensando se a coisa vai dar certo, ou não? Você é que tem que tomar as decisões focado, ou focada, no valor que você já tem em você.

Nada é mais prejudicial na caminhada para o sucesso do que o negativismo. O mal está sempre perto de cada um de nós. Cabe a cada um, saber como mantê-lo afastado. E para isso não tem por que se preocupar com ele. Porque se se preocupar ele assume, e leva você para o fundo do poço. Busque em você as habilidades que você tem. Exercite-as e viva a riqueza que elas podem, e irão lhe dar. E a riqueza está na felicidade. E você é a única pessoa no mundo, com capacidade de fazer você se sentir feliz. Porque você só se sentirá se estiver a fim. Então esteja.

As nuvens negras não têm o poder de fazer você ficar preocupado, ou preocupada, com o futuro do dia. Ignore a cor das nuvens e as veja como mero sinal. Então se prepare para o que vier, sem se preocupar. Imagine-se sempre capaz de vencer, seja qual for o inimigo. Separe sempre a luta da competição. São coisas distintas. Na competição você será obrigado a respeitar o valor do adversário. E para vencê-lo você terá que ser melhor, e não superior. Tudo vai depender do valor que você se dá. Simples pra dedéu.

Mas vamos lá. Estou batendo esse papo com você, numa manhã ensolarada, quentinha e com cara de felicidade. Então aproveite-a como estou aproveitando-a. estou feliz e querendo levar para você o que você precisa para se sentir feliz: a alegria dentro da alma. Que pode ser transmitida, independentemente da distância em que nos encontramos. Então receba-a com alegria. Seja e viva seu dia feliz. Não permita que os trancos da vida sejam mais importantes do que a felicidade.

Dê uma paradinha, olhe-se no seu espelho interior e veja-se como você realmente
é. Se não estiver gostando do que vê, mude seu modo de pensar sobre você mesmo. Siga em frente, rumo ao horizonte onde está o que você realmente quer e precisa. Mas você tem que saber o que realmente lhe interessa para o bem. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460