Opinião

Opiniao 12716

Obsolescência programada

Marlene de Andrade

“O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” (Marcos: 7: 20 a 23)

Afinal, o que é obsolescência programada? Perguntariam alguns. Significa que um produto já vem de fábrica programado para se tornar superado e envelhecido em pouco tempo, sendo assim, ele para de funcionar após um período bem curto de fabricação, determinado pela empresa, que o fabricou. Desse jeito, as empresas vão lançando no mercado produtos que serão descartados e substituídos por outros, em pouco tempo de uso,  e com certeza, muitas vezes, impedindo inclusive a preservação do meio ambiente. Não é à toa que dentro do Rio Branco, em Boa Vista, já encontraram fogão, geladeira e outras tantas quinquilharias.  

É verdade que algumas vezes, muitos produtos tornam-se superados pelo avanço da tecnologia ou, então, pela substituição do sistema operacional Todavia, na maioria das vezes, essas mudanças ocorrem de forma intencional, obrigando o consumidor adquirir novo aparelho e dessa forma os prejuízos caem na conta da população. Não fosse isso o bastante, onde ficam esses resíduos? Logicamente, largados no meio ambiente e assim, vão prejudicando os mares, rios, e entre outros, as florestas. 

Portanto, a obsolescência programada ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período curto de uso. Dessa forma, as empresas lançam produtos no mercado para que sejam rapidamente descartados e substituídos, pois o que eles querem é lucrar de forma extraordinária, à custa da população.

Isso tem muito a ver com a maldade que tem se espalhado mundo afora e também devido o desejo irrefreável e incompreensivo pelo apego profundo aos bens materiais e isso tem também a ver com a sordidez e a usura de alguns fabricantes.  

A Bíblia afirma: “O sábio tem consciência, de que a ganância, a cobiça, em suma, a avareza, “acabam com a vida do seu dono” (Provérbios 1:19). Que palavras sábias! E o interessante é que não levamos nada deste mundo, então por que enganar a população com tamanha sordidez? Esses empresários que praticam a obsolescência programada levam o que para a sepultura? Fica essa pergunta no ar para eles mesmos respondam.

Marlene de Andrade

Médica do Trabalho – ANAMT/AMB/CFM

Perita Médica – Fundação UNIMED

Médica do Trabalho Concursada pelo Estado/RR

Técnica de Segurança no Trabalho – SENAI/IEL

CRM-RR 339 RQE-341

Telefone: 36243445

Tudo à sua disposição

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Se você tem amor, amigos, família, saúde, bom humor e atitudes positivas para com a vida, você tem tudo! Se você é pobre de espírito, você não tem nada”. (Legrand)

Tudo de que você necessita para viver está com você e em você. Talvez você não esteja sabendo fazer bom uso do que tem, e não sabe que tem. É só procurar em você mesmo o que você precisa para ser feliz. Ninguém, além de você mesmo tem o poder de buscar isso em você. Simples pra dedéu. Você tem o valor que você dá pra você mesmo. Então encare a vida como algo que você deve viver.

Vamos viver. E nada de ficar perdendo tempo com coisas e acontecimentos que não valham sua vida. Porque cada minuto que você viveu é um minuto de vida que passou. Logo, você não deve perder um minuto de sua vida com tolices. E tudo que não faça você se sentir feliz é tolice. Então não lhe dê atenção. Viva a simplicidade da vida. Aprenda com todos os erros que você praticar. Nunca se renda a eles. Todo erro é uma lição para quem sabe aprender. Todos os dias são importantes para a vida. Então vamos vivê-los. E viver é ser feliz. E o mais importante é não ficar matutando, em pensamentos vazios. Tenha sempre em mente que tudo de que você necessita para ser feliz está dentro de você. “O reino de Deus está dentro de nós”.

Acredite nisso e você será feliz. Alguém já disse que “Devemos nos preocupar mais com o que não fizemos e que poderia ter nos ajudado, do que com o que fizemos e não nos ajudou”. É precisamente isso. Se o que fiz não me ajudou, devo esquecer. Vou pensar no que não fiz e poderia ter me ajudado. E se deveria ter feito, vamos fazer. Porque é assim que aprendemos com os erros. E tanto aprendemos com os nossos próprios erros como com os dos outros. É só prestar atenção e não errar novamente. Muito simples. Tão simples que às vezes se tornam difíceis.

Nunca caia na esparrela de menosprezar a simplicidade. Muitas vezes as coisas mais si
mples são as que trazem o prazer. E este sempre traz felicidade. Muitas vezes valorizamos coisas sem valor, por lhes dar a importância que elas não têm. O que nos desvaloriza. Tudo é possível na vida. O Confúcio já disse: “O único meio de se descobrir os limites do possível é ir além dele, alcançando o impossível”. Aposto que você já fez alguma coisa e ficou olhando para ela e comentando: nossa… pensei que fosse impossível. Foi um milagre de Deus. Não, não foi. Você fez o milagre, sem saber que estava fazendo.

Todo o poder de que você necessita para vencer na vida, está nos seus pensamentos. É só você os manter sempre no positivo. Nada de pensamentos negativos. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460