Opinião

Opiniao 12728

FAÇA JUSTIÇA COM SUA SAÚDE

Dolane Patrícia*

Sempre é importante fazer justiça e buscar os seus direitos, uma prioridade, mas no mês de outubro é importante fazer justiça com a sua saúde, fazer os exames necessários e apoiar a campanha Outubro Rosa.

Outubro é o mês em que mulheres no mundo inteiro participam da campanha contra o câncer feminino. A cor rosa simboliza a sensibilidade e a beleza da mulher. Frases são espalhadas em cartazes por todo o País para chamar a atenção das mulheres para a prevenção: “Deixe esse direito bater mais forte no seu peito!” (sic)

O movimento Outubro Rosa está sendo comemorado em todo o mundo. O nome foi originado da cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. “A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.(www.komen.org)”

 “Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas e etc.” (www.pink-october.org).

Esse movimento, que dura o mês inteiro, busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. Se for algo que pode ser evitado, por que não prevenir. É uma campanha das mais lindas que já vi, pela delicadeza do tom rosa.

O site [email protected] informa: “O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.”

 A iluminação em rosa em vários locais se tornou muito importante, pois passou a ser uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. A campanha visa incentivar as  mulheres a realizarem o exame da mamografia, como forma de prevenir o câncer, aumentando as chances de cura.

Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No ano de 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele. No ano de 2008, 11.860 mulheres morreram por causa do câncer de mama e 125 homens também morreram por câncer de mama(www.inca.gov.br). O câncer de mama no homem é raro e representa menos de 1% dos casos, e o principal sintomas é um nódulo endurecido atrás do “bico” do peito, principalmente em pacientes acima de 50 anos de idade. www.sbmastologia.com.br

O site informa ainda que “quanto maior o desenvolvimento da região maior a incidência de câncer de mama. Isto reflete uma sociedade mais industrializada com consumo cada vez maior de uma alimentação inadequada, excesso de peso e talvez estresse.” No Brasil, o câncer mais frequente entre as mulheres é o de pele não melanoma. www2.inca.gov.br

 “Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.” ( outubrorosa.org.br)

O site www.mulherconsciente investe na informação como meio de ajudar a sociedade a se prevenir. Dessa forma, apresenta os principais sintomas, como sendo: “o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico.

O site ainda apresenta informações importantes sobre esse tipo de câncer: “A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.”

Ou seja, com o avanço da tecnologia, o autoexame não é mais a principal forma de detectar o câncer de mama e sim a mamografia. Por isso a importância da Campanha Outubro Rosa em todo o mundo!

Seu direito é muito importante, mas a  saúde deve ser a sua maior prioridade!

Faça justiça com a sua saúde!!!

Campanha Outubro Rosa: “Por um mundo onde no futuro, o câncer seja apenas um signo!”.

Advogada, juíza arbitral, Coach, Analista de Perfil Comportamental, apresentadora de TV. Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Personalidade da Amazônia e Brasileira. Pós graduada em Direito Processual Civil e Direito de Família, Pós Graduanda em Direito Empresarial, Direito Tributário, Neurociência e Performance Humana. Acesse:  dolanepatricia.com.br. youtuber: Dolane Patricia RR. Aplicativo: Dolane Patricia. Instagram @dradolane_patricia. Whats 99111-3740. #dolanepatriciaQual a sua opinião?

Qual foi seu erro?

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Não perca tempo lamentando erros passados. Aprenda com eles e siga em frente”. (H. Jackson Brown Jr.)

Você sempre irá para a frente se não se apoquentar com os erros. Um excelente aprendizado é aprender com os erros. E se quiser aprender com eles não fique pensando neles. A melhor forma de aprender com os erros é não os praticar
novamente. E se você continuar pensando nele, vai repeti-lo sempre. O que, por si, já é um erro. Quando você está com medo de errar já está errando. Alguma coisa está avisando que você vai errar. Então, pare, reflita, mande seu medo para o sofá, assistir à televisão, veja o que você realmente quer fazer, e faça.

Vamos pensar como gente grande. E os grandes erram pra dedéu, só que eles sabem como lidar com os erros. Já falamos várias vezes sobre o Thomas Edson: “Eu não estou errando. Estou aprendendo como não fazer da próxima vez”. Nada mais simples nem mais sábio. Quando aprendemos com o erro, não o praticamos novamente. Mantenha sempre sua mente na vereda do bem. Escolha sempre seu caminho de acordo com a caminhada que você realmente deseja. Se sua vontade é vencer, nunca perca tempo pensando na derrota. Quando entrar na competição respeite seu adversário. O valor da sua vitória depende do valor do seu adversário. A competição é valiosa e não perigosa. E se é assim busque o valor da vitória no valor do adversário.

A vida é um palco onde todos nós nos apresentamos, queiramos ou não. E o importante é que cada um faça o que realmente deve fazer, no respeito ao adversário que não é mais do que um parceiro. E todos somos parceiros, no desenvolvimento da humanidade. Estamos todos no mesmo palco, servindo-nos da cortina e da ribalta. Avançamos à ribalta quando a cortina se abre; aos aplausos quando a cortina se fecha. Momentos que fazem com que permaneçamos sempre sorrindo. O sorriso é a riqueza que doamos como felicidade, com nossa alegria.

Ame e respeite seu próximo. Não importa se ele está correspondendo. O que importa é o que você está fazendo, contribuindo para a evolução humana. E comece por não levar esse papo como ensinamento. Estamos apenas expressando nossa preocupação no desenvolvimento humano, sem religiosidade ou coisa assim. Apenas como uma demonstração de amor à vida. Sem amor não há vida. Penas que a maioria ainda passe pela vida sem viver. Não permita que os dissabores sejam mais fortes para você, do que o prazer em ser feliz. Tenha um bom dia, uma boa semana. Só você pode fazer isso por você. Então faça. Viva intensamente, cada minuto do dia. Você pode, mas só se achar que pode. Então ache e viva. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460