Opinião

Opiniao 12740

Como aumentar a produtividade no trabalho: riscos e métodos

Fabio Lima*

 

Antes de entender quais são as boas práticas para aumentar a produtividade do negócio, é fundamental compreender que as empresas enfrentam riscos muito altos quando não se preocupam com a produtividade, não só em relação a entregas e execução de serviços, mas também em relação à saúde dos funcionários. Alguns dos distúrbios que podem surgir resultantes dessa desatenção são:

Síndrome das 3 da Tarde: Nomeada pelo horário em que a produtividade geralmente começa a cair, a “Síndrome das 3 da Tarde” pode afetar qualquer nível de trabalhador, até mesmo os em cargos de menor pressão. Diretamente relacionada com a queda dos níveis de cortisol, hormônio que tem papel fundamental no gerenciamento do estresse e na resolução de problemas, a síndrome pode ser combatida com medidas de aplicação bem simples – entre elas, a listagem de afazeres, a priorização baseada em dificuldade e o estabelecimento realista de metas. Tirar pequenas pausas ao longo do dia e fazer algo prazeroso durante esse tempo também ajudam a manter a motivação lá em cima, assim como estabelecer um sistema de recompensas atrelado à realização das tarefas.

Síndrome de Burnout: A palavra “burnout” é inglesa e significa “queimar-se por inteiro”, o que define bem a síndrome. É o resultado de uma mistura de exaustão extrema com estresse, causados principalmente pelo trabalho, e afeta não só a produtividade, mas também a saúde física e mental do trabalhador. Além da queda drástica de produtividade, seus principais sintomas incluem apatia, mau humor, insônia, problemas gástricos e tensão muscular acentuada. Se não tratada, pode causar quadros de depressão e até mesmo levar a um colapso nervoso.

Melhor produtividade: como conquistar?

Para aprimorar a produtividade, o primeiro passo a ser tomado é a organização. Mapear todos os processos e organizá-los por ordem de prioridade e velocidade de execução ajuda muito na hora de saber qual a melhor maneira de realizar todas as tarefas, e até mesmo para organizar em qual horário cada coisa deve ser feita – útil, por exemplo, para combater a Síndrome das 3 da Tarde. Um recurso importante é o mapeamento de processos e organização de tarefas, com o objetivo de aumentar a produtividade e eficiência de empresas.

Indicadores de desempenho também podem ser boas ferramentas para dar um gás na motivação: completá-los pode dar uma ótima sensação de realização e satisfação, ativando a parte do nosso cérebro que aprecia recompensas depois do esforço e liberando dopamina, substância que dá a sensação de felicidade.

Métodos mais simples também podem ajudar no curto prazo: um estudo da Universidade de Queensland descobriu que plantas no escritório podem aumentar a produtividade dos funcionários em até 15%. Ultimamente, levar pets para o trabalho também tem servido para harmonizar e transformar o ambiente em um lugar mais aprazível e com melhor convivência entre os colaboradores.

As técnicas de gerenciamento de tempo também podem ser úteis no dia a dia. A mais conhecida é a Pomodoro. Criada pelo italiano Francesco Cirillo, ela consiste em usar um timer para criar blocos de 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso – após 4 blocos (ou seja, 2 horas), tira-se uma pausa para descanso de cerca de 15 ou 20 minutos, e depois, de volta ao trabalho. Cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos regularmente também são métodos de aumento de produtividade comprovados pela ciência.

Manter um canal de comunicação aberto em toda a empresa aumenta a confiança do funcionário no empregador, causando um efeito direto e positivo enorme na motivação geral. Nesse sentido, a Pesquisa de Clima pode ser um diferencial na gestão de pessoas da organização.

 

*Fábio Lima é consultor e mentor de empresários e executivos, especialista em finanças empresariais. CEO da LCC – Light Consulting e Coaching.

Faça sempre o melhor

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Seja lá o que você possa fazer, ou sonhe que pode, comece. A ousadia tem gênio, poder e magia dentro de si. Comece agora”. (Goethe)

Se sonhar vá em frente. Seus sonhos vêm de sua mente. Seus desejos fazem parte da vida. Nunca duvide da sua capacidade de realizar seus sonhos. Eles podem até lhe custar muito. Mas o custo sempre será compensado. Nada mais gratificante nem mais agradável do que um sonho realizado. O que significa riqueza. Mesmo porque a riqueza está na felicidade. Nunca despreze seus sonhos. Alimente-os com coragem e determinação.

Não precisamos sair de casa para buscar exemplos notáveis de vencedores que venceram porque souberam alimentar os sonhos. Tenho uma relação de grandes empreendedores que conhecemos e nem mesmo os valorizamos no que realmente são. Victor Perin, por exemplo, compõe um grupo de exemplares que poderiam nos guiar na caminhada gloriosa do sucesso. Mas ele não é o único entre nós. Brevemente lhe citarei alguns dos grandes exemplos. Mas o mais importante é que não os imitemos, apensa sigamos seus passos, acreditando no valor do exemplo. Alguém já disse que a maneira mais segura de atravessar um campo minado é pisar sobre as pegadas dos que já o atravessaram. Simples pra dedéu.

Mantenha seus sonhos vivos. Alimente-os com determinação e vá em frente. Nunca desista do que você quer. Do que você deseja e acha que pode realizar. Se você acha que pode, pode. Nada pode ser mais forte do que você se você se souber suficientemente forte. E por isso não basta achar que é, tem que ser. E você pode ser. Então não tem porque ficar esperando que alguém faça por você o que você mesmo pode fazer. E se pode, deve. E se deve fazer, faça.

Você se lembre do cabo Sivirino? Não há mais espaço suficiente, aqui, para repetirmos o caso do Cabo. Mas já falei dele e irei repeti-lo. O cabo Sivirino mostrou que a verdade está com quem está com a razão. Não importa se ele é um cabo Sivirino ou o comandante. O que importa é com quem está a razão. Mantenha sempre a razão com você, nos seus pensamentos. Não
se esqueça de que é o seu subconsciente a maior foça e o maior poder que você tem em você. Ele é capaz de fazer para você, tudo que você deseja. Mas você tem que saber o que você quer no que deseja.

Nunca duvide de sua competência em realizar. Nada é impossível quando acreditamos no possível. Nosso erro está em nunca acreditarmos em nós mesmos. Sempre sonhamos e não acreditamos ser capaz de realizar os sonhos. Mantenha-se sempre atento ao valor do seu sonho. E não o confunda com visão. Você pode ser um sonhador ou um simples visionário. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460