Opinião

Opiniao 12960

“FRASE ANTIGA”

*Dolane Patricia

“FRASE ANTIGA” é uma música da autoria de Pedro Valença,  criador do grupo Vocal Livre.

Trata-se de uma frase do salmista Davi reproduzida por muitos em todos os lugares do mundo: “Entrega seu caminho ao Senhor, confiai nEle e o mais Ele fará.” Salmo 37:5 A música questiona o fato dessa frase ser  antiga, mas que no entanto, o tempo não foi capaz de apagar os seus efeitos e que apesar de  tantas vezes ser  repetida, revela muitas verdades. 

Então, fala de uma noite em que o tempo passa bem devagar, mas que mesmo assim, ainda existe a esperança que o sol nasça e acabe com a dor e que muitas perguntas são feitas nesse momento, sem saber se alguém pode realmente respondê-las.

Questiona o fato de muitas pessoas acreditarem que o tempo pode curar qualquer ferida, mas quanto tempo? Porque muitos se cansam de esperar. É nesse momento que a música fala que  a frase antiga traz muitas respostas. 

A frase é fácil também de cantar, questiona que talvez a vida nunca traga explicações, mas que Deus, em sua essência é amor e diz que quando bater no coração tão forte dor devemos lembrar que Deus tem uma grande obra para fazer  em nós.

A música recorda que o tempo é precioso, mais do que qualquer conquista e que esse tempo tem muito pra ensinar. E fala da frase como uma verdade antiga, mas que se for real nossa vida, vai devolver a paz e que se aprendermos com essa frase apesar de tão antiga, será possível então, mesmo em meio a dor, ser feliz!

Afinal, para deixarmos que Ele, Deus, faça as coisas da forma como achar melhor, é preciso confiar de verdade e se entregar. Talvez essa seja a mensagem mais forte da música, pois adverte que quando bater no coração a dor mais forte, vai ser necessário lembrar que Deus em sua essência é amor!

A frase é realmente uma verdade antiga, mas que não deixou de fazer sentido e nem de ser uma ótima frase para rememorar a cada dia do novo ano. Se confiarmos em Deus e entregarmos o novo ano aos seus cuidados, podemos acreditar que Ele fará tudo que for melhor para nós, ainda que não entendamos os meios que Ele é capaz de utilizar.

O Grupo Vocal Livre tem outras músicas igualmente belas, das quais destaco “Tudo que eu Vivi” que fala profundamente ao coração: 

“Não que eu seja tanta coisa, sou um grão de areia na imensidão, mas cabe quase o mundo inteiro no meu peito. Carrego todas as memórias, todos os sabores que daqui provei, levo comigo os abraços que ganhei. Mas se tiver que definir em uma só palavra, resumir a minha história numa só canção. Se dessa vida eu levasse um só nome, Ele é Cristo!”

A música Isso é Amor,  fala da grandiosidade do amor de Cristo e o que Ele foi capaz de fazer por nós, enfatizando que Ele já existia antes de nascer como um bebê numa época que chamamos de Natal! 

A Começar em Mim, já traz uma verdade que realmente precisava ser cantada no mundo inteiro, principalmente nesse momento de pandemia. A letra fala que precisa haver mais amor no mundo, mas que antes precisa haver mais amor em nós.  

Valer a Pena é uma canção que ensina a real missão de cada um. Revela que devemos “ser alguém que faz, alguém capaz de refletir a  luz de Jesus e  transmitir a paz que antes já transborda em nós e o  traduz levar o que faz da nossa vida, algo que valeu a pena ser!”

Por Toda a Terra, já transmite uma mensagem que mostra que  que por toda a Terra todos deverão saber quem é o Rei e por fim, a música no Início, que fala do poder criador de Deus e mostra  que precisa haver  luz para dissipar as trevas e isso precisa acontecer dentro de cada coração.   

Mas, de todas as músicas, Frase Antiga é a mais especial porque  mostra que você pode vencer a dor confiando em Deus a sua vida, porque como diz a frase de Padre Fábio de Melo: Você pensa que não vai esquecer… E esquece! Você pensa que essa dor não vai passar… Mas passa! Você pensa que tudo é eterno… Mas não é…

E é exatamente aí quando lhe tirarem o chão que você descobrirá que tem Asas e pode voar. Então é o momento de deixar Deus conduzir esse voo e te fazer feliz!   *Advogada, Juíza Arbitral, coach, apresentadora de TV, escritora, Adventista do 7ª Dia. Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Pós Graduada em Direito Processual Civil e  Direito de Família, pós graduanda em Direito Empresarial, Tributário e Neurociência e Alta Performance. WhatsApp: 9111-3740. Acesse: dolanepatricia.com.br.Baixe aplicativo Dolane Patricia.

O Brasil precisa de uma correção de rumo urgente na questão ambiental

José Manoel Ferreira Gonçalves*

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 26, se encerrou em Glasgow com importantes resoluções. Para o Brasil, o recado foi bem contundente: o país não pode mais continuar na contramão da história. Nossos governantes não têm o direito de tergiversar sobre o tema da preservação ambiental, nem se eximir de questões tão prioritárias para o futuro da Humanidade, como a defesa das reservas naturais que temos em nosso território.

 Houve na COP 26 uma manifestação explícita de preocupação com o papel do Brasil no tabuleiro das resoluções que afetarão as condições climáticas do planeta nas próximas décadas. Essa apreensão se exacerba à medida que o infame governo Bolsonaro demonstra cada vez menos apreço pelo assunto, lançando inclusive declarações estapafúrdias, de triste repercussão internacional, sobre as condições da Floresta Amazônica. São depoimentos que fazem corar a sociedade científica, nos envergonham e revelam o quanto estamos distantes de tratar o problema com seriedade.

 Os números dos levantamentos de vários organismos negam o discurso oficial e revelam uma alarmante aceleração nos níveis de devastação de nossas reservas florestais. Esse é outro impasse criado pela gestão de Bolsonaro. Quem não se recorda do incidente com o diretor do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que foi demitido após se insurgir contra a tentativa do governo de mudar os critérios de medição de desmatamento no Brasil? Esse é, aliás, o reprovável modus operandi do governo desde que o capitão assumiu: negar o legado de preservação que tínhamos construído e modificar parâmetros já consagrados para que os números sejam palatáveis ao seu discurso negacionista.

 É um comportamento que se coloca justamente na contramão do que foi discutido em Glasgow. Avançou-se em metas importantes, como as que estabelecem a diminuição na emissão de gás estufa. Mais de 100 países se comprometeram a reduzir os níveis de metano (CH4) na atmosfera em 30% até 2030.

 Essas e outras determinações vão obrigar as nações a criarem mecanismos transparentes de monitoramento das emissões para o acompanhamento da sociedade científica internacional. Ou seja, as imagens dos satélites serão os parâmetros a serem valorizados. O Brasil, por enquanto, só acenou com discursos vazios, sem dizer ao certo como fará para abrir a caixa preta de suas medições.

 

Importante salientar que, a fim de que o mundo consiga atingir a redução global na emissão de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis, é preciso não apenas pensar na mudança de modal energético, mas também incentivar uma nova visão para os transportes. No Brasil, há uma grande oportunidade de valorizarmos e resgatarmos nossas ferrovias, uma luta antiga, que agora ganha cada vez mais força. 

 O recado foi dado lá fora. A boa notícia é que, em oposição ao descaso oficial, os movimentos populares internos contra essa indiferença de Brasília à questão ambiental estão se fortalecendo. Podemos corrigir o rumo dessa jornada em defesa do meio ambiente. Ainda é tempo. Depende de nossa mobilização.

  

*José Manoel Ferreira Gonçalves é engenheiro e presidente do PDT do Guarujá.  É também integrante do Engenheiros pela Democracia e presidente da Ferrofrente – Frente Nacional pela Volta das Ferrovias.

Ser feliz é só ser

Afonso Rodrigues de Oliveira

“O amor é a maior experiência do homem. Ele nos coloca em comunicação com a inteligência infinita”. (Napoleon Hill)

Ser feliz é uma tarefa que ninguém tem o poder de fazer, por você. Só você tem esse poder. Você não fica triste sem um motivo. Então pare e verifique se o motivo é mais importante e mais poderoso do que você. Se você achar que ele é mais forte do que você, você estará se desvalorizando. Você já deveria saber que tudo que acontece na vida faz parte da vida. E a vida está aí para ser vivida. Infelizmente, a maioria das pessoas passa pela vida, sem viver. São as que deixam o tempo as levar. Ainda não descobriram que o tempo não passa, nós é que passamos no tempo. No mundo racional não há unidade de tempo. Ou mais claramente, não existe tempo. Tudo é agora.

Vamos descobrir o quanto é simples e fácil ser feliz. A complicação e a dificuldade estão em cada um de nós. Dependendo do nosso modo de pensar, que é o que nos leva ao nosso modo de agir. E se agimos como pensamos, é porque somos o que pensamos. Vamos analisar o pensamento do Victor Hugo: “Devemos ser o que não somos, mas sem deixar de ser o que somos”. Vamos amadurecer para podermos ser o que realmente somos. E não amadurecemos sem o amor. E é aí que a giripoca pia. A maioria das pessoas ainda não amadureceu o suficiente para entender o amor. Ainda o confundem com derramamento de sentimentos. O que geralmente leva ao descontrole mental.

Você não precisa se sentir superior. Sua superioridade está no valor que você se dá como você. E se dar é respeitar e amar as outras pessoas, independentemente do que elas são no que são. Quando amamos não distinguimos diferenças. Elas ficam de lado, acortinadas pela igualdade racional. E fim de papo. Você é o que você pensa, mas nem sempre você é o que pensa que é. E nesse controle mental encontramos a felicidade.

Você nunca será uma pessoa feliz se ficar esperando que os outros façam você se sentir feliz. Ninguém, além de você mesmo, tem esse poder. Então valorize-se e seja feliz. Não perca seu tempo com assuntos negativos nem acontecimentos desagradáveis. Eles fazem parte do desenvolvimento. Se não houvesse os erros, não haveria os acertos. Para que aprendamos a acertar é preciso que erremos vez por outra.

Procure a simplicidade à sua volta. É nela que você irá viajar pelo universo dos pensamentos positivos. E são estes que não permitem que a infelicidade chegue e tome conta de você. Então pense sempre positivo. Não se esqueça de que você nunca resolverá um problema com problema. E a preocupação é um problema que tortura. Então evite-a sempre. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460