Opinião

Opiniao 14106

Universo infinito aponta para O Deus Infinito

Debhora Gondim

O Universo é tudo o que existe fisicamente, a soma do espaço e do tempo e as mais variadas formas de matérias como: planetas, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico.

A Bíblia nos relata em Gênesis 1: 1 e 14-19 a criação do cosmo, com os dois grandes luminares para marcar o dia e a noite. Tudo o que foi criado, esteja ao alcance de nossos olhos ou não foi criado por Deus, para a sua Glória. Criado como expressão do seu poder, criatividade, amor e infinidade.  E tudo o que há no universo está sobre o seu controle e Ele rege com maestria. Tudo é por Ele, por meio Dele e para Ele (Romanos 11:36).

O Universo não é um relógio de corda nas mãos de Deus, como os deístas e outros pensadores atuais tentam trazer, ou simplesmente passou a existir ou é resultado de poeira de estrela após uma explosão, como os naturalistas defendem. O universo teve um começo e não foi o acaso, mas Jesus o criou no principio quando não havia forma e tudo era vazio (Gênesis 1:1).  O universo criado é continuo, foi criado para uma existência eterna. Mesmo com o pecado entrando através de Adão e Eva na humanidade, nos fazendo morrer e afetando tudo o que foi criado, ele não vai ser acabar e sim ser restaurado no retorno de Cristo.

Desde a minha adolescência sempre fui fascinada por assuntos relacionados à astronomia, física quântica, astrofísica, a teoria da relatividade desenvolvida por Albert Einstein. Não pelo assunto como fim em si, mas pelo fato do universo que Deus criou ser fascinante por que Ele é fascinante, pois o Deus infinito criou um universo que reflete sua glória infinita. Nós em Cristo teremos uma eternidade para conhecê-lo e para desbravar todo o universo criado.

Ao observar o Universo nos deparamos em como ele é infinito. O universo é medido em anos-luz, usando pontos de medição a partir da distancia da Terra entre a estrela e galáxia mais distante que é possível detectar, e chegou-se a estimativa de que o universo observável tem um tamanho aproximado de 93 bilhões de anos-luz e ainda assim tem muitos anos-luz adiante que não foi possível medir. Alguns cientistas da NASA, que trabalham observando o cosmo através do satélite HUBBLE,acreditam que o universo expandiu cerca de 3,26 milhões de anos-luz desde que foi criado e que recentemente detectou-se que está a expandir mais.

Percebemos em um céu noturno que existem tantas estrelas, que é impossível saber a quantidade com precisão. Até onde os equipamentos de astronomia e astrofísica poderem detectar tem cerca de 70 septiliões (70.000.000.000.000.000.000.000) em nosso planeta, o que ainda não chega nem próximo do número exato de estrelas. Há uma estimativa de que existam 2 trilhões de galáxias até onde foi possível observar, contendo uma infinidade de estrelas em cada sistema destas galáxias. Cada planeta do nosso sistema solar tem seu próprio satélite natural (lua) e nem todo planeta tem o céu azul. O que determina a cor são os tipos de gases que compõem a atmosfera de cada planeta, a iluminação das estrelas (principalmente o Sol) e as partículas em suspensão no ar. Deus realmente pensou em tudo de forma fantástica e criativa.

O universo e tudo o que nele há é imenso e infinito. Constatamos que somos pequenos demais e finitos, como neblinas passageiras (Tiago 4:14). Mas em contrapartida toda a infinidade deste Universo aponta para a infinidade e a eternidade do seu Criador. Faz-nos perceber que Ele é o Senhor de toda criação e do tempo. Tudo está no seu controle, reinando Soberanamente. Toda a gloriosa magnitude da beleza do cosmo aponta para verdadeira Glória, que só Pertence a Deus. “Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.” (1 Timóteo 1:17)

Teóloga e Professora

Elas são uma lição

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Os pontos culminantes na vida dos bem-sucedidos geralmente chegam no momento de alguma crise, através da qual são apresentados ao seu outro eu”. (Napoleon Hill)

Nunca se desespere numa crise. Ela sempre traz ensinamentos para os que sabem aprender. Porque estamos e vivemos num processo de evolução racional, temos que sofrer os trancos, nas tarefas mais difíceis. E isso até que aprendamos a encarar os problemas. Em 1910 o Rio de Janeiro viveu uma crise social, com passeatas e destruições, como incêndios de bondes e outros, como protesto. E o protesto foi contra a criação da vacina criada pelo médico Oswaldo Cruz, contra, se não me falha a memória, a febre amarela. E pelo que vemos ainda vivemos tais desequilíbrio na corda bamba da civilidade.

Não deixe de assistir, mas não se impressione com os noticiários sobre a atual pandemia. É bem verdade que ela ainda não se foi, nem irá. Assim como todas as outras que estiveram por aqui, nos atormentando. A verdade é que ainda não amadurecemos para entender o quanto tanta gente se sai bem com o desastre. O quanto a política-de-fundo-de-quintal lucra com os blá-blá-blás sobre as vacinas. Custos que nós pagamos.

Mas este também é uma crise que devemos aprender a viver, já que não podemos eliminar. Estamos vendo a dificuldade que enfrentamos, já que não encaramos, para melhorar a situação. Porque, na verdade, só há um caminho para fugirmos com personalidade, de tais crises consideradas eternas: é a educação. E nada mais difícil do que educar, quando não sabemos educar. Ainda batemos palmas para os oradores que nos dizes que devemos respeitar nossa democracia. Quando na verdade ainda não temos uma democracia. As falhas elementares na nossa democracia são de cortar o coração. Um dos exemplos mais notável é que não há democracia com a obrigatoriedade no voto. Porque enquanto formos obrigados a votar não teremos personalidade para escolher o candidato. E continuaremos como marionetes de aventureiros com crachá de político.

Vamos ter cuidado com a educação que estão dando aos seus filhos, onde deveriam educar civilizadamente, com respeito ao nosso País. E embora saibamos que a educação está afundando no mundo inteiro, não devemos nos avizinharmos dos mal-educados. “No Brasil só há um problema nacional: a educação do povo”. Nada
mais claro. No momento em que formos educados à altura do valor do nosso Brasil, seremos realmente uma democracia respeitável, e consequentemente respeitada. Então vamos parar de ficar reclamando e lamentando os desastres causados pela crise. Estamos esquecendo os causadores. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460