Parabólica

Orcamento dos poderes vai subir em media 11 12829

Bom dia,

Hoje é sexta-feira (12.11). O governador Antônio Denárium (PP) reuniu-se ontem com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário e também com os dirigentes dos órgãos com autonomia administrativa/financeira/orçamentária. O resultado do encontro agradou a todos os presentes que tiveram aumento dos tetos para 2022 de suas instituições. Em média, os poderes e órgãos vão ter expansão de 11%, relativamente, ao que conseguirem executar até dezembro deste exercício. Por conta disso, a Assembleia Legislativa vai devolver ao governo o Projeto de Lei da Lei Orçamentária Anula (LOA) para que ajustes devam ser feitos.

Na segunda-feira (15.11) a Coluna vai comentar mais detalhes desses acertos entre o governador Denárium e dos demais chefes de poderes e órgãos com autonomia. Tudo isso, após mais um feriadão, afinal desde ontem já tinha gente saindo de Boa Vista, especialmente, servidores públicos, por conta do feriado de segunda, Dia da Proclamação de República. Seguramente, a maioria da população nem sabe o que representa a data. Não há programação oficial para comemora-la.

NATUREZA DA POLÍTICA

Política é como nuvem. A gente olha para o céu e a vê de uma forma. Daqui a pouco, olha de novo, e ela já de está com outro formato. A afirmação que ficou famosa na política brasileira é, todos sabem, do banqueiro e político mineiro José de Magalhães Pinto, um matreiro udenista, cuja família era dona do Banco Nacional, o mesmo que patrocinou durante toda a carreira o piloto Ayrton Sena. Outro político muito experto, menos famoso, mas igualmente espirituoso, o paraense Gonçalo Duarte – foi deputado estadual por oito mandatos consecutivos-, dizia que em política ele só não tinha visto boi voar. Aqui, bajuladores e que não conheciam a história atribuem a autoria dessa pérola ao falecido Ottomar Pinto.

MARTELO BATIDO

Conforme antecipou a Parabólica, lideranças políticas da base de apoio do governador Antônio Denárium (PP), entre as quais, o senador Mecias de Jesus (PR); deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores reuniram-se ontem, para entre outras coisas, lançarem o nome do deputado federal Hiram Gonçalves (PP) como o candidato do grupo ao Senado Federal em 2022. Entre os presentes, a reação foi quase unânime, com direito a discurso de Antônio Denárium chamando Hiram Gonçalves de futuro senador de Roraima. Ainda faltam quase oito meses para as convenções partidárias e por isso o martelo está batido, mas não se pode afirmar que a ponta do prego está virada. Tudo por conta a natureza instável da política e seus surpreendentes bois voando.

CHAPAS COMPLETAS

Em Roraima, até agora, não se ouve falar em articulação para a formação de chapas alternativas à polarização para o governo estadual entre Antônio Denárium e Teresa Surita (MDB). Nem mesmo articulações vindas da esquerda. Denárium terá como companheiro de chapa para o Senado Federal Hiram Gonçalves; enquanto Teresa vai ter na chapa majoritária para o mesmo posto, o ex-senador Romero Jucá (MDB). Por coincidências, os dois pretendesse a vaga de senador em disputa, presidem seus respectivos partidos no estado. Se as circunstâncias da política não mudarem muito, o cenário de 2022 para a disputa ao governo estadual e ao Senado Federal parece quase pronto.

QUASE

Com relação aos nomes que vão disputar como vices, a ex-prefeita Teresa Surita saiu na frente, e como depende só dela a escolha, já definiu o deputado federal Édio Lopes (PL) como companheiro de chapa. Os dois já fazem reuniões com eleitores anunciando claramente a parceria. Com relação ao companheiro de chapa do governador Antônio Denárium a solução é mais complicada. Nos bastidores políticos locais é corrente a afirmação de que a indicação do vice de Denárium será feita pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos). Dentre os nomes cogitados para o posto estão o do secretário estadual da Fazenda Marcus Jorge; da esposa do senado, Darbilene Rodrigues; e do ex-presidente da DESENVOLVE-RR, Werberson Pessoa.

 

MUITO PROVÁVEL

Bolsonaro é Bolsonaro, mas está quase certa a data de filiação do presidente da República, e candidato à reeleição, no Partido Liberal (PL). O anúncio oficioso do ingresso de Bolsonaro no partido comandado pelo ex-deputado federal por Waldemar da Costa Neto desencadeou uma procura inusitada de parlamentes e de outros políticos que pedem o ingresso na sigla. De Roraima foram alguns, inclusive, de um deputado federal e de um senador que ligaram para Costa Neto pedindo a ficha de filiação para assinarem. Houve outras lideranças locais ligando para Brasília na esperança de virar liberal.

PERDEMOS

Roraima perdeu um dos seus maiores cantores e compositores. Ricardo Nogueira, um artista refinado e quase recluso, morreu ontem, de complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nos anos 90, ao ouvi-lo cantar acompanhado apenas de seu violão, a musicista Elza Kayath, uma paraense respeitada internacionalmente, disse: “Este rapaz tem um talento incrível, é um virtuoso, e se fosse devidamente apoiado teria um lugar assegurado no cenário musical nacional e internacional. Mas, teria que sair do Brasil”. Ricardo nunca saiu de Roraima, humilde e tímido, passou a vida tocando e cantando para seus conterrâneos e amigos. Foi amado por todos os que o conheciam. Daqui da Parabólica nossa tristeza e os votos de pêsames a sua esposa, para os dois filhos e para os dois netinhos recentemente nascido. Roraima está menor.