Economizando

Os 3 pilares do planejamento financeiro 13320

Os 3 pilares do planejamento financeiro

Que a principal ferramenta para ter uma vida financeira equilibrada e tranquila é o planejamento financeiro, você já sabe, porque toda coluna eu deixo claro que sem planejamento financeiro é impossível organizar sua vida. Mas quais os pontos principais para que um planejamento seja, de fato, sustentado ao longo do tempo?

Pois bem, é sobre isso que eu vou falar hoje, todo e qualquer planejamento financeiro deve ser ajustado a cada pessoa, de acordo com sua realidade financeira, mas existem alguns pilares que de fato sustentam esse planejamento, eu vou descrever cada um deles pra você, e no final você me conta se faz sentindo pra você.

Gastar Menos – Sempre falo da importância de entender que o quanto você gasta sempre terá mais impacto no seu orçamento, do que o quanto você ganha. Se você ganha 10 mil e gasta 12 mil, sempre estará no vermelho, perceba que seus gastos definem seu saldo no final do mês. Na construção do seu planejamento, identifique e classifique suas despesas, de modo a cortar os gastos não essenciais e na medida do possível, tente reduzir os que são realmente essenciais. Viva um degrau abaixo do que sua renda permite, assim sempre terá folga no seu orçamento, o que te permite alcançar suas metas de forma mais rápida, e consolida seu planejamento financeiro.

Ganhar Mais – Seja conseguindo uma promoção, trocando de emprego ou fazendo renda extra, o importante é tentar aumentar sua renda. Perceba que, mesmo gastando menos e vivendo um degrau abaixo, quanto maior for sua renda, maior a possibilidade de você aumentar seu padrão de vida e usufruir das oportunidades que o dinheiro proporciona. Ninguém quer contar moedas para sempre, no fim das contas ninguém quer só o dinheiro, o que você quer na verdade, é o que o dinheiro proporciona. Construir um planejamento financeiro em que sua renda vá aumentando, te permite não só um melhor padrão de vida, mas que você destine uma parcela maior para seus objetivos sem tantos cortes no seu orçamento mensal.

Investir Melhor – Essa fase é essencial para que você otimize todo o seu esforço em gastar menos e ganhar mais, investir te permite inverter os papéis e pôr o seu dinheiro trabalhar pra você, com os investimentos adequados ao seu perfil de investir e a sua realidade, o caminho para a liberdade financeira fica mais próximo, com os juros ao seu favor você alcança seus objetivos de forma mais rápida e inteligente.

Esses são os três grandes pilares, com base neles você constrói um planejamento financeiro que vai se sustentar ao longo do tempo, e te ajudar a ter uma vida financeira equilibrada.

Se surgiu alguma dúvida ao longo do texto, fique à vontade para me perguntar no meu instagram @jadilaandressa.