Parabólica

Os brasileiros reencontram o orgulho com as Olimpiadas 12347

Bom dia,

Hoje é sexta-feira (30.07). Muitos brasileiros e muitas brasileiras têm se emocionado – alguns e algumas chegam às lágrimas-, com as conquistas de medalhas –até aqui muito poucas-, por atletas conterrâneos nos jogos olímpicos que hora se realizam em Tokyo, a capital do Japão. Algumas parecem lágrimas sinceras, e decorrem do sentimento de pertencimento à mesma pátria dos vencedores. É claro, o pertencimento é decorrente de outro sentimento, o de identidade, que nos torna parecidos aos vencedores dessas medalhas. Eles e elas, os vencedores e vencedoras, nos fazem orgulhar da nossa pátria como nos fez sentir a pequena Rayssa Leal – medalha de prata no skate-, saída de Imperatriz, uma cidade interiorana do Maranhão. Ou outro nordestino, o potiguar Ítalo Ferreira – medalha de ouro no surf-, nascido na pequenina cidade de Baía Formosa, de seis mil habitantes, no Rio Grande do Norte.

Eles nos fazem ficar livres do complexo de “cão vira-latas” como bem disse o genial dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues, intérprete da nossa alma. Toda essa emoção faz bem ao nosso povo e ao nosso país. Pena que alguns e algumas desses emocionados brasileiros e brasileiras são os mesmos que compactuam da destruição da nossa identidade enquanto povo, servindo de instrumentos úteis – muitos de má fé-, para atentar contra nossa soberania enquanto Nação. Estamos enquanto povo, que apreciamos ter identidade própria – tanto que vibramos com as conquistas de nossos patrícios-, sendo bombardeados a todo o momento por controles ideológicos que nos tornam a cada dia uma sociedade sem face própria, e isso, é especialmente grave, nesses tempos de redes sociais controladas por grandes corporações e de uma imprensa vendida aos interesses hegemônicos internacionais.

Os leitores e as leitoras da Parabólica querem um exemplo do que estamos falando? Está marcada para hoje, sexta-feira, uma reunião do ex-senador estadunidense, John Kerry, o principal assessor do presidente norte-americano Joe Biden na área ambiental com 22 governadores estaduais brasileiros. Kerry vem tratar da política ambiental brasileira – especialmente sobre a Amazônia-, com esses dirigentes estaduais passando ao largo do governo central brasileiro num desrespeito inaceitável à nossa soberania enquanto Pátria, com identidade e interesses próprios, e que devem ser tratados nas relações externas do país com o exterior, através do Estado Nacional. A intromissão de Kerry, preposto de Joe Biden, com a conivência de governos subnacionais em questão que devam ser tratadas em nível de país a país, ainda chega a ser saudada por alguns políticos e acadêmicos brasileiros.

E aqui, não se trata de defender a política ambiental do atual governo brasileiro, de sorte bastante criticável, mas nossos problemas têm de ser resolvidos por nós mesmos, embora não se deva ser refratário à cooperação internacional, desde que respeitados os limites da soberania da qual não podemos abrir mão. Simples assim.

ICMS/GÁS.

Com costuma jogar para a plateia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) transferiu a responsabilidade pelo alto preço do gás de cozinha aos governadores, que estariam cobrando uma alíquota muito elevada do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A Parabólica foi atrás dos dados sobre Roraima e descobriu que o governo estadual fixou em 12% a alíquota do ICMS sobre o gás de cozinha, incidentes sobre o preço de venda do produto e que a arrecadação total decorrente dessa cobrança é de R$ 12 milhões/ano. Ou, um milhão de reais por mês, em média.

REAÇÃO

E continua a novela dos terrenos institucionais pertencentes à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) que o governo de Roraima vem tentando conseguir desde 2019 para a construção de escolas estaduais em três populosos bairros da Capital. Fontes do Palácio Senador Hélio Campos disseram a Parabólica que após a autorização dada pela Assembleia Legislativa para a desapropriação do imóvel no bairro Cidade Satélite, a PMBV abriu uma rua bem no meio do terreno.  “O jogo é bruto”, disse um assessor do governador Antônio Denárium (sem partido), ” Vale até deixar os jovens daquele bairro sem escola” . 

DENÚNCIA

Um assíduo leitor da Coluna garante ter os comprovantes de diárias e passagens relativos à viagem de um assessor jurídico da Prefeitura de Boa Vista a Itália para reunião com empresários. “O servidor foi assessor direto da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), sendo muito ligado ao marido da ex-prefeita, Marcelo Guimarães, o maior plantador de mogno do estado. Agora a pergunta é: Qual é o benefício  para a população boa-vistense  um advogado em sua viagem a um país europeu para encontrar com empresários”, diz o leitor.

REBOLIÇO

Esta ainda necessita de confirmação. Notícias de bastidores da política de Brasília dão conta de que é iminente a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PTB, do ex-deputado federal Roberto Jefferson. Neste caso, segundo as mesmas fontes, haveria mudanças na direção estadual do PTB, com a volta do senador Telmário Mota, atualmente no Pros, ao partido, hoje comandado no estado pelo deputado estadual Jefferson Alves.É esperar para ver.                                

       

RORAINÓPOLIS

O promotor de justiça substituto da Comarca de Rorainópolis, André Felipe Bagatin, do Ministério Público de Roraima, determinou a instauração de Inquérito Civil nº 006/2021 – SIMP nº 000036-047/2020, tendo como objeto “apurar a regularidade do afastamento da então ex-prefeita de Rorainópolis, Joilma Teodora de Araújo Silva, ao tempo que figurou como vice-prefeita de Rorainópolis, notadamente em relação ao acúmulo de remuneração”. O extrato da portaria de instauração deste inquérito civil está publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira (28).

Publicidade