Parabólica

Os dirigentes da Petrobras continuam fazendo de ouvidos moucos 13842

Bom dia,

Hoje é terça-feira (10.05). E os dirigentes da Petrobrás continuam fazendo de ouvidos moucos com relação às reações do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) com relação ao aumento dos preços dos combustíveis nos postos de abastecimento. Com um lucro de 44 bilhões só neste primeiro trimestre de 2022, a empresa continua reajustando  preços. Hoje, os brasileiros e as brasileiras acordaram com um novo aumento do preço do diesel para as distribuidoras, o que vai levar, ainda hoje, um reajuste para mais no preço pago pelos consumidores.

Depois de um falatório inicial, os congressistas brasileiros silenciaram sobre o enfrentamento da política de preços praticada pela Petrobrás, que está alimentando a inflação n Brasil, inviabilizando muitas atividades econômicas no país, aumentando o desemprego e a fome da população. Não é possível que um país tão grande e sua população, continuem reféns de uma única empresa que se recusa a reduzir sua margem de lucro, muito levado para o exterior. Se a guerra está influenciando essa constante prática de aumentar o preço interno dos combustíveis, que sejam tomadas decisões de guerra para enfrenta-la. Simples assim.

        

PORTO

O ex-secretário estadual de Agricultura Aluísio Nascimento, que é pré-candidato a deputado federal pelo PP, esteve também em Georgetown durante a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorrida na última sexta-feira (06.05). Na oportunidade, Nascimento visitou as obras de um novo porto que está sendo construído nas proximidades daquela capital por um petroleira norte-americana provavelmente para exportar petróleo e, evidentemente para o transportar outros tipos de mercadorias. É mais um indício de que os empresários estão decididamente acreditando que a República Cooperativa da Guiana é a bola da vez dentre os países deste Cone Norte da América do Sul.

PRA VALER

Aliás, a impressão do ex-secretário Aluísio Nascimento sobre o encontro da delegação brasileira com autoridades do alto escalão do governo guianense é altamente positivo. Da mesma forma que o governador Antônio Denárium (PP), que participou da comitiva de Bolsonaro na viagem a Georgetown, Aluísio diz que é grande a possibilidade de aprofundar as relações entre os dois países. Inclusive, o ex-secretário afirmou a Parabólica que empresas privadas já estão negociando concretamente a construção de um cabo de fibra ótico que vai ligar Georgetown até Boa Vista para resolver a precariedade da internet em Roraima.

INVIÁVEL

Aliás, por falar em internet, alternativa de trazer um cabo de fibra ótica desde a cidade de Barcelos, no Amazonas, até Caracaraí através dos leitos dos rios Negro e Branco foi descartada pelos técnicos do Exército Brasileiro, que é o responsável pelo programa federal de interconectar as cidades amazônicas. O problema é a mudança constante do trajeto do leito do rio Branco, que poderia deixar o cabo exposto nas praias que anualmente aparecem no leito do nosso principal rio. A informação foi dada a Coluna pelo deputado federal Édio Vieira Lopes (PL), que já esteve tratando pessoalmente do assunto junto aos militares brasileiros.

CANDIDATURA

Está desfeito o mistério. O ex-juiz federal Helder Girão Barreto vai disputar mesmo a eleição para o Senado Federal na eleição deste ano. A sigla escolhida pelo ex-magistrado é o Mobiliza, um pequeno partido presidido em Roraima pelo ex-candidato a prefeito de Boa Vista, Shaolyn Gomes. Com Helder na disputa, pelo menos outros cinco pré-candidatos já lançados pelos respectivos partidos, vão disputar a única vaga disponível para o Senado Federal. É sem dúvida, um leque de opção que vai ter o eleitorado para escolher. Diferentemente à disputa para o governo estadual que continua polarizada, para o Senado Federal a disputa parece que vai ser acirrada.

RÁPIDAS

Ciro Gomes, o pré-candidato a presidente da República pelo PDT, garante que vai enquadrar a política de preços praticada pela Petrobrás. “É preciso que seja restaurada a autoridade do presidente da República”, disse o pedetista durante uma entrevista a um canal de televisão. ### Aqui, ontem (segunda-feira), quem transitava no começo da manhã pela BR-174, pode ver um grupo de 26 índios Yanomami andando pelas margens da rodovia em direção a Boa Vista. Eram homens, mulheres, adolescentes, e até crianças de colo. ### Os empresários começam a definir publicamente suas posições com relação à eleição para governador do estado.  Eles são exibidos pelos dois principais candidatos como troféus eleitorais. Será? ### E os parlamentares federais continuam mudos com relação à precariedade do trafego na BR-174. O dirigente local do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), Marcelo Geber, já disse que não há recursos suficientes para manter o nível de conservação adequado. ### E os brasileiros e as brasileiras andam se comportando como se a Covid19 já é coisa do passado. Enquanto isso, dois pré-candidatos da presidente da República, Geraldo Alckmin (vice de Lula) e Ciro Gomes (cabeça de chapa do PDT) foram diagnosticados com o vírus chinês, só numa semana. ### Até amanhã.