Por Parabólica
Em 19/02/2020

Bom dia,

Na segunda-feira (17.02), a médica Emília Alexandrina divulgou pelo Facebook uma carta-desabafo – tema do nosso comentário feito ontem neste espaço – onde traçou um perfil tenebroso das condições de trabalho na maternidade Nossa Senhora de Nazaré, do governo do estado. Como dissemos, ontem, a médica vaticina que mortes de mães e bebês continuarão a acontecer naquela unidade hospitalar se as coisas continuarem como estão. Ela detalha, com raro acerto, todos os principais problemas que impedem a prestação de um serviço minimamente aceitável para uma população que sofre por conta da dissídia e irresponsabilidade de quem deveria agir.

Ontem, na segunda-feira (18.02), as atenções políticas de Roraima estiveram voltadas para a solenidade de abertura dos trabalhos em 2020 na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Todos esperavam que os pronunciamentos oficiais – do governador Antonio Denarium (sem partido) e do presidente da ALE, deputado estadual Jalser Renier (Solidariedade) –, tivessem como principal preocupação o cenário tenebroso denunciado pela desesperada médica. Ledo engano! O mote dos dois discursos ficou na repetida afirmação de que os poderes devem trabalhar unidos para superar a crise que atravessa o estado. Sempre a mesma conversa, até que as pedras comecem a voar de um lado para o outro.

ACELERANDO

Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), é decisão da prefeita Teresa Surita acelerar o ritmo das obras de construção do Parque do Rio Branco. A meta é garantir o cumprimento acelerado do cronograma e a qualidade dos serviços, para entregar aquele espaço de lazer antes do final do ano. As empresas foram solicitadas a trabalhar em três turnos, para que o local possa oferecer, o mais breve possível, um novo conceito de lazer à população. No Parque do Rio Branco estão sendo gerados 250 empregos; na construção do mirante, da urbanização e construção dos equipamentos públicos.

 CANDIDATURA 1

Em função do número de obras espalhadas pela cidade, e de um consenso reinante no meio político de que é boa a avaliação que a população faz da administração da prefeita Teresa Surita (MDB), quase ninguém duvida de que ela terá protagonismo na eleição de seu sucessor, ou sucessora, no comando da PMBV. Por isso, o cenário eleitoral local não estará completo enquanto não se souber qual será o candidato, ou candidata, que vai representar seu grupo político na disputa; cujo mote de campanha será a promessa de continuidade de sua administração.
 
CANDIDATURA 2

Fontes da Parabólica, bem situadas junto ao Palácio 9 de julho – sede do governo municipal –, garantem que o grupo político da prefeita Teresa Surita vai retardar o máximo possível a revelação do candidato a prefeito indicado por seu grupo político. Tem gente que arrisca dizer que esse anúncio só ocorrerá já às portas das convenções partidárias, possivelmente no começo de junho. De qualquer forma, quatro são as possibilidades de a indicação recair: deputado federal Haroldo Cathedral; vice-prefeito Arthur Filho; vereador Zélio Mota Filho; e Simone Queiroz. Nesta ordem de probabilidade.   

CANDIDATURA 3

Correligionários do ex-senador Romero Jucá (MDB) sempre fazem questão de lembrar da possibilidade de ele decidir ser o candidato da prefeita Teresa Surita à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) nas eleições municipais de outubro. Analistas políticos ouvidos pela Parabólica duvidam dessa hipótese em função dos problemas do ex-senador, que enfrenta vários processos sob acusação de corrupção. Aliás, a Força Tarefa da Lava Jato, em Curitiba, denunciou Jucá, ontem, terça-feira (18.02), mais uma vez, por recebimento de propina da Odebrecht, em transação envolvendo a Transpetro.

RÁPIDAS

Do ponto de vista político, deixaram o vice-governador pendurado no pincel: quando rompeu com o governador Antonio Denarium, o médico Frutuoso Lins filiou-se ao Solidariedade, do presidente da ALE-RR, Jalser Renier, que à época estava em rota de colisão com o governo. Agora, Jalser e Denarium estão abraçados politicamente, enquanto o vice-governador continua criticando o governador. ### E não param por aí as agruras políticas do vice-governador Frutuoso Lins. Ao ato de sua filiação, compareceu o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, que o lançou como o candidato do partido à Prefeitura Municipal de Boa Vista. Agora, faz pouco mais de uma semana, o deputado federal Otaci Nascimento fez um festivo lançamento, com apoio de Jalser Renier, de sua própria candidatura à PMBV.### Por falar nisso, o ex-deputado federal Luciano Castro viajou, na segunda-feira (17.02), para Brasília. Com uma pesquisa debaixo do braço, para acertar com a direção nacional do PL, os detalhes finais e financeiros, para o lançamento de sua pré-candidatura à Prefeitura de Boa Vista. ### Ainda na esfera das pré-candidaturas à PMBV: o ex-candidato Sandro Baré decidiu embarcar na pré-candidatura do secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Jorge. Sandro será candidato a vereador e deve filiar-se ao Republicanos, partido de Marcos Jorge. 

Parabólica
parabolica@folhabv.com.br
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Parabólica
+ Ler mais artigos de Parabólica