Parabólica

Parabolica 11339

Bom dia,

Hoje é quinta-feira (21.01). A imprensa brasileira, especialmente a televisão -aberta e fechada) deram imensa repercussão à posse do democrata Joe Biden na presidência dos Estados Unidos da América, que entrou na Casa Branca, a sede do governo norte-americano, sem a presença do ex-presidente republicano Donald Trump para abrir-lhe a porta de entrada. Foi uma tradição quebrada de mais de século e meio de transição educada e de respeito à vontade das urnas, de um presidente pouco afeito a cumprir a liturgia do cargo que ocupou por quatro anos. Dentre outras coisas, o bilionário Donald Trump saiu da Casa Branca pela porta dos fundos. E fez mais, não teve a consideração de ceder o avião presidencial para levar Biden até Washington, outra tradição que ele jogou na lata do lixo da história.

A posse de Joe Biden foi recebida com enorme e indisfarçável simpatia pelas principais redes de televisão do Brasil. E embora, tenha gente que diga que esta não é a melhor forma de fazer jornalismo, é por possível que a euforia desses profissionais possa ser explicada a partir dos dois personagens, o que saiu e o que entrou. Donald Trump passou quatro anos na Casa Branca hostilizando e tentando desacreditar qualquer órgão de imprensa  que lhe fizesse críticas ou mostrasse erros dele e de seu governo. Preferiu utilizar redes sociais, até mesmo para comunicar suas decisões de governo, e chegou a ter uma rede de seguidores no Twitter com mais de 80 milhões. Saiu do governo com sua conta bloqueada permanentemente.

Joe Biden, tem o charme político, a elegância, e por que não, populismo próprio dos grandes líderes democratas estadunidense. Sempre afirmou que quer prestigiar a imprensa, e na posse falou em valores como decência e dignidade. Essas coisas agradam aos ouvidos e ao interesse dos jornalistas profissionais daí a enorme simpatia -que de sorte vem desde a campanha-, daí se explica a conduta de contentamento desses jornalistas. E aqui no Brasil, tem muitos profissionais da imprensa mais tradicional querendo o mesmo cenário para 2023. Será?

FERIADO

O comentário feito cá neste espaço sobre o feriado de São Sebastião gerou vários comentários durante o dia de ontem. Muita gente garantindo que o santo é o padroeiro de Boa Vista, mas ninguém mostrou um único documento oficial para comprovar a afirmação. Daqui continuamos a dizer que São Sebastião era muito cultuado pelos fazendeiros do antigo Município de Boa Vista, depois Território Federal do Rio Branco, e finalmente, Território Federal de Roraima. Todo mês de janeiro os fazendeiros organizavam um grande arraial para comemorar seu santo preferido, com quermesse e outros atrativos, inclusive, a missa na capela que eles mandaram construir. Um tradição que hoje, ficou na história. E nenhum momento questionamos a devoção ao santo, pelo contrário temos maior respeito e quem nos conhece de fato sabe disso. 

PRORROGAÇÃO 1

Quem acessou o Diário da Assembleia Legislativa de Roraima do dia 18.10, se surpreendeu com a publicação de requerimentos, solicitando ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado estadual Jálser Renier (Solidariedade), a prorrogação de várias Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI)s, entre elas a CPI da Energia, instalada pelos deputados estaduais em 2019. Quando foi criada, os roraimenses acreditaram que algo iria ser feito com relação aos valores exorbitantes cobrados nas contas de energia dos consumidores. A justificativa para alongar ainda mais o prazo, é “tendo em vista a necessidade de dar continuidade ao cronograma de atividades da CPI”.

PRORROGAÇÃO 2

Outro requerimento pede a prorrogação da CPI da Saúde, também criada em 2019 para “apurar possíveis irregularidades existentes em contratos licitatórios no âmbito da Secretaria de Saúde, entre outras possíveis irregularidades”. Por mais de um ano, foram realizadas várias oitivas, quando os deputados membros da referida CPI colheram o depoimento de mais de 20 pessoas entre secretário de estado, empresários e servidores estaduais. A ideia era investigar indícios de superfaturamento e irregularidade que foram apresentados nos processos emergenciais feitos pelo um ex-secretário de Saúde.

RÁPIDAS

 ### E a situação no Amazonas está tão grave, que um coronel da Polícia Militar ameaçou matar o governador do estado, se sua filha viesse a morrer por falta de cuidados médicos. Já pensou, se a moda pega? ### O ex-secretário de Comunicação Social do governo de Roraima, Marcos Eraldo Arnoud Marques, virou marqueteiro oficial do ministro da Saúde, o general Eduardo Pazzuelo. É mais um ex-companheiro de Roraima que Pazzuelo leva para ajudá-lo em Brasília. ### Até amanhã.