Parabólica

Parabolica 11431

Bom dia,

Hoje é terça-feira (09.02). Embora o governo brasileiro continue otimista com a retomada do crescimento econômico do Brasil, estimando o crescimento do Produto Interno Bruto para 2021 ao redor de 4,5%, muitos economistas já não fazem muita fé nesses números. O motivo está ligado principalmente ao financiamento dos investimentos internos, que diante da baixa poupança interna, tem que vir da entrada de capital externo no país. Embora seja considerado, internacionalmente, como um país emergente, os novos arranjos políticos para a eleição das presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, podem desestimular os investidores internacionais a trazerem dinheiro para o Brasil.

Esse risco está mais evidente, quando fica evidente que o governo federal não vai respeitar o chamado Teto de Gastos, afinal, precisa arranjar dinheiro para bancar a continuidade do Auxílio Emergencial, objeto de desejo dos novos senhores que comandam o cenário lá de Brasília. Com a crise fiscal chegando, haverá como consequência, a diminuição de investidores externos por aqui.        

MICROCRÉDITO

O governador Antônio Denárium (sem partido) autorizou ontem a transferência de R$ 5.000.000,00 para capitalização da Agência de Desenvolvimento de Roraima (Desenvolve-RR). Os recursos deverão ser utilizados integralmente para fortalecer o desenvolvimento do estado através da liberação de microcrédito exclusivamente para pessoas físicas e jurídicas -microempreendedores individuais e microempresas. Serão financiadas quaisquer atividades econômicas, que a critério da Desenvolve-RR contribuam para gerar renda e emprego no estado. No último domingo, em entrevista ao programa Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3, o novo secretário de Agricultura, Aluísio Nascimento disse que o governo deve aumentar a dotação orçamentária da Desenvolve-RR.

CONSÓRCIO

Fontes da Parabólica bem situadas na Capital Federal dizem que existem outras onze Mesas Diretoras de Assembleias Legislativas de estados na mesma condição, ou muito parecida, com a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), cuja Mesa Diretora foi destituída pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandres Morais. Temerosos de que a mesma medida seja adotada contra as outras Mesas Diretoras, os presidentes, todos reeleitos, foram para Brasília e já contrataram advogados caríssimos para tentar anular o ato de Alexandre Morais. O deputado estadual Jálser Renier (Solidariedade), presidente destituído da ALE-RR, está pegando carona neste Consórcio, e por isso ainda alimenta a esperança de votar a comandar o legislativo estadual roraimense.

UTIs

Vem ainda de Brasília a informação de que o Ministério da Saúde decidiu mandar para Roraima 80 bombas de infusão -vindas do estado da Bahia-, além de 50 respiradores e 50 monitores. Estes equipamentos segundo nossa fonte permitirão a abertura da mais 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento de pacientes graves acometidos pela Covid19. Ainda bem, Roraima está há seis dias consecutivos com aumento de mortes causadas pelo vírus, e em três, tem as maiores taxas de crescimento do Brasil. Já atingimos a média diária de seis mortes motivada pela Covid19.

VACINAS

Se nada for alterado, a expectativa do governo é mandar uma quantidade expressiva de vacinas contra a Covid19 até o final deste mês de fevereiro. Uma primeira partida poderá chegar até o final desta semana, e será da vacina da Astra/Zenica e da russa Sputnik V. A quantidade de vacinas a ser mandada para Roraima permite fazer a previsão de que até o dia 10 de março, o estado já deverá ter vacinado todas as pessoas com mais de 70 anos. Tomara que dê certo.

ZPE-BV

Depois de oito anos sem qualquer investimento, à ponto do Ministério da Economia decretar sua caducidade, parece que o prefeito Arthur Henrique (MDB) está propenso a começar a fazer alguma coisa pela Zona de Processamento de Exportação de Boa Vista ((ZPE/BVB). Na reprogramação orçamentária que fez ao vetar as emendas impostas pela Câmara Municipal de Boa Vista, o prefeito destinou pouco mais de seis milhões de reais para investimento na ZPE. É ainda muito pouco, mas já é alguma coisa.

RÁPIDAS

Até ontem, à noite, o governador Antônio Denárium ainda não havia escolhido o nome do futuro presidente do IACTI, cargo vago com a ida de Aluísio Nascimento para a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). ### O secretário de Planejamento, economista Emerson Baú, garante que até outubro próximo, o governo do estado conclui os estudos e o relatório final sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do estado. Em seguida esse relatório, acompanhado de uma minuta de Projeto de Lei (PL) será encaminhado a Assembleia Legislativa para discussão e aprovação, finalmente, do ZEE. ### O pavor com a pandemia causada pela Covid19 é tamanho que está fazendo o povo e as autoridades esquecerem o grave problema dos imigrantes venezuelanos, que continua grave. Semana passada uma comitiva do governo federal esteve em Roraima. Ouviu e viu muita coisa, mas não falou nada. ### Já tem buracos na BR-174, entre Boa Vista e Mucajaí, que tomam metade da  pista de rolamento. É iminente acontecer acidentes, especialmente quando carretas imensa fazem manobras arriscadas para desviarem das crateras. ### Até amanhã.