Parabólica

Parabolica 11463

Bom dia,

Hoje é segunda-feira (15.02). O Residencial Vila Jardim é um complexo de apartamentos residenciais que pode abrigar perto de 10 mil pessoas, pmorando em habitações localizadas em construções verticais (prédios) para uma população em sua maioria acostumada a morar em casas isoladas, mesmo com pequenos terrenos. A opção de concentrar tanta gente morando num pequeno espaço, ao que tudo indica, não obedeceu a um estudo mais acurado das consequências daquela aglomeração excessiva. Ao contrário, segundo denúncias que viraram inquéritos na Polícia Federal -até agora inconclusos-, a escolha daquela área teria sido feita para familiares de um conhecido político local.

O resultado daquele erro de planejamento está sendo visto agora. A cada dia se avolumam reclamações de que boa parte do Residencial Vila Jardim está dominada por criminosos, traficantes, prostituição; e até o crime organizado. A situação lá é tão grave que as denúncias são feitas à emissoras de rádios, com pedido de anonimato, para evitar represália por parte dos malfeitores. Muitos proprietários preferiram alugar seus apartamentos a preços muito abaixo do mercado para não conviver com aquele clima de violência e medo. Ora, o Residencial Vila Jardim foi uma iniciativa equivocada, como já dissemos, feita para atender a interesses econômicos privados. E agora ,  o governo do estado tem que  encontrar uma solução social e policial, para não transformar aquele complexo residencial num laboratório de formação e recrutamento de marginais.

ESTARRECIDO

O advogado Leocádio Vasconcelos é sem qualquer dúvida um dos executivos do setor púbico mais experientes de Roraima. Já foi secretário estadual e municipal de várias pastas e em diferentes administrações. Com toda essa vasta experiência ele disse, ontem, em entrevista dada ao programa Agenda da Semana, da Folha FM , que está literalmente estarrecido com a bagunça que é o patrimônio imobiliário do estado. Leocádio recebeu a incumbência do governador Antônio Denárium (sem partido) para dar um mínimo de organização neste setor que é fundamental para a administração pública estadual.

PARTICULARES

Entre outras coisas, Leocádio disse que vários imóveis que se imagina pertencer ao patrimônio do governo estadual continuam em nome de particulares, alguns já falecidos, e regularizar é uma tarefa complexa, mas que tem de ter prioridade. Ele adiantou que o governo já tem uma lista de cinco imóveis que devem ser alienados para a iniciativa privada nos próximos meses. Toda a base legal para efetivar a alienação já está pronta, inclusive, o credenciamento de leiloeiros. Resta apenas a tarefa, a cargo da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) de fazer a avaliação dos imóveis.

MP

De Brasília vem a informação de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está caminhando para emitir uma Medida Provisória para recriar o Auxílio Emergencial por conta da Covid19. O valor seria de 250 reais, os beneficiários seriam em torno de metade do programa anterior e o período será de quatro meses. Ontem, em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Folha FM, a deputada Sheridan Oliveira (PSDB) afirmou que dificilmente a decisão sobre o Auxílio Emergencial deixará de passar pelo Congresso Nacional. Sheridan garante que muitos são os parlamentares, deputados e senadores, que não abrirão mão da discussão ser realizada no Legislativo Federal.

RÁPIDAS

Ufa! Finalmente o governo do estado decidiu dar uma destinação aquele prédio onde funcionou o Shopping Boa Vista. Segundo o secretário adjunto da Secretaria Estadual de  Administração (Segad) o prédio deverá ser reformado brevemente para abrigar a sede do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima). ### Na parcela do terreno do Shopping não edificada, segundo Leocádio, será construída a sede da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr). ### O governador da Bahia e o prefeito de Salvador, local onde se realiza o segundo maior carnaval do país, decidiram suspender o feriado e nem deram ponto facultativo nos dias que seriam dos festejos momescos. Por lá, o trabalho esta semana será normal. ### Aqui, onde o carnaval nem tem tanto impacto, do ponto de vista da mobilização popular e do movimento econômico, tá tudo parado hoje, amanhã e até o meio-dia da quarta-feira. Dá para entender? ### O presidente Jair Bolsonaro apareceu numa peça publicitária do senador Telmário Mota (PROS) dizendo que se fosse aproveitado todo o potencial do Cotingo/Tacutú, Roraima poderia exportar energia elétrica. Estranho isso, Bolsonaro tem o poder de mandar construir hidroelétrica naquela região. Basta querer, afinal, o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu neste sentido ### Até amanhã.