Parabólica

Parabolica 11481

Bom dia,

Hoje é quinta-feira (18.02). No Rio de Janeiro, cidade famosa por seu Carnaval, que este ano não ocorreu oficialmente por determinação do governo estadual e da prefeitura municipal, o crime organizado e as milícias, que dominam boa parte das favelas cariocas, não deram a mínima para a proibição de aglomeração nesses dias de folia do Momo. Em várias favelas, bailes regados a muita droga e bebidas aglomeraram milhares de pessoas, bem juntinhas e sem máscaras, vararam a noite e chegaram ao amanhecer com todo pique. Enquanto a bandidagem promovia as festas, evidentemente para facilitar a venda de todo tipo de drogas, as forças policiais do estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura Carioca se limitaram a registrar os encontros, sem tomar qualquer providência, para encerrá-los. A justificativa para a omissão é que esses locais estão sob completo domínio do crime organizado. É, infelizmente, a constatação da falência do Estado.

Aqui em Roraima, a falência do aparato policial federal, estadual e municipal tem outra dimensão. Nos últimos dias, uma série de assassinatos de venezuelanos e também de brasileiros, é claro indício de que o aparato policial aqui instalado está perdendo a guerra para o crime organizado. O recrudescimento da criminalidade, especialmente em Boa Vista, embora venha apavorando boa parcela da população, ainda não foi necessário para empurrar as autoridades policiais rumo a tomada de medidas para enfrentar o crime organizado. Nem mesmo quando o índice de violência é localizado geograficamente, como é o caso do clima de insegurança grave do Residencial Vila Jardim é possível saber de qualquer medida do aparato policial para contê-lo. Estamos, literalmente, à mercê da bandidagem em Roraima.

VACINAS

A situação do ministro da Saúde, general Eduardo Pazzuelo só tende a ficar pior. Pressionado por governadores de todo o Brasil, o ministro prometeu que até o final de julho o governo federal terá disponível vacinas suficiente para imunizar metade da população brasileira, Ele conta com a compra de outras vacinas, além das já contratadas AstraZeneca e Coronavac, as únicas até agora utilizadas para imunizar menos de 3% da população. As outras, ainda não têm sequer a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ou seja, é tudo ainda muito incerto. Lamentável.                

CHICO RODRIGUES

Decisão proferida na Petição (PET) 9218, no início da noite desta quarta-feira (17), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), não prorrogou o afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM), o que significa que o parlamentar deverá voltar a exercer o cargo. O ministro, porém, o manteve afastado da comissão que discute destinação de valores para combate à pandemia da Covid-19. A licença requerida pelo senador vence nesta quinta-feira (18), de modo que ele poderá retornar às suas funções legislativas.

SEQUESTRO

Até agora não se sabe o motivo para uma investigação de um sequestro levar tanto tempo para ser concluída. Prestes de completar quatro meses no dia 26, o caso do sequestro do apresentador Romano dos Anjos até agora não teve um desfecho. O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) informou que aguarda a conclusão do inquérito policial referente ao caso, e solicitou da Polícia Civil documentos e também o encerramento das investigações. Segundo o MP, o prazo para conclusão do trabalho encontra-se em curso. O Governo do Estado por meio da Polícia Civil de Roraima informa que a Justiça decretou segredo nas investigações acerca do ocorrido, e, por isso, no momento não será possível informar detalhes sobre o andamento do caso.

EMENDAS

Preocupados com a falta de vacinas para imunizar a população roraimense, alguns deputados estaduais, liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Soldado Sampaio (PC do B) pensarem em destinar 50% de suas emendas para a aquisição de imunizantes. ### A ideia não foi para frente em função da promessa do ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, de regularizar o envio das vacinas ainda neste mês de fevereiro.

RÁPIDAS

Joe Baden assumiu a presidência da República dos Estados Unidos da América no dia 20 de janeiro passado. Na terça-feira (16.02) ele prometeu que até o final de junho/2021 seu governo terá vacinado contra a Covid19 a totalidade da população estadunidense. ### Quem avisa, amigo é: os dias quentes e ensolarados das duas últimas semanas parecem indicar que a estiagem, finalmente, chegou por aqui. E com ela o surgimento de incêndios nas florestas e no lavrado roraimense. ### Nem tanto, nem tão pouco. Fontes de Brasília garantem que está sendo articulado um processo de acomodação no caso do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). A Câmara dos Deputados ratifica o ato do ministro do STF, Alexandre de Morais; que em compensação manda relaxar a prisão. ### Até Amanhã.