Parabólica

Parabolica 11487

Bom dia,

Hoje é sexta-feira (19.02). O Brasil tem sido marcado nos últimos anos por profunda divisão. No tempo dos governos petistas era o “nós”, de Lula e seus companheiros, contra os “coxinhas”, para designar os que não concordavam com o governo. Agora, no governo de Jair Bolsonaro (sem partido), o país continua partido ao meio, sob o aspecto ideológico, com os direitistas conservadores dizendo que é preciso evitar que o país caia de novo nas mãos da esquerda, sob pena de transformar o Brasil numa nova Venezuela. A radicalização do discurso entre esses dois grupos é tamanha que impede qualquer possibilidade de entendimento, o que de alguma forma, inviabiliza qualquer consenso na direção de enfrentar os graves problemas que se abatem sobre o país.

O episódio da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), por determinação do ministro Alexandre de Morais do Supremo Tribunal Federal (STF), e referendada à unanimidade pelos outros dez ministros da Suprema Corte, mostra que nas coisas miúdas é possível haver um consenso entre direita e esquerda. A esquerda tupiniquim se mobiliza, e apoia, para que a Câmara dos Deputados aprove a decisão de Alexandre de Morais, e mantenha Daniel Silveira preso, agora abrigado numa prisão especial reservada a policiais militares, no batalhão prisional localizado em Niterói (Rio de Janeiro). Sob o argumento de que a esquerda é democrática, o que se quer na verdade é alcançar Jair Bolsonaro e sua vertente autoritária já verbalizada em várias oportunidades.

Na outra ponta, a direita reacionária e fisiológica, e que apoia Bolsonaro, está também decidida a entregar Daniel da Silveira às feras. Sob o argumento de que o parlamentar carioca é um ponto fora da curva, parlamentares do Centrão cabulam votos para que o Plenário da Câmara confirme sua prisão, e o discurso para tanto, é de que ele tem um currículo recheado de transgressões, e que no caso específico, exagerou na dose. Evidentemente, que muitos deles temem a fúria dos ministros da Suprema Corte, afinal alguns já estão lá; outros imaginam que podem bater às portas do STF.  Já parlamentares de partidos de Centro querem manter Silveira na prisão, como uma advertência à extrema direita, que eles pretendem derrotar nas eleições de 2022.

Com tal consenso formado, apesar de suas múltiplas motivações, o destino de Daniel Silveira parece decididamente selado. É o que se vai ver logo mais à tarde. E se o destino do parlamentar carioca for mesmo permanecer no xilindró, é preciso que o país comece a discutir séria, e abertamente , os limites da liberdade de opinião, consagrada na Constituição Federal.           

CHICO RODRIGUES

Em carta dirigida a seus colegas de Senado Federal, o senador Chico Rodrigues (DEM) tenta, em quatro laudas, falar do sofrimento e da angústia que tem enfrentado desde que foi flagrado pela Polícia Federal com mais de trinta mil reais escondidos na cueca. “Foram meses de condoída prosternação, em que encarei o escárnio, veleidades e, mais do que nunca, encontrei-me com meu eu mais profundo”, diz Rodrigues a seus colegas. O senador diz ainda que já cumpriu 9 mandatos eletivos, sem qualquer mácula. Chico Rodrigues diz ainda que o dinheiro encontrado na cueca está declarado na receita Federal, e que quando o escondeu nas partes íntimas estava apenas querendo garantir o pagamento de seus trabalhadores.

      

PLANOS DE SAÚDE

Poucos laboratórios e clínicas particulares de Boa Vista aceitam atender clientes de Planos de Saúde. A alegação é de que esses planos pagam muito pouco pelos serviços prestados; apesar de cobrarem uma fortuna, com direito a aumentos de mensalidades muito acima da inflação. E agora, tem mais um golpe contra os usuários. Algumas clínicas que ainda atendem clientes de Planos de Saúde, marcam os atendimentos para até um mês depois; mas abrem a possibilidade de atender em 24h desde que o atendimento seja particular. É mole?

    

ENFRENTAMENTO

Depois da várias reclamações da população contra o recrudescimento da violência no estado, finalmente, alguém tomou a iniciativa de promover uma ampla reunião com os representantes de todos os órgão do aparato policial do estado, ou no estado. Tomara que depois da reunião seja implementado um plano de ação efetivo, que possa trazer mais tranquilidade à população. Já era tempo.

   

NACIONALIDADE

Quando no Brasil algumas pessoas falavam que a Covid19 era um vírus chinês, os bajuladores de grandes potências dizem que isso expressava uma tipo de preconceito e de atitude racista. Pois, bem depois que uma nova cepa do vírus chinês apareceu no amazonas, ninguém sentiu qualquer constrangimento de chamá-lo de  “Cepa do Amazonas”. Aí, ninguém apareceu para dizer que se está cometendo um tipo de preconceito, especialmente porque se trata de uma região periférica. E tome hipocrisia.

Publicidade