Parabólica

Parabolica 03 09 2018 6848

Bom dia,

E começou o período da campanha eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O custo da campanha vai ser bancado pelas empresas proprietárias das emissoras, porque os deputados e senadores apresentaram, e aprovaram, lei que retirou a indenização feita pelo governo, para mandar o dinheiro para os partidos fazerem o que bem entenderem dele. Tudo em nome de um esquema que beneficia principalmente quem já tem mandato.

Sim, além de estabelecerem que as empresas de radiodifusão sejam obrigadas a cederem espaços no horário nobre de sua programação para que eles possam fazer seus proselitismos, os deputados e senadores, também inventaram regras para beneficiar os mais fortes. Assim, enquanto os que têm meios de fazer coligações com siglas de aluguel ficam com vários minutos para prometer ao eleitorado coisas que dificilmente cumprirão, os outros sequer podem falar o nome e o número dos partidos a que estão filiados.

Muita gente diz que a campanha eleitoral começa, de fato, agora. Na verdade, o horário eleitoral gratuito de rádio e televisão expõe com toda clareza a enorme desigualdade entre os competidores. E essa desigualdade é que, na prática, torna difícil a renovação dos quadros políticos brasileiros. E muitos canalhas devem voltar ao Congresso Nacional, para evidentemente, continuar a roubar o dinheiro público.          

SEM 1 Em entrevista concedida, ontem (domingo), ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha, o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Pablo Mattos, disse que o governo federal não estabelece qualquer processo de seletividade na escolha dos migrantes venezuelanos que são interiorizados para outras cidades brasileiras. Segundo Mattos, a alternativa de interiorização dos migrantes é um direito oferecido pelo governo federal, em colaboração com outros organismos da Organização das Nações Unidas (ONU), inclusive o Acnur, que pode, ou não, ser exercido pelos migrantes.

SEM 2 O representante do Acnur em Roraima negou que tenham prioridade na seleção de migrantes para interiorização as pessoas que sejam portadoras de diploma de curso superior ou possuidores de alguma especialidade. Na verdade, o que se exige dos interiorizados é que todos tenham sido vacinados, sejam possuidores do pedido de refúgio – não é necessário que este pedido já tenha sido deferido pelas autoridades brasileiras –, e tenham a carteira de trabalho expedida pelo ministério do Trabalho. Nada de levar os que tenham especialização, deixando para trás apenas os que não a tenham. A entrevista do representante do Acnur foi interrompida por conta de mais um corte de luz, feito sem aviso prévio.

COMBINAÇÃO 1 Entrevistado ontem, no programa Agenda da Semana, da rádio Folha, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Roraima (STIU), Gissélio Cunha, revelou um detalhe sobre o leilão que resultou na venda, quinta-feira (30.08), da Boa Vista Energia por R$ 50 mil. Segundo o sindicalista, dois consórcios haviam feito propostas para compra da Boa Vista Energia, e de duas outras distribuidoras na região Norte (a do Acre e a de Rondônia).

COMBINAÇÃO 2 Pois bem, pouco antes do leilão começar o consórcio Oliveira/Atem retirou suas propostas para a compra das distribuidoras do Acre e de Rondônia. Em compensação, o outro consórcio que havia apresentado proposta para comprar a Boa Vista Energia desistiu de participar do leilão. Em síntese, as três empresas foram vendidas pelo preço mínimo, afinal, cada uma recebeu proposta única. Será que foi combinado? E os órgãos de fiscalização observam essas coisas com aparente omissão.

CINZAS Pois é, e o governo emedebista de Michel Temer que caminha tristemente para o final, não está apenas vendendo por preço ridículo o patrimônio material do povo brasileiro, está também contribuindo para a destruição do patrimônio histórico, científico e cultural da alma brasileira. Os brasileiros foram tomados de indignação e tristeza, ontem (domingo), no começo da noite, com a notícia de que um incêndio de grande proporção destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, que fica na cidade do Rio de Janeiro. Criado por D. João VI, o Museu Nacional abrigava mais de 20 milhões de documentos e objetos históricos. A alma brasileira virou cinzas. Não dá para avaliar o prejuízo imaterial dessa tragédia.

SEDE E o deputado federal Remídio Monai (PR), que não é candidato à reeleição, está mandando pelas redes sociais as fotografias da nova sede da Amatur, que fica no Distrito Industrial governador Aquilino Duarte, às margens da BR-174. Realmente as novas instalações da empresa, que faz pouco tempo foi escolhida por pesquisa da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) como a melhor da Região Norte, em transporte de passageiros, ficaram muito bonitas. O empresário, que está administrando a Amatur como uma empresa tipicamente familiar não esconde a alegria e contentamento com os novos tempos.

PROPOSTAS Convidado pela rádio Folha para comentar sobre os primeiros programas do horário gratuito no rádio e na televisão apresentados pelos candidatos ao governo do estado, o professor e doutor em ciência política da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roberto Ramos, disse que viu apenas eles falarem de promessas vagas, traçando a seu modo, um cenário em que melhor venha caber tais promessas. “Não observei qualquer um deles falando em propostas concretas, e muito menos como farão para implementá-las”, disse. Para o cientista esse comportamento confunde o eleitor que fica sem elementos para escolher a melhor proposta. Tem razão, dizemos nós da Parabólica.