Parabólica

Parabolica 07 04 2020 10027

Bom dia,

Hoje é terça-feira (07.04) e começamos por dizer que enquanto não nos trazem novidades no combate ao Covid19, os políticos de todos os naipes não abrem mão de suas convicções, e de suas conveniências continuando a briguinhas, às vezes tolas, que não levam a lugar algum. No caso específico do ministro da saúde, Luis Henrique Mandetta – que é deputado federal licenciado e filiado ao Democratas -, como quase todos já sabemos, continua no cargo depois da forte boataria dando conta de que seria demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda ontem, segunda-feira (06.04). A princípio tudo leva a crer que apoiado por seus dois companheiros de partido, Rodrigo Maia (presidente da Câmara Federal) e Davi Alcolumbre (presidente do Senado Federal); além de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que teimam em exercer protagonismo político sem legitimidade para tanto;  Mandetta, que já tinha boa aprovação popular segundo pesquisas recentemente divulgadas, aparentemente venceu um round político no embate contra o presidente da república, que ele diz ser natureza científica. De qualquer forma, e como no mundo dos políticos quase ninguém é anjo e bom não tirar conclusões apressadas.

DESINCOMPATIBILIZAÇÃO E por falar no mundo dos políticos, a Parabólica publicou, faz alguns dias, que o prazo para que ocupantes de cargos públicos interessados em ser candidatos a cargos municipais nas próximas eleições de outubro teriam que se afastar das funções no último dia 03.04. Não é verdade, para a maioria dos cargos o prazo de desincompatibilização vence nos primeiros dias de junho próximo, ou seja, a lei exige afastamento desses ocupantes de funções públicas deve ocorrer nos quatro meses que antecedem o pleito eleitoral, que ainda está marcado para 4 de outubro, primeiro domingo do mês, em primeiro turno.

PRÉ-CANDITADO 1 Este é o caso do secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Jorge de Lima, pré-candidato à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), pelo Republicanos, do senador Mecias de Jesus e deputado federal Jonathan de Jesus. Ontem, via mensagem de Whats, o secretário e ex-ministro da Indústria e Comércio do governo de Michel Temer (MDB) confirmou que sua pré-candidatura à prefeitura da capital está 100% confirmada, por vontade de todas as instâncias de seu partido, que inclusive já tem mais de 30 pré-candidatos a vereador/vereadora.

PRÉ-CANDIDATURA 2 Quem também confirmou sua pretensão de disputar o comando da Prefeitura Municipal de Boa Vista na eleição de outubro próximo, foi o vereador da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), e professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Linoberg Almeida. Por telefone, o vereador confirmou sua pré-candidatura pela Rede Sustentabilidade, contrariando as especulações de que ele estaria se filiando ao PDT, pelo qual disputaria o comando da PMBV. Linoberg também informou que seu partido já tem fechada a lista de candidatos e candidatas a vereador, lembrando que na próxima eleição estão proibidas as coligações entre partido em nível proporcional.

LEILÃO Fontes bem confiáveis da Parabólica dão conta de que nos últimos dias que antecederam o fim do prazo para as filiações partidárias – que continua sendo de seis meses antes do pleito-, nos bastidores das articulações eleitorais alguns políticos esqueceram da pandemia do Covid19, e promoveram um ativo leilão na caça de bons nomes -inclusive de mulheres para cumprir a cota mínima legal-, para fechar a chapa de candidatos a vereador/vereadora. As mesmas fontes dizem, que nalguns casos, a promessa de apoio financeiro para a campanha chegou à casa de R$ 400 mil. A promessa está baseada na repartição dos Fundos, Eleitoral e Partidário, que os parlamentares federais não querem saber de abrir mão, mesmo que haja um clamor popular para utilizar o dinheiro no combate ao Covid19.

RÁPIDAS A ex-deputada federal e advogada Maria Helena Veronesi deixou o MDB, do ex-senador Romero Jucá, e retornou ao seu antigo partido, o PSB, do ex-prefeito Iradilson Sampaio. Fontes da Parabólica dizem que ela poderá ser candidata a vice-prefeita, ou a vereadora à Câmara Municipal de Boa Vista nas próximas eleições. ### Quem também está filiada ao PSB é a ex-deputada estadual e médica Marília Pinto, filha do ex-governador Ottomar Pinto. Embora não tenha disputado os últimos três pleitos eleitorais, fontes da Coluna dizem que o PSB não descarta a possibilidade de lançar seu nome numa composição; e neste caso, ela comporia como vice, a chapa majoritária para a PMBV. ### Hoje, terça-feira (07.04) o dia amanheceu com a cara de que a estação chuvosa chegou, pelo menos nas cercanias do município de Boa Vista. ### Políticos ouvidos pela Parabólica até concordam com o adiamento das próximas eleições municipais, mas não querem saber de prorrogação de mandatos. No máximo concordam com adiamento das eleições para dezembro.