Parabólica

Parabolica 18 06 2020 10374

Bom dia,

Hoje é quinta-feira (18.06). Por problemas técnicos a Parabólica não circulou ontem, quarta-feira (17.06), e por isso nossas desculpas aos fiéis leitores e leitoras. Voltamos hoje com a mesma temática das últimas semanas, isto é, falando sobre a pandemia do Covid19. E não dá para falar sobre o avanço do contágio do vírus, que mata todos os dias em Roraima -cujo único hospital destinado aos pacientes mais graves, o Hospital Geral de Roraima (HGR) está colapsado, sem fazer referência a audiência pública, virtual, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) realizada na tarde ontem,. Antes de mais nada, a realização do evento foi uma cartada política de alto risco do presidente da ALE, o deputado estadual Jálser Renier (Solidariedade). Ele conseguiu trazer para ela todos os políticos com mandato -deputados estaduais, deputados federais e senadores-, que em uníssono falaram que já passava da hora da classe política local dar uma demonstração de união para vencer o Covid19. A exceção ficou por conta do deputado federal Antônio Nicoletti (PSL), que fez severas críticas ao ex-aliado Antônio Denárium (sem partido), anunciando inclusive que teria protocolado na própria ALE um pedido de impeachment do governador. Mas, Jálser Renier foi além. Levou para a audiência pública representantes estatais, a começar pelo ministro interino da Saúde (general Eduardo Pazuello), do poder judiciário (estadual e federal), do Exército (General Barros, coordenador da Operação Acolhida), do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública Estadual, Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas do Estado. Compareceram igualmente ao evento alguns representantes de corporações como a Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Regional de Medicina, do Sindicato dos Médicos e do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima. Do ponto de vista político, sem qualquer dúvida, o presidente da ALE, Jálser Renier, saiu-se plenamente vencedor da arriscada empreitada a que se propôs. Foram quatro longas horas de audiência, com os discursos demagógicos e verborrágicos da maioria dos políticos que utilizaram-se da palavra, que não tinham muita coisa a dizer, além do velho e surrado discurso de união, mas sem qualquer dúvida alguns ecos vão com certeza reverberar no mundo político local nos próximos dias. E de qualquer forma, pelo compromisso da palavra empenhada é quase certo que haverá algum resultado prático na política de enfrentamento do Covid19 a partir dessa audiência pública.

CANDIDATO Uma faceta política percebida por quem viu com distanciamento as falas, durante a audiência pública virtual, de alguns parlamentares estaduais e do próprio secretário de saúde Marcelo Lopes -esse lembrou que até de estivador ele estava servindo-, parece fora de dúvida que o deputado federal Otaci Nascimento (Solidariedade) é o candidato dos deputados estaduais ligados a Jálser Renier à Prefeitura de Boa Vista. Otaci foi elogiado por vários parlamentares estaduais e puxou as críticas contra a atuação de prefeita Teresa Surita (MDB) no combate à pandemia.

ISOLADA  Aliás, como Teresa Surita não fez presença -não mandou qualquer representante-, na audiência pública virtual promovida pela ALE, e a impressão que se teve a partir dos vários discursos lamentando sua ausência, e com críticas veladas a atuação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Boa Vista é de que a prefeita está isolada politicamente. E este cenário parece que vai ser repetido durante o processo eleitoral municipal que se avizinha. A prefeita apanhou de quase todos os correligionários de Jálser Renier e Antônio Denárium. LEGITIMANDO Ao tempo em que a audiência pública virtual da ALE faz mostrar o isolamento político da prefeita Teresa Surita, ela também teve um nítido e alcançado objetivo de legitimar politicamente a aliança entre o deputado estadual Jálser Renier e o governador Antônio Denárium, que resultou na indicação de Marcelo Lopes para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Todos os deputados estaduais que fizeram uso da palavra fizeram rasgados elogios ao novo secretário, destacando as medidas por ele adotadas no curto espaço de tempo que está à frente da Sesau.

CRÍTICAS De todos os que fizeram críticas à prefeita de Boa Vista, ninguém foi mais ácido que o governador Antônio Denárium. Chamando-a sempre de Teresa Jucá, por descuido ou intenção deliberada, Denárium disse que a prefeita de Boa Vista trabalha de forma leviana e irresponsável. Lembrou que a população vai aos postos médicos municipais, e como não encontra atendimento adequado, procura o Hospital Geral de Roraima (HGR). Denárium e Teresa Surita podem ficar frente a frente hoje, se realmente forem à coletiva de imprensa convocada para hoje, às 15h, pelo general Antônio Manoel de Barros, coordenador da Operação Acolhida. Denárium e Teresa foram convidados para o evento, que vai tratar do funcionamento da Área de Proteção e Cuidado (APC).