Por Parabólica
Em 18/09/2019

Bom dia,

Enquanto providenciam o “estancamento da sangria” dos efeitos da Lava Jato, acabando com a própria operação que teve início em Curitiba, os ilustres congressistas brasileiros estão tomando as devidas providências para tungar dinheiro público – eles querem retirar do orçamento da União, em 2020, nada menos que R$ 3,7 bilhões para financiar a campanhas de seus correligionários nas eleições municipais do próximo ano. É dinheiro que vai sair da saúde, educação e pesquisa para financiar a perpetuação deles na política tupiniquim.

Mas eles não querem só o dinheiro fácil. Tentam aprovar a toque de caixa modificações nas regras de aplicação desse dinheiro que permitam, inclusive, utilizá-los no pagamento de advogados contratados para defendê-los até mesmo em processos onde são acusados de roubarem o dinheiro público. Acredite se quiser, mas eles não têm qualquer constrangimento e estão pouco se lixando para o que vai pensar o eleitor sobre eles. E será que eles têm razão?  

TERRENO

Otoniel Ferreira de Sousa é um dos maiores conhecedores da questão fundiária, especialmente do Município de Boa Vista. Especialista em regularização de imóveis, ele conhece como ninguém a Capital roraimense e como você viu hoje, na Folha, ele descobriu que o governo da Venezuela tem um enorme terreno urbano (2.700 metros quadrados), muito bem localizado, próximo ao Parque Anauá. Este terreno foi comprado pelo governo da República da Venezuela – ainda não tinha chegado o bolivarianismo de Chávez – por meio do Consulado daquele país em Boa Vista. O imóvel é hoje um terreno baldio.

DIGNO

Aos 75 anos de idade, Otoniel – que já foi vereador de Boa Vista e deputado estadual – é um daqueles exemplos de como o povo parece não gostar de manter bons e honestos políticos como seus representantes. Sem sombra de dúvidas, ele foi um dos mais dignos parlamentares que já passaram pela Câmara de Vereadores e pela Assembleia Legislativa do Estado. Como nunca comprou votos, tentou algumas vezes voltar ao Parlamento, mas não logrou êxito. Mesmo assim, como cidadão, está sempre preocupado com as causas coletivas.     

COMISSÃO DE ÉTICA

E não é que o notório Romero Jucá (MDB) tenta punir o senador Telmário Mota (PROS) no Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro parlamentar? O crime de Telmário foi pedir que Jucá fosse retirado de uma cadeira destinada a senador, durante uma reunião da Comissão de Relações Exteriores (CRE), do Senado Federal. O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (Democratas), tenta minimizar o fogo cruzado. Alcolumbre alertou Telmário do risco de ele sofrer alguma punição. Dá para acreditar?

NAS FRONTEIRAS 

O ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, lançou na última segunda-feira (16.09), em Ponta Porã (MS), o Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras e um pacote de ações voltado para o fortalecimento da vigilância em cinco cidades brasileiras fronteiriças aos países que compõem o Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). Roraima ficou de fora apesar da migração venezuelana e da consequente entrada no país de doenças como sarampo e febre amarela. É mole? Parece até que as autoridades federais estão pouco se lixando para o que está acontecendo em Roraima.

ARMAS

Os estados da região amazônica registraram mais armas de fogo, em termos porcentuais, do que o restante do País de 2017 para 2018. É o que aponta um levantamento feito pelo jornal Estadão com base em dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Enquanto AM, PA, RO, RR, MA, AC, MT e TO tiveram crescimento de 54,6%, nas outras unidades federativas e no Distrito Federal o aumento foi de 39%. Em números absolutos, o restante do País contabilizou uma quantidade maior: 147 mil contra 46 mil na Amazônia.

USINAS 

No Diário Oficial da União (DOU), o Ministério de Minas e Energia decidiu liberar para operação, sob a responsabilidade da Roraima Energia, duas unidades geradoras – ambas termoelétricas, movidas a diesel – em Roraima para início de operação comercial a partir do dia 14 de setembro de 2019. As unidades geradoras são a UG36 a UG64, totalizando 29.344 kW de capacidade instalada. A localização é na Usina de Monte Cristo, no município de Boa Vista. E enquanto isso a construção do Linhão de Tucuruí continua em compasso de espera. E tudo indica que não é por má vontade dos Waimiri-Atroari.

INFÂNCIA

O deputado estadual Jânio Xingu (PSB), que é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), viaja hoje para Manaus. Na capital amazonense, ele vai participar como representante do parlamento roraimense de uma reunião de todos os presidentes de assembleias legislativas de estados amazônicos com conselheiros e técnicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para assinarem um protocolo de intenção que comprometa esses parlamentos em destinar recursos para a defesa de políticas de proteção e apoio às crianças e adolescentes. O CNJ quer ainda que os parlamentares fiscalizem a correta aplicação desses recursos.

IMPEACHMENT?

Fontes da Parabólica garantem que apesar da relação entre o governador Antonio Denarium (PSL) e o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (Solidariedade), não ser das melhores, a filiação do vice-governador Frutuoso Lins ao Solidariedade não deve ser interpretada como um movimento estratégico com vistas a um eventual processo de impeachment, num futuro próximo, contra o governador do estado. “Em política tudo é possível, mas parece mais provável que a filiação de Frutuoso está mais ligada à decisão do presidente da Ale de não abrir mão do protagonismo nas próximas eleições municipais”, disse à Coluna um experiente observador da cena política roraimense.

Parabólica
parabolica@folhabv.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Parabólica
"PARABÓLICA..."
23/10/2019 às 01:48
+ Ler mais artigos de Parabólica