Por Parabólica
Em 19/03/2020

Bom dia,

Não dá para não falar na danada da pandemia do Novo Coronavírus e nas consequências que ela está trazendo à vida de quase todo mundo. Em termos globais, as primeiras avaliações do impacto que a pandemia traria ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países seria de algo em torno de 0,5% em 2020. Antes, a previsão de crescimento da economia mundial era prevista em 2,5% e caiu para 2% depois do surgimento do vírus na China. Nesta semana, os mais refinados analistas de mercado já admitem crescimento econômico zero nas duas maiores economias planetárias, a do Estados Unidos da América e a da China comunista.

No caso do Brasil, que junta aos efeitos da pandemia, um persistente ambiente de crise política, alimentada especialmente pelo divisionismo que vem sendo alimentado desde os governos petistas (Lula e Dilma), as perspectivas estão longe de ser otimistas. Alguns bons economistas dizem que não será surpresa se o PIB brasileiro de 2020 tiver novo crescimento negativo, ou seja, poderemos ter um ano de mais desemprego e desesperança. E será que os políticos terão possibilidade de empurrar a instabilidade política e o desemprego para 2021? É pouco provável.      

REAL

Esta é uma história real nestes tempos de pandemia. Um médico, dos melhores especialistas em sua área, que não acredita nos números oficiais sobre casos suspeitos de enfermos acometidos pelo Novo Coronavírus, tomou uma decisão radical: juntou toda a família e decidiu isolar a todos, levando-os para sua fazenda. Disse a amigos que só volta de lá quando os números e o controle da pandemia estiveram mais claros. A preocupação maior do médico é com sua mãe, que já passou dos 80 anos.

MUDANDO

Moradores das regiões do Água Boa e do Urubuzinho andam estranhando a mudança de posição de rede elétrica que abastece os sítios e fazendas de lá. Os novo postes estão sendo deslocados para o outro lado da vicinal Água Boa – asfaltada durante o governo do falecido Anchieta Júnior – em locais muito próximos ao leito da rodovia. O motivo do estranhamento dos moradores da região é que a antiga rede estava absolutamente muito boa, e também causa estranheza o fato de que os novos postes, onde estão sendo realocados, vão impedir, no futuro, o alargamento da rodovia. Diga-se de passagem a vicinal é muito estreita e tem bastante sinuosidade.

O BEM AMADO

A recomendação de médicos e especialistas em saúde de que todos devam lavar as mãos diversas vezes por dia como forma de evitar a infecção com o Novo Coronavírus (Covid-19) fez lembrar, aos que têm mais de 50 anos, uma novela de Dias Gomes – quando se fazia novela de qualidade no Brasil, nos anos 70/80 do Século passado – chamada de “O Bem Amado”, cuja trama era baseada no submundo do jogo do bicho, no Rio de Janeiro. Um dos principais personagens, o bicheiro Jovelino Sabonete, tinha uma pia na sala de sua casa e lavava as mãos sempre que cumprimentava alguém. A vida imita a arte.

CANDIDATURA

O PSD, do deputado federal Haroldo Cathedral, segundo seus dirigentes vai mesmo lançar candidato próprio à Prefeitura de Boa Vista nas próximas eleições de outubro. Embora ainda não tenha decidido o nome que vai encabeçar a chapa, fonte da Parabólica diz que é quase certa a indicação do advogado José Haroldo, filho do deputado federal, que hoje preside o Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPERR). O anúncio deve ser feito tão logo a situação de combate ao Covid-19 fique mais tranquila.

RÁPIDAS

Em entrevista, ontem, quarta-feira (18.03), concedida a uma emissora de rádio, o ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, admitiu a possibilidade de ampliação do fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela, alcançando, inclusive, o movimento de cargas. No fundo, a entrada de mercadorias brasileiras em território venezuelano, porque em sentido contrário, quase nada está vindo de lá para cá. ### O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ontem, em pelo menos duas coletivas à imprensa, que a pandemia do Covid-19 instalada no Brasil é grave, mas não deve ser tratada com histeria. ### Mesmo assim, Brasil afora, tem milhões de brasileiros indo aos supermercados e comprando, para estocar, mercarias de necessidades básicas. Com os roraimenses não é diferente, em pleno meio do mês, os supermercados estão sempre lotados, fazendo a gente esquecer um pouco o ritmo da economia do contracheque chapa-branca. ### E o preço internacional do petróleo, hein? O barril do tipo Brent foi cotado ontem em pouco mais de US$ 22,00. O preço das commodities já caiu 61% desde que o mundo começou a ficar alarmado com a pandemia do Novo Coronavírus. ### A onda agora é de panelaços, prós e contras. Alguém tem uma pálida ideia de onde isso vai parar? ### Em entrevista exclusiva à Folha, ontem (quarta-feira), o governador Antonio Denarium (sem partido) anunciou um novo conjunto de providências que vão fortalecer, de fato, a luta contra a chegada com Covid-19 no estado. Ainda bem. ### Ontem, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, chamou a atenção para um fato que muitos sequer sabem. O sistema único de saúde (SUS) está presente em todos os municípios brasileiros. Isso facilita o enfrentamento ao Covid-19.        

Parabólica
parabolica@folhabv.com.br
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Parabólica
"Parabólica 06/04/2020..."
06/04/2020 às 06:54
+ Ler mais artigos de Parabólica