Parabólica

Parabolica 19 11 2019 9318

Bom dia,

O Projeto Passarão foi inicialmente concebido como um distrito hortifrutigranjeiro para abastecer os mercados de Boa Vista e de Manaus. Lá, foram realizados vários trabalhos de infraestrutura de estradas de acesso, asfaltamento da rodovia estadual que o liga à capital roraimense, eletrificação rural e até a construção de canais para levar água do Rio Uraricoera até os lotes. Muita grana foi destinada àquele projeto, que serviu várias vezes de lavanderia para a roubalheira do dinheiro público. Basta lembrar o caso de compra de pivôs de irrigação, através de emendas de parlamentares ao Orçamento da União, que nunca foram instalados, sendo depois descobertos fazendo irrigação de propriedades privadas fora do projeto.

Desde o início até hoje, já se passaram cerca de 35 anos sem que aquele projeto tenha cumprido nem 5% das metas projetadas. Como quase todos os projetos lançados pelo ex-governador Ottomar Pinto, o Projeto Passarão teve na origem várias distorções, inclusive com alguns parceleiros recebendo área muito maior que outros. Uns, por motivos eleitoreiros, receberam desde o começo muito mais apoio de financiamento e doação de materiais que outros. Alguns dos assentados queriam os lotes apenas para especular, na expectativa de que os investimentos públicos os valorizassem além das forças de mercado.

A última grande frustração sobre o Projeto Passarão ocorreu no governo de Suely Campos. Uma verba de cerca de R$ 19 milhões chegou a ser liberada pelo Ministério da Integração Regional, ainda no governo de Dilma Rousseff (PT), caindo em conta específica bancária a ser movimentada pelo governo do estado através, inicialmente, pela Secretaria de Infraestrutura, mas uma disputa interna transferiu a execução das obras para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seapa), que não possuía qualquer expertise na condução de obras. Na briga interna para controlar a grana, o tempo passou e o prazo do convênio esgotou, obrigando o governo estadual a devolver a grana ao Ministério da Integração regional.

E por que estamos contando essa história? Pela simples razão de que ontem a Folha publicou uma reportagem sobre a situação de 190 famílias assentadas em 2017 e que tiveram suas licenças de ocupação caducadas. Em mais de 35 anos, jamais foram feitas correções no Projeto Passarão e nenhum dos muitos desvios de recursos púbicos para ali direcionados foi apurado. Coisas de Roraima!

PIONEIRO

Morreu nesse final de semana Arthur Gomes Barradas, um dos pioneiros do setor mineral, especialmente da garimpagem de diamantes em Roraima. Discreto, ele financiou durante muitas décadas a extração e a comercialização de diamantes produzidos nos garimpos tradicionais rio-branquense/roraimense. Empoderado pela riqueza que possuía, Barradas – era assim que quase todos o chamavam – nunca fez questão de expandir sua influência para além de suas atividades empresariais, sendo considerado um homem de negócios que honrava rigorosamente os compromissos assumidos. Quando Roraima era considerado um lugar perdido, ele viajava à Europa regularmente para negociar a produção diamantífera dos garimpeiros locais. Viveu com simplicidade todo o tempo.

BOCHICHOS 

Embora a maioria dos políticos locais esteja escondendo o jogo com relação às eleições municipais do próximo ano, tudo indica que todos estão muito atentos aos movimentos de possíveis contendores. Uma notícia que circulou em redes sociais dando conta de um encontro entre a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB) com os ex-prefeitos de Boa Vista, Júlio Martins (PTB) e Iradilson Sampaio (PSB) deu origem a um boato de possível acordo da dupla no sentido de apoiar a candidatura dela à PMBV. No acordo restaria acertado que Iradilson seria vice na chapa encabeçada por Shéridan. Fontes da Parabólica confirmam o encontro, mas descartam liminarmente qualquer acerto sobre chapa.

CHINESES

Tem muito brasileiro querendo a vinda do capital estatal chinês para o Brasil. Alguns sonham muito alto e chegam mesmo a acreditar que uma empresa estatal daquele gigante país asiático estaria interessada em comprar todo o sistema de abastecimento energético de Roraima, que ainda vai fazer um ano de privatização. A especulação dá conta de que os chineses também iriam adquirir o mesmo sistema no estado do Amazonas, um mercado bem maior e que seguramente oferece ganhos de escala. O interessante é que tem gente que torce para que as estatais brasileiras sejam substituídas por estatais do governo chinês. É mole?

RÁPIDAS

As chuvas do final de semana reduziram o surgimento de focos de incêndios no Lavrado. Na semana passada já havia sinais de queimadas, sobretudo nas margens de estradas. ### O governador Antonio Denarium (ainda no PSL) deve acompanhar o presidente da República na fundação do novo partido, o Aliança pela Pátria ### Desde o começo da noite de ontem, segunda-feira, a internet voltou a infernizar a vida dos que dela precisam para trabalhar ### De um empresário, indignado com este novo feriado de quarta-feira (19/11): “Os políticos adoram dar feriados e ponto facultativo porque não pagam a conta dos prejuízos dados aos que precisam trabalhar para pagar suas contas. No dia que fossem obrigados a indenizar esses prejuízos, acabariam com essa brincadeira de mau-gosto” ### Basta refletir sobre as decisões de alguns ministros do STF para verificar que eles não são a favor de ninguém. Eles são contra mesmo é qualquer tentativa de investigar e punir corruptos, sejam de que matizes forem os canalhas. ###Esta última vai para os que ainda gostam do futebol local: dá para aceitar que o campeonato roraimense de futebol profissional do próximo ano seja disputado por apenas quatro clubes? Quem são os responsáveis por esta decadência?