Por Parabólica
Em 23/03/2020

Bom dia,

Não tem como não falar da pandemia do Covid19. Por conta disso vamos tentar especular um pouco sobre as consequências trazidas por este vírus no futuro próximo do Brasil. É claro, tudo muito ainda sujeitos a erros de avaliação porque, afinal, de contas, porque a pandemia está apenas chegando ao país, e segundo o ministro da Saúde, Henrique Mandetta - que está se revelando bastante sensato e equilibrado na condução da guerra contra o Covid19-, a pandemia ainda vai atingir o pique de transmissão no Brasil lá para o final de abril, ou mesmo,  em maio próximo. De qualquer forma, vale fazer algumas reflexões, que poderão perfeitamente provocar mudanças para melhor no país.

Embora o Novo Coronavírus, ainda neste estágio inicial, seja um vírus que está contaminado especialmente a classe média e alta, exatamente aquela que viaja constantemente para o exterior, todos imaginam que a propagação dele chegará rapidamente às camadas mais pobres da população, exatamente a mais vulnerável por conta das deficiências alimentares, de moradia e de saneamento básico. Está aí, a primeira grande reflexão que devemos fazer. Não podemos mais conviver com uma sociedade tão desigual; o governo, os políticos, e todos os agentes públicos titulares dos três níveis de governo precisam se convencer disso.

PRIORIDADE

Ontem, obrigado a dar uma entrevista coletiva por conta de um picareta que utilizou uma rede social para imitar sua voz e dar um alarme falso sobre o Covid19, o ministro Henrique Mandetta aproveitou a oportunidade para dar um recado curto e grosso: As condições sub-humanas em que vivem a maior parte dos pobres nas cidades-metrópoles brasileiras representam um barreira para conter a proliferação da pandemia, e por isso, os governos deveriam dar prioridade absoluta ao saneamento e urbanização das comunidades. Está certo.

INSUPORTÁVEL

A obrigação de ficar no isolamento, especialmente para os idosos, não é doloroso apenas por conta da falta de aconchego de filhos e netos. Isso é temporário e vai passar nas próximas semanas, é claro com muito prejuízo, especialmente para quem não é assalariado. O insuportável é ter que olhar as redes sociais para passar o tempo e ver um montão de idiotas escrevendo e falando sobre coisas que eles e elas absolutamente não entendem bulhufas de nada. Gente que escreve áudio com a seguinte grafia: “Aldio”. E não são poucos. É preciso ter enorme paciência.

MUDANÇA

Apesar de toda a pasmaceira decorrente da quarentena por conta do Covid19, no mundo político a roda não para de girar. Fontes da Parabólica indicam que o novo líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o deputado estadual Marcelo Cabral está saindo do MDB, do ex-senador Romero Jucá. Embora a esposa do parlamentar, a secretária municipal de Ação Social, Simone Queiroz - ela também estaria procurando um novo partido-, fosse até aqui cogitada como possível candidata apoiada pela atual prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), a prioridade de Marcelo Cabral seria fechar entendimento com o Solidariedade do presidente da ALE, Jálser Renier, em torno da eleição no município do Amajari, sua base política. 

RÁPIDAS

Mais um prédio antigo e clássico de Boa Vista foi para o chão, sem dó nem piedade com nossa história. Depois de tirar os venezuelanos - cerca de 200 que estavam morando no local-, o governo demoliu, ainda ontem, em pleno domingo, a antiga sede da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED). ### A demolição do prédio que abrigou a Secretaria de Educação, numa manhã de domingo; lembra a mesma coisa feita pelo ex-bispo de Roraima, Roque Palocci, que mandou demolir o prédio onde funcionou o antigo hospital Nossa Senhora de Fátima, numa sexta-feira de Carnaval, colocando abaixo décadas de história de Roraima. ### Cortejado por vários pré-candidatos à Prefeitura de Boa Vista, o PSB, comandado pelo ex-prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio pode vir a apoiar o ex-deputado federal Luciano Castro (PSB). Se nada mudar, essa é a tendência. O partido também tem filiado o deputado estadual Jânio Xingu. ### Já o PDT, cujo comando local é da ex-senadora Ângela Portela, poderá ser o destino do vereador Linoberg Almeida, atualmente na Rede Sustentabilidade, que seria o candidato da sigla à Prefeitura de Boa Vista. ### Foi do Ministério Público Estadual, Grupo de Atuação para o Acompanhamento da Crise no sistema Penitenciário, a inciativa para que a Secretaria de Administração Penitenciária fosse impedida de mandar soltar temporariamente 259 presos do regime semiaberto. ### A decisão foi do corregedor-geral do Tribunal de Justiça, o desembargador Almiro Padilha. A decisão foi motivada pelo temor de que, no retorno, esses presos pudessem levar o Novo Coronavírus para os demais presos do Sistema Penitenciário Estadual. ### Um dos maiores supermercados de Boa Vista também aderiu a moda do Delivery, nestes tempos de quarentena. A compra mínima é 50 reais e o estabelecimento cobra uma taxa de entrega de 10 reais. Pelo menos alguns motoboys ganharão emprego.    

Parabólica
parabolica@folhabv.com.br
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Parabólica
"Parabólica 06/04/2020..."
06/04/2020 às 06:54
+ Ler mais artigos de Parabólica