Parabólica

Parabolica 11566

Bom dia,

Hoje é sexta-feira (05.03). Os roraimenses vivem a expectativa de um final de semana, a partir da tarde de hoje, em decorrência de decretos expedidos por prefeitos e também pelo governo do estado, apesar deste não explicitar de forma clara, a necessidade de aumentar as medidas restritivas às atividades econômicas em Roraima, em função de agravamento da pandemia da Covid19, com aumento dos casos de contaminação, e de mortes causadas pelo vírus chinês. E esta é uma das características da realidade política roraimense: a ocorrência do primeiro caso de contaminação, e de morte, pela Covid19 já faz mais de um ano, e neste período não se sabe de qualquer iniciativa do governo local e da prefeitura da Capital, no sentido de se sentar à mesma mesa, para a definição de condutas conjuntas no enfrentamento da pandemia. Ao contrário, não foram poucas as oportunidades de trocas de farpas entre os chefes de executivos, do estado e do município.

Esta falta de união, pelo menos para vencer uma tragédia, que é comum para toda a população, se projeta para o conjunto da sociedade, dividindo-a politicamente, e motivando comportamentos diferentes das pessoas empurradas por suas convicções políticas, e ideológicas. Essa situação de divisionismo, que se diga de passagem, é alimentada pelo presidente da República e governadores estaduais, projeta uma expectativa de que muitos não devem seguir as decisões dos dirigentes públicos, e o pior, vão procurar sabotá-las fazendo com que seus efeitos restem minimizados. É só esperar para ver a aglomeração de pessoas em torno de bebedeira, seja para comemorar o que for, ou simplesmente, para desafiar as ordens dos agentes públicos.

DESCONTROLADA

Embora os índices nacionais de flutuação de preços pareçam indicar que a inflação brasileira estaria ainda sob controle, esta não é a sensação de quem vive em Roraima. Aqui, decididamente, os preços se comportam como em época de inflação grande. Isso, é mais sentido quando se trata da aquisição de insumos para produzir ou construir no estado. Este aumento exagerado de preço vai repercutir em custos de produção e construção muito mais altos resultando num preço de mercado exagerado dos produtos. Nestes casos, quase todos os insumos e matérias-primas mais que dobraram, nos últimos 12 meses, sendo que nalguns casos, o reajuste foi superior a 300%. Ninguém aguenta mais.

IMPORTAÇÃO

O aumento exagerado do preço dos insumos para se produzir em Roraima levam ao aumento das importações estaduais, com consequente perda de empregos. É o caso de criadores de frangos e suínos, que tiveram seus custos com ração majorados em mais de 200%, encarecendo o preço final de seus produtos. O aumento de preço do frango e do suíno aqui produzidos resulta na perda de competitividade com a carne suína e o frango congelados importados que veem especialmente do Centro-Oeste. Qualquer manual elementar de economia ensina que importações de produtos finais significa vazamento de renda e perda de emprego local.

RÁPIDAS

Ainda sobre o aumento do preço dos insumos e matérias-primas locais:  a ração para peixes, com 28% de proteína, que há pouco menos de seis meses custava R$ 42,00 a saca de 40 de 25kg, hoje não sai menos de R$ 75,00, um aumento percentual de 78,8%. ### Pressionado por grupos localizados, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) afrouxou de novo as regras que limitavam o funcionamento das atividades econômicas e de circulação de pessoas no município. Agora, o decreto municipal permite o funcionamento, no sábado e no domingo, de estabelecimento que vendem produtos para alimentação. ### Apesar do discurso oficial, a situação da saúde pública estadual está colapsada. Faltam profissionais de saúde – especialmente médicos-, medicamentos essenciais e até leitos. Ontem, quinta-feira (04.03), não existia um único médico de plantão, no Hospital Regional de Rorainópolis, o segundo maior do estado. ### Até ontem à noite, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) não havia encaminhado às prefeituras municipais do estado as doses respectivas para cada uma. Esta semana, como foi anunciado, o Ministério da Saúde mandou para Roraima cerca de 8.800 doses de vacinas. ### Afinal, que providências no combate da pandemia da Covid19, os deputados estaduais vão sugerir ao governo estadual depois do depoimento, ontem, do secretário de Saúde, Marcelo Lopes, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE)? ### Ricardo Salles, o ministro do Meio Ambiente brasileiro é, de fato, polêmico. Agora ele diz que o carro movido a etanol é menos poluente os carros elétricos. ### Até segunda-feira.