Parabólica

Parlamentares anunciam abertura de 70 leitos destinados a pacientes acometidos pela Covid 19 10364

Bom dia,

Hoje é terça-feira (16.06). E de repente, não mais de que de repente, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado estadual Jalser Renier (Solidariedade) e o deputado federal Otaci Nascimento (Solidariedade) -pré-candidato à Prefeitura Municipal de Boa Vista-, anunciaram a abertura de nada menos que 70 leitos destinados a pacientes acometidos pela Covid-19 no Hospital das Clínicas Wilson Franco, dos quais 10 munidos de túnel de ventilação, ventiladores mecânicos de baixo custo que servirão de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Esses ventiladores mecânicos foram desenvolvidos por uma empresa amazonense (Grupo Samel), têm baixo custo -ao derredor de 200 reais-, e foram testados em pacientes de um hospital privado com ótimos resultados alcançados.

O anúncio da abertura desses leitos veio depois da desastrada e natimorta tentativa de transferir doentes graves contaminados pela Covid-19 para hospitais de Manaus. Já faz algum tempo que esses empresários amazonenses anunciaram a existência desses ventiladores de baixo custo e até ofereceram alguns por doação. Ora, por que eles não foram adquiridos e instalados antes que o Hospital Geral de Roraima (HGR) entrasse em colapso? É bom lembrar que faz mais de 90 dias, o infectologista Mauro Assato sugeriu, em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, que 40 leitos do anexo do HGR fossem aparelhados para servirem de UTI, antes que a pandemia fosse agravada por aqui. Nada foi feito, apesar da credibilidade daquele profissional, considerado um dos melhores especialistas de Roraima.

De qualquer forma, antes tarde do que nunca, e o anúncio da abertura desses leitos no Hospital das Clínicas Wilson Franco; além da iminente inauguração da Área de Proteção e Cuidado (APC), da Operação Acolhida, que adicionará mais 80 leitos; parece que o pior pode estar passando. E a situação poderia ser ainda melhor se o governo estadual e o municipal cumprissem com suas obrigações fornecendo testes e medicamentos para os pacientes positivados com a finalidade de que eles não sejam obrigados a procurar os hospitais para internamento. Até quando?

CUMPRIDO 1

Aliás, sobre notas da Parabólica quanto a constituição da Área de Proteção e Cuidado (APC), da Operação Acolhida, recebemos: “ obre a nota da Parabólica que cita a Prefeitura de Boa Vista com relação ao Hospital de Campanha, a Secretaria de Municipal de Comunicação esclarece que o pactuado entre a prefeitura e o Exército Brasileiro foi cumprido desde a primeira data prevista para a inauguração do hospital de campanha. Já estamos na quinta data adiada pelo governo do estão”.

CUMPRIDO 2

“Reforça que a prefeitura cedeu diversos equipamentos hospitalares, respiradores, camas, macas e equipamentos. Contratou 111 técnicos de enfermagem; investiu na infraestrutura da Área de Proteção e Cuidado, com asfalto, sarjeta e iluminação pública. A novidade que ficou acertada recentemente entre o município e o Exército é a instalação de uma UBS dentro do Hospital de Campanha que vai ajudar na triagem e nos primeiros atendimentos aos pacientes”, conclui a nota emitida pela Secretaria de Comunicação da PMBV.

AUMENTADOS

Além da abertura de leitos no Hospital das Clínicas Wilson Franco e da iminente abertura da Área de Proteção e Cuidado fontes da Parabólica dizem que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) vai fazer aditivos com hospitais da rede privada para internação de pacientes com as demais enfermidades (leitos de retaguarda). Só com um desses hospitais o contrato pode chegar ao montante pouco crível de R$ 18 milhões. Valor que faria nosso colunista, mestre Afonso Rodrigues, dizer: “É dinheiro pra Dédeu”.

RÁPIDAS

E o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), respondendo a uma militante de Roraima que foi aguardá-lo na saída do Palácio do Alvorada, disse que o governo federal já mandou dinheiro para o governo estadual atender os pacientes da Covid-19. ### Ele também demonstrou ter conhecimento da possibilidade da transferência de pacientes roraimenses graves para hospitais de Manaus. ### Só para comparação, em termos de gestão: em Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) mandou desativar o hospital de campanha que havia sido aberto pelo município para tratar de pacientes com Covid-19. Segundo o prefeito ele não é mais necessário. Aqui, o hospital de campanha sequer foi aberto, apesar de mortes diárias de pacientes sem atendimento adequado. ### Depois que os deputados estaduais esqueceram o pedido de impeachment do governador Antônio Denárium, que eles mesmos fizeram, agora um grupo de pessoas estão dispostas a buscar a ajuda da Ordem dos Advogados do Brasil para fazer um novo requerimento com o mesmo propósito. O problema é que o pedido vai ser também decidido pela presidência da ALE. Logo… ### E continuam as notícias para fazer de boba parte da população que ainda consegue ficar indignada: a justiça federal do Paraná tornou o ex-senador Romero Jucá (MDB), mais uma vez, réu em processo de corrupção na Transpetro, subsidiária da Petrobrás. É apenas mais um, para ele continuar livre, lépido e milionário. Rindo da cara dos tolos.

Publicidade