Parabólica

Por que nao tivemos o mesmo tratamento que Manaus 10381

LÁ O que incomoda parte da população roraimense que ainda não perdeu a capacidade de ter raciocínio crítico é quando se compara o tratamento que o Ministério da Saúde dispensou ao estado do Amazonas quando lá a situação de enfretamento à pandemia atravessou seu momento mais crítico. Manaus recebeu a visita o ex-ministro Nelson Teich e do atual ministro interino, o general Eduardo Pazuello, que providenciaram, em tempo hábil, a entrega de materiais, equipamentos e remédios; bem como o envio de profissionais médico e paramédicos para tratar a população amazonense. O resultado é que os amazonenses já vivem um outro momento no combate ao Covid19, inclusive, com a desmontagem de um hospital de campanha em Manaus, que já não se faz mais necessário.

AQUI Roraima sempre esteve, nas avaliações do Ministério da Saúde, como um dos estados brasileiros mais vulneráveis no combate ao Covid19, e apesar disso não recebemos a visita de qualquer autoridade sanitária nacional mais graduada e nem envio de pessoal especializado para reforçar as equipes locais. E, quando se ouve os parlamentares locais e até mesmo o governador Antônio Denárium (sem partido) -o mais fiel dos governadores estaduais às vontades políticas do presidente da República, Jair Bolsonaro-, a impressão que se tem é de que nossos representantes têm enorme prestígio junto ao Palácio do Planalto. 

RAZÃO Quando abriu os trabalhos daquela audiência pública virtual, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) na tarde da última quarta-feira (17.06), o ministro interino da saúde, o general Eduardo Pazuello fez questão de registar suas ligações pessoais com Roraima -ele foi secretário interventor na Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz)-, o que denotaria, à princípio, seu compromisso inarredável para ajudar o estado neste momento de colapso no combate à pandemia. Mesmo que não se duvide da sinceridade do ministro interino, até hoje não foi explicada a razão do cancelamento de sua visita a Roraima. Ele já visitou todas capitais da região Norte, exceto, Boa Vista.

CANCELADA Como anunciamos na edição de ontem, quinta-feira, era possível que houvesse um encontro entre o governador Antônio Denárium e a prefeita Teresa Surita (MDB) durante uma coletiva prevista para a tarde daquele dia, na Área de Proteção e Cuidado, para tratar do início de funcionamento daquela unidade hospitalar. Denárium fizera críticas contundentes e diretas à prefeita de Boa Vista, acusando-a de trabalhar de forma leviana e irresponsável no atendimento básico à população, durante a audiência pública virtual promovida pela Assembleia Legislativa. O encontro entre Teresa e Denárium não ocorreu por conta do cancelamento da coletiva.

ADIADAS Pois é, mais uma vez, o julgamento dos processos que o PSDB e o Democratas movem no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) contra o governador Antônio Denárium e seu vice Frutuoso Lins (Solidariedade), por presumível prática de compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2018, foi adiado. Agora, segundo a informação dada a imprensa, o motivo alegado foi o acometimento do Covid19 dos advogados dos partidos titulares da ação. Não é a primeira vez que o julgamento é adiado, sempre com razões diferentes. 

CONTA Fontes da Parabólica informam que anda chegando numa determinada secretaria estadual um calhamaço de currículos. As mesmas fontes dizem que o encaminhamento desses currículos está sendo feito por parlamentares estaduais, que faz tempo, acumulam esses documentos em seus gabinetes e que não conseguem atender a demanda. Será a conta chegando?