Parabólica

Posses na Casa Civil e na Sesau devem acontecer nesta sexta feira 10314

Bom dia,

Hoje é quinta-feira (04.06). Até ontem, Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina não registra qualquer morte provocada pela Covid-19 faz mais de um mês. A cidade tem uma população um pouco menor que a população do estado de Roraima, e de uma vez meia a do município de Boa Vista (cerca de 480.000 habitantes) e durante este período de pandemia infestada por todo o país, em Florianópolis morreram menos de 10 pessoas em decorrência das consequências trazidas pelo Novo Coronavírus. Lá, as atividades econômicas estão funcionando em quase normalidade e a destruição de empregos e atividades têm sido relativamente muito menores que no restante do Brasil.

Será que os habitantes de Florianópolis desenvolveram algum anticorpo capaz de combater e destruir o vírus? Claro que não. Tudo indica a que a combinação de governantes competentes, com hábitos culturais da população daquela cidade têm feito a diferença. Os governantes, do estado e do município, de Santa Catarina/Florianópolis foram ágeis e competentes tão logo surgiram às primeiras informações sobre a gravidade da Covid-19. Equiparam suas unidades hospitalares; compraram equipamentos e materiais médicos, e de proteção individual; treinaram o pessoal médico e paramédico; e saíram na frente quanto a adoção de medidas de isolamento social.

E a população de Florianópolis, hein. Imagens que vêm das ruas e logradouros da capital santa-catarinense mostram que seus habitantes utilizam de forma maciça as máscaras de proteção, prática que não se repete nas ruas e logradouros das demais cidades brasileiras. É tudo uma questão de civilidade das pessoas que habitam aquela cidade que entenderam logo cedo a gravidade da doença -em muitas cidades brasileiras ainda tem muita gente que não acredita que a Covid-19 infecta as pessoas e as mata-, e por isso não guardam condutas mínimas prescritas por autoridades médicas e sanitárias do mundo inteiro. Ah, sim! Lá, as autoridades agiram no tempo certo. Não ficaram transferindo responsabilidades, uns para os outros; ou esperando tudo do governo federal.

POSSES

Como a Parabólica antecipou, as posses do deputado estadual Soldado Sampaio (PC do B), na chefia da Casa Civil; e de Marcelo Lopes na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) devem ocorrer amanhã, às 10h, provavelmente no salão nobre do Palácio Senador Hélio Campos. As duas indicações fazem parte de um amplo cordo firmado entre o governador Antonio Denarium (sem partido) e o presidente da Assembleia legislativa do Estado (ALE), deputado estadual Jalser Renier (Solidariedade), depois de um período de troca de farpas políticas entre os dois.

BASE

Fontes da Parabólica estimam que, à princípio, o governador Antonio Denarium passará a contar como apoio de ampla base parlamentar na ALE. Os números indicam que nada menos de 22 deputados estaduais -quase a unanimidade do plenário-, já declararam intenção de ser governistas depois do acordo firmado, e anunciado, entre o chefe do Executivo estadual e o presidente do Poder Legislativo. As mesmas fontes dizem que apenas o deputado estadual Diego Coelho (PTC) já descartou virar governista; enquanto o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB) -que liderava o aparentemente natimorto Bloco da Maioria-, ainda não se manifestou sobre a adesão ao governo, embora tenha elogiado as escolhas de Denarium/Jalser. Um atento observador da política roraimense disse que essa é a maior parlamentar governista nos últimos 10 anos.

SEPLAN

Na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), vaga com o pedido de exoneração de Marcos Jorge -que saiu para assumir a pré-candidatura à Prefeitura de Boa Vista pelo Republicanos-, a escolha do substituto foi aparentemente técnica. O bacharel em direito e engenheiro elétrico Diego Prandino -que era adjunto de Marcos Jorge-, vai ser o novo secretário. Ele veio de Brasília, ainda no começo do governo Denarium, e tem ligações familiares com aliados de primeira hora do atual governador.  Na vaga do novo secretário quem assume, como secretário-adjunto, é o economista roraimense Fábio Martinez.

CASA CIVIL

Embora fontes da Parabólica tenham sabido da vontade do deputado estadual Soldado Sampaio de levar o advogado Leocádio Vasconcelos para ser seu adjunto na Casa Civil do governo estadual, prevaleceu a decisão do governador Antonio Denarium de manter no posto uma pessoa de sua absoluta confiança: o procurador-adjunto do estado, Ernani Batista,vai ser o novo adjunto da pasta. Ele já fora indicado por Denarium, para presidir o grupo designado para acompanhar a execução de despesas na Secretaria Estadual de Saúde, durante o período de excepcionalidade de enfrentamento da Covid-19.

À MARGEM

Pessoas muito ligadas ao secretário Olivan Júnior, disseram à Coluna que ele ficou à margem das negociações que levaram à decisão do governador Antonio Denarium de substituí-lo no comando da Secretaria Estadual de Saúde. Olivan Júnior, que é coronel da reserva do Exército, tinha recebido apoio explícito dos militares que trabalham em Roraima e aguardava uma audiência com o governador para dizer se estaria disposto à continuar no comando da Sesau. Não deu tempo; pela imprensa ele ficou sabendo que seria substituído por Marcelo Lopes.