Economizando

Preciso de uma Reserva de Emergencia 11634

Preciso de uma Reserva de Emergência?

Imagem: economirna.com

A tão falada reserva de emergência, e afinal pra que serve? A reserva de emergência é para te ajudar nos imprevistos que acontecem nas nossas vidas. Ou na sua vida isso não acontece? Se nunca aconteceu nenhum imprevisto com você, você é extremamente sortudo. Mas para quem, assim como eu, gosta de se preparar para possíveis imprevistos ao longo do percurso, é muito importante ter uma reserva.

A reserva de emergência é o primeiro passo para uma vida financeira organizada, é o primeiro fundo pessoal que você deve formar. Essa reserva te protege de ficar muito endividado num momento de crise te permite ter mais liberdade para tomar decisões relacionadas ao seu dinheiro e ainda te permite uma segurança maior. Posso investir antes de formar minha reserva de emergência? Meu caro, poder você até pode, mas não é o ideal e eu te explico o porquê.

Imagine que você formou sua reserva de emergência e decidiu por investir em ações, passado alguns meses suas ações seguem em alta e você sofre um acidente e precisa resgatar esse dinheiro porque não possui uma reserva de emergência disponível. No dia anterior, devido algumas notícias no mercado, o preço das suas ações despencam, mas você precisa vendê-las mesmo assim.

No final, você vendeu mais barato do que comprou, ficou no prejuízo e ainda parou de receber seus rendimentos provenientes dessas ações. Entendeu agora? A reserva de emergência é sobre isso, sobre precisar do dinheiro e ele estar ali, disponível, para evitar prejuízos maiores.

Se você não tem uma reserva de emergência, não se desespere, só comece logo, quanto mais cedo, melhor! Você deve estar se perguntando agora sobre o valor ideal da reserva de emergência que você precisa. Cada caso é diferente, não existe um valor definido, você precisa saber seu custo de vida, o que deve e o que ganha, para que possamos analisar e chegar a um valor exato para você. Mas existe uma regra que facilita: guardar o valor correspondente a seis meses o seu custo de vida. De forma bem simples: se seu custo de vida corresponde a R$2.000 reais mensais, multiplicando esse valor por seis chegamos ao montante de R$12.000 reais, esse seria o valor ideal para sua reserva de emergência. Perceba que esse valor é pra ficar disponível para você em casos de emergências, como o próprio nome já diz.

E onde eu coloco esse dinheiro Jádila? A reserva de emergência precisa de duas coisas: segurança e liquidez. Segurança no sentido de não perder dinheiro e liquidez, para que o dinheiro esteja disponível o mais rápido possível. E a rentabilidade? Esse quesito fica para investimentos, para o valor que você aporta todos os meses. Reserva de emergência não precisa da melhor rentabilidade do mundo, só precisa de segurança e liquidez.

Posso colocar na poupança? Até pode, mas existem algumas opções melhores, como CBD de liquidez diária, por exemplo, ou até mesmo contas correntes de bancos digitais consolidados no mercado. Perceba que não tem mistério, você não precisa ser expert em investimentos, nem procurar a melhor rentabilidade para sua reserva, precisa ser simples e prático.

Não é difícil montar sua reserva, você só precisa se organizar e dar um passo de cada vez.