Economizando

Quatro dicas para economizar no supermercado 11709

Não é segredo que grande parte dos produtos que consumimos no dia a dia estão cada vez mais caros, basta uma ida ao supermercado para notarmos a diferença. Poderia explicar os motivos dessa alta nos preços e de como funciona a economia, mas vou fazer melhor, vou te dar 4 dicas simples e práticas para você conseguir economizar na hora do supermercado.

1 – Não vá ao supermercado com fome

Você deve estar pensando: mas o que isso tem haver com economizar? Calma, que eu explico. Quando estamos com fome não pensamos de forma racional na hora das compras, e acabamos por comprar produtos supérfluos que geralmente não estariam no nosso carrinho de compras. E por consequência acabamos fazendo uma compra não inteligente e gastando mais. Então quando for fazer as compras, evite ir com fome, assim escolherá os produtos de forma racional e ainda economiza seu dinheiro.

2 – Faça uma lista de compras

Precisamos de um plano para todos os objetivos que pretendemos alcançar, seja qual for, precisamos de um plano, um mapa, algo que nos direcione. E adivinha só, a ida ao supermercado não deve ser diferente, você precisa de um plano. Um plano? Isso um plano. Primeiro você analisa o que precisa e faz uma pesquisa de preços nos supermercados próximos, hoje em dia conseguimos ver os preços pelas redes sociais, então é fácil e rápido. Depois de escolhido o supermercado, você faz a sua lista de compras. No decorrer da compra você acaba vendo outros produtos e tem aquela sensação “olha só, estou precisando disso”, mas a verdade é que você está se auto sabotando, você já olhou o armário em casa e sabe exatamente o que precisa, e colocou isso na lista. Por isso seguir a lista é tão importante, porque a lista bem feita garante que você não compre além do necessário.

3 – Tente comprar em atacado

As compras em atacados saem mais baratas que as compras no varejo, porque no atacado compramos em maior quantidade. Mas atenção, não adianta entupir a dispensa só para conseguir o preço menor. Então qual é a solução? Reunir um grupo de amigos para conseguirem maiores descontos. Tudo bem que vão ter o trabalho de dividir as compras depois, mas dependendo do valor que conseguirão economizar, nem vai ser tanto trabalho assim. Alimentos em caixa fechada geralmente são mais baratos, logo a conta é simples, somar quantas unidades cada um precisa e depois ver quantas caixas são necessárias para suprir a necessidade do grupo.

4 – Não faça estoque

Por conta de altos períodos inflacionários que já aconteceram no Brasil, todos nós temos o costume de fazer compras grandes e estocar alimentos. Mas isso, por vezes, acabando prejudicando seu orçamento. Você só precisa comprar o que conseguir consumir dentro do período estabelecido, se você faz compras a cada 15 ou 30 dias, compre o necessário para esse período. Quando você faz um grande estoque de alimentos, significa que você está estocando dinheiro, dinheiro esse que poderia ser alocado de forma melhor. Sem contar que os alimentos podem perder o prazo de validade e você ficará no prejuízo. Frutas e verduras, por exemplo, precisam ser compradas algumas vezes por mês, tente isso com os outros alimentos também. Comece a analisar suas compras de forma a chegar a conclusão da quantidade ideal de alimentos que suprem a sua necessidade.

Pessoal, as dicas são fáceis e simples, você já pode colocar em prática na sua próxima ida ao supermercado. Espero ter ajudado.