Letras Saborosas

RECEITA DO DIA Causa Peruana 12480

Olá queridos leitores! No domingo, 29 de agosto, vai ter um curso com a mestre em confeitaria artística Joyce Lopes, no restaurante Maria Bonita das 10 às 18hs com intervalo para almoço. O curso será de “Flores de chocolate feitas com espátula”, uma técnica inovadora da confeitaria artística. São poucas vagas, informações pelo número (51) 98186-1855. Estão abertas as inscrições para uma Degustação de Vinho na nova loja da Casa Freitas & Empório na Rua Mauro Campelo,636, no bairro Jóquei Clube. A degustação guiada com 5 rótulos, será dia 8 de setembro às 20 horas, com o valor de R$120,00. Reserva pelo número (95) 99903-6966. A receita de hoje foi a entrada vencedora da grande final do projeto Chef Aprendiz. A competição encerrou o ciclo de oficinas do Chef Aprendiz Liberdade em São Paulo, e reuniu 20 jovens que apresentaram um menu completo com garantia de emprego para os que mais se destacaram. O Chef Aprendiz vai muito além de simplesmente um projeto gastronômico e inserção socioeconômica para jovens em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo principal é desenvolver pessoas, usando a gastronomia como principal ferramenta para tal, e com esta edição formaram 130 jovens. O projeto atuou em sete comunidades (Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo e Chuvisco) e 90% dos alunos receberam oportunidades na área. Está em processo de finalização, a Casa Chef Aprendiz, um espaço que contará com atividades de reciclagem e apoio psicológico aos jovens que já passaram pelo projeto, além de cozinha de pré-produção para eventos. Pensando no mundo digital e nas demandas do mercado, teremos uma cozinha-modelo para a produção de conteúdos digitais para marcas parceiras e para realização de workshops. A ideia é que esta casa seja ocupada por nossa equipe, jovens, parceiros e amigos com a finalidade de fortalecer os nossos vínculos e sustentar nossas ações a longo prazo. Acompanhem as ações pelo Instagram @chefaprendiz Voltando à receita vencedora, a Causa Peruana, conhecida também como Causa Rellena é um prato tipicamente peruano que consiste em ovos, batatas e condimentos, entre eles a pimenta aji amarillo. E como a pandemia ainda não acabou, se cuidem! Vacina, máscara, distanciamento e álcool em gel ainda estão valendo, façam a sua parte para vencermos esse vírus. Até a próxima semana!

RECEITA DO DIA Causa Peruana Receita vencedora do Chef Aprendiz

INGREDIENTES: 600g de batatas 15g de pimenta aji amarillo 03 limões 50g de azeitonas pretas

500g de camarão médio 01 laranja 02 ovos 06 ovos de codorna 02 avocados 01 cebola roxa 01 pimentão amarelo Pimenta Tabasco 02 colheres de molho inglês 02 colheres de catchup 01 litro de óleo de milho Azeite a gosto Folhas de coentro para decorar   MODO DE PREPARO: Para a pasta de pimenta amarela: limpe o pimentão amarelo removendo o caule, as veias e as sementes, corte em cubos e refogue na panela com um fio de azeite para realçar seu sabor. Bata no liquidificador a pimenta aji amarillo e o pimentão com um pouco de azeite até formar uma pasta. Coloque as batatas para cozinhar com casca, quando estiverem macias, tire a casca, e passe em um espremedor de batatas até formar um purê bem lisinho. Faça esse processo imediatamente enquanto as batatas ainda estiverem quentes (assim você evita de as batatas esfriarem e ficarem duras e mais difícil de espremer). Tempere o purê de batatas com suco de dois limões, sal, pimenta tabasco a gosto e a pasta de pimentão e aji amarillo. A pasta deve ficar levemente laranja e lisinha. Acerte o sal e equilibre a quantidade de pimenta. Faça uma maionese com os ovos e óleo de milho e tempere com catchup, molho inglês, laranja e sal. Limpe os camarões e tempere com limão, sal, pimenta, metade de uma cebola roxa cortada em tiras finas, duas colheres da maionese temperada e reserve o restante da maionese. Cozinhe os ovos de codorna, descasque e reserve. Tire a casca dos avocados com cuidado e corte em tiras.   MONTAGEM: Para fazer porções individuais, separe um prato raso bem lindo e com a ajuda de um aro monte as camadas. Comece com a massa de batata formando uma camada fina e homogênea, depois coloque uma camada de pasta de pimenta amarela, depois acrescente mais uma camada fina de batata, por cima coloque as fatias de abacate (tempere com limão e sal) e por último acrescente mais uma camada de batatas. Finalize decorando com fatias azeitona preta, ovos de codorna, cubos de avocado, folhas de coentro, tiras de cebola roxa e o molho de maionese com camarão. 

29ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS BATE NOVO RECORDE NO NÚMERO DE AMOSTRAS INSCRITAS                      

A primeira edição foi em 1993 com 42 amostras. De lá para cá, a Avaliação Nacional de Vinhos participou ativamente da evolução da produção nacional, tornando-se a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Consolidada como o maior momento do vinho brasileiro, cruzou essas 29 safras integrando regiões produtoras e enólogos de todo o país, promovendo e divulgando a bebida que hoje é reconhecida dentro e fora do Brasil. Depois da ‘Safra das Safras’ em 2020, o vinho brasileiro alcançou um patamar até então inédito e vive hoje seu melhor momento. O novo recorde de amostras no evento reflete o bom período. São 406 amostras de 56 vinícolas dos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo André Gasperin, ressalta que agora começa uma grande operação, envolvendo diversas etapas. “Encerradas as inscrições das amostras, agora partimos para a coleta direta dos tanques ou barricas e na sequência a degustação às cegas por dezenas de enólogos”, destaca. O resultado será apresentado ao vivo pelo canal da ABE no Youtube no dia 6 de novembro. O kit das 16 garrafas de 187 ml, criado no ano passado, conquistou o público, que pode acompanhar a Avaliação ao vivo, além de compartilhar a experiência entre amigos no aconchego de casa, na empresa entre colegas ou em ambientes abertos, garantindo maior segurança a todos. Este ano, o formato se repete. Para isso, o público vai precisar esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits, que este ano terá três ao invés de duas taças personalizadas, permitindo que mais pessoas vivam a experiência. A venda será através do site www.enologia.org.br. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior que foi vista por mais de 7 mil pessoas. Não esqueçam, para quem quiser participar em Roraima, os kits de vinhos com três taças personalizadas, estarão à venda a partir do dia 28 de setembro, através do site: www.enologia.org.br