Roraima ao Extremo

RORAIMA AO EXTREMO 10553

Terra de lendas e histórias, morada permanente do Macunaíma, seu protetor, nossa viagem de hoje é para o monte Roraima, dividi em algumas partes para que você tenha o material mais completo sobre este tema. Conheça seu mundo, conheça Roraima ao Extremo. Gildo Junior

FICA A DICA

É recomendado aos viajantes que levem sacos plásticos para que seja recolhida a sujeira produzida ao longo da viagem, inclusive os resíduos humanos. Este lixo será trazido de volta até a Comunidade Indígena de

Paraitepuy, de onde será transportado para uma área pré-estabelecida pelo Inparques. Procure por agências a Clube Native, através do contato 95 98102-0913 ou pelo Instagram @clubenative.

MONTE RORAIMA, O MUNDO PERDIDO – PARTE 2

QUEM PODER IR?

Pessoas que curtem fazer trekking/trilhas, e que tenham uma boa saúde ou uma saúde controlada (por medicamentos e autorizado pelo médico) e que consiga fazer caminhadas de longas distâncias.

Sobre o quesito menor de idade, isso depende muito dos pais ou responsáveis que irão levar seus filhos, e no que se refere a maior idade, há casos de pessoas com mais de 80 anos que subiram o monte e deram um baile de garra pra cima de muitos jovens.

ROTEIRO DE 7 DIAS E 6 NOITES – CLUBE NATIVE

1º DIA

Traslado Boa Vista / Santa Elena do Uairén Partida – 05:00h RUMO À FRONTEIRA DA VENEZUELA. Santa

Elena do Uairén é uma pequena cidade da Venezuela localizada no sudeste do estado de Bolívar, a cerca de 12km da

fronteira com o Brasil e é a capital do conselho da Gran Sabana. Está à cerca de 900 metros de altitude, em uma savana rodeada por planaltos, conhecidos como Tepuys, e tem uma temperatura média de 21,8 ° C. Sua moeda é o Bolivar.

RUMO AO PARAITEPUY E 1º ACAMPAMENTO Embarque nas Toyotas tracionadas. Traslado Santa

Elena/Paraitepuy (cerca de 1:30 hs.) Trekking para o acampamento Rio Tek. (cerca de 12 km, +- cinco horas de caminhada, dependendo do desempenho do grupo. Recomenda-se andar com calças compridas e mangas compridas para evitar picadas dos puri-puri (mosquitos).

Recomenda-se o uso de filtro solar e chapéu neste trajeto, pois existem poucos lugares com sombra para descanso. De tempos em tempos paramos em riachos para tomar água e encher seus cantis. Após a chegada no acampamento, você pode tomar um banho no rio Tek. Jantar e pernoite.

2º DIA

RUMO À BASE: Nosso destino agora é a base do Monte Roraima. São cerca de 11 Km, aproximadamente cinco horas de trekking, iremos caminhar em direção ao Tepuy, passando por rochas que se soltaram de seu paredão, por um caminho um pouco mais agressivo que o primeiro dia, passando por algumas variações de solo.

3º DIA

Hora de subir a rampa. Da base até o topo são 4 km de subida, de quatro a cinco horas de caminhada. A rampa é apenas uma fenda natural que forma uma trilha que dá o único acesso ao topo do Monte Roraima. Este terreno tem um elevado grau de inclinação e recomendamos o uso de calças compridas, camisa de manga curta e botas de caminhada.

Em certos pontos devemos ter as mãos livres para usá-las segurando galhos e raízes para ganhar impulso e tomar cuidado com pedras soltas ao longo desse caminho. Aconselhamos o uso de tensores para os joelhos e tornozelos, pois são muito sobrecarregados. Tomando sempre cuidado com os trechos escorregadios como pedras molhadas e raízes. A flora e a fauna são bastantes exuberantes, onde pode-se observar várias espécies de plantas e animais endêmicos (só existem no Monte Roraima).

O clima é muito agradável (floresta) e ao longo do caminho você terá a oportunidade de observar de alguns pontos a Gran Sabana. Chegando ao topo ainda devemos caminhar um pouco mais para chegar aos abrigos; cavernas que são popularmente chamadas de “hotéis”. Estes estão localizados a uma altitude de 2800metros.

4º DIA

Café da manhã e saída para os pontos de visitação que serão definidos de acordo com as condições climáticas e do grupo, as visitas podem durar um dia inteiro.

As caminhadas terão intervalos para refeições e descanso; No fim do tour os turistas retornam ao acampamento de origem. Para este dia não se leva todo o equipamento, apenas o essencial para usar durante o dia.

(Segunda noite no topo). Jantar e pernoite em acampamento.

5º DIA

Depois de assistir um belo nascer do sol tomando café da manhã, teremos um dia inteiro para explorar a superfície do Roraima. Alguns dos atrativos ´podem ser as jacuzzis, o abismo, o museu, la ventana, vale dos cristais, pedra Maverick, entre outros, lembrando que a quantidade de atrativos e quais serão visitados vai depender do ritmo do grupo e das condições climáticas.

6º DIA

Logo após o café da manhã e fazer as últimas fotos, iniciaremos a descida rumo ao acampamento Rio Ték.

No acampamento da base temos uma parada para almoço e descanso da descida, e seguimos em direção ao primeiro acampamento de pernoite, após a travessia dos rios, temos nosso acampamento, onde podemos tomar um banho refrescante, descansar e jantar. Pernoite no acampamento.

7º DIA

Logo após o café da manhã nos preparamos para o trekking até o Paraitepuy, são cerca de quatro horas de caminhada. Lá chegando, nos acomodamos na Toyota 4×4 e seguimos rumo à comunidade de São Francisco de Yuruani, onde é feito o almoço, visitas a algumas lojas de artesanato e retorno para Santa Elena de Uairén. Transferência de veículos, traslado Santa Elena/Boa Vista.

BORA VIAJAR?

Temporada Monte Roraima 2021 aberta. Eae, vamos realizar o sonho de conhecer o Monte Roraima em 2021? Mais informações e reservas: 95 98102-0913.

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected] ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.