Roraima ao Extremo

RORAIMA AO EXTREMO 10616

Terra de lendas e histórias, morada permanente do Macunaíma, seu protetor, nossa viagem de hoje é para o monte Roraima, dividi em algumas partes para que você tenha o material mais completo sobre este tema. Conheça seu mundo, conheça Roraima ao Extremo.Gildo Junior

FICA A DICA

É recomendado aos viajantes que levem sacos plásticos para que seja recolhida a sujeira produzida ao longo da viagem, inclusive os resíduos humanos. Este lixo será trazido de volta até a Comunidade Indígena de Paraitepuy, de onde será transportado para uma área pré-estabelecida pelo Inparques.

Procure por agências a Clube Native, através do contato 95 98102-0913ou pelo Instagram @clubenative.

MONTE RORAIMA, O MUNDO PERDIDO – PARTE FINAL

BANHO E BANHEIRO

Duas das grandes dúvidas de todos os mochileiros que vão ao Monte Roraima são: como farei para tomar banho e onde irei poder fazer minhas necessidades, já que são de 6 a 9 dias de viagem? (a quantidade de dias depende do roteiro escolhido)

BANHEIRO

O banheiro da foto acima foi da minha primeira vez ao Monte Roraima, em 2015, hoje todos usam de uma forma diferente, um banheiro todo fechado, dando mais privacidade ao turista, mas seguem o mesmo padrão até o acampamento base do Monte, onde fazem um buraco no chão, colocam uma cadeirinha dessa com um buraco no meio, e ali todos fazem suas necessidades sólidas, quando o buraco enche, tapam ele e fazem outro em outro lugar.

Já no topo do Monte Roraima a situação é um pouco diferente, pois não fazem buracos no topo do monte e não deixam dejetos lá no topo. Geralmente preparam sacolas com cal, a pessoa coloca a sacola naquele buraco da cadeira, senta por cima e faz a necessidade dentro da sacola, ao término das necessidades, fecha a sacola e coloca num local específico, que pode ser dentro do banheiro ou próximo a ele. Na descida, os carregadores colocam dentro de tubos de pvc e descem com eles para depositá-los em local específico.

Para se limpar, papel higiênico, lenço umedecido e/ou banho nos poços gelados próximos ao hotel.

HORA DO BANHO

Para alguns, a hora do banho pode ser uma das horas mais tensas da viagem, por que a água do topo do monte é extremamente gelada e vem aquela dúvida, como se lavar e não congelar.

Para alguns, o problema não é entrar na água, se lavar, mas sim, sair dela e pegar todo aquele vento, já para outros, entrar numa água extremamente gelada pode ser um sacrifício enorme, mas acabam entrando, e há outros que preferem tomar o “banho de gato” apenas usando o lenço umedecido (conheço muitos que fazem isso).

Uma dica muito importante é, entrar rápido no poço (geralmente é água corrente) onde irá banhar, sair rápido, ensaboe geral (com sabonete ou shampoo biodegradável para não agredir tanto o meio ambiente), corpo todo, entrar de novo, se esfregar rápido e sair correndo ou pulando para se secar e aquecer o corpo.

Bom, não importa a forma que use para se limpar, a dica é ficar limpo para evitar assaduras (principalmente para quem é gordinho como eu). Ah, outra forma também de se lavar é aproveitar as idas a lugares como Catedral, Jacuzzi, El Fozo…, para já curtir a caminhada e refrescar nestes lugares.

O QUE É SERVIDO DE COMIDA NO MONTE?

Para muita gente, a alimentação é um dos pontos sensíveis para uma trilha de muito tempo, e já imaginam que irão comer só enlatados durante todos os dias, ou aquelas abençoadas barrinhas de cereais e só. E, se eu te disser que se você não tomar cuidado, você acaba é ENGORDANDO lá no Monte!

Já no café da manhã, a comida varia e muito, tendo panquecas, arepas, domplin, frutas e até mingau, e as misturam também são muitas, indo de ovo mexido ou estrelado, a queijo ralado, molho de carne moída e geleia.

O almoço e a janta são bemmmm caprichados para que os turistas reponham todas as energias gastas durante as trilas.

Vale sempre lembrar que há vários tipos de alimentação para almoço e jantar, tanto para carnívoros, quanto para vegetarianos e veganos, bastando sempre avisar à equipe que você contratou. O melhor é que não ficam restritos a enlatatos, há ovos, carne, calabresa, refogado de legumes, sopas, arroz, lentilha, feijão e já comi até pizza lá em cima, então, sempre haverá variedade na alimentação.

COM QUEM IR?

Clube Native​

Um dos nossos grandes parceiros é a Clube Native, o pessoal manda muito bem e tem mutias ideias boas, sempre inovando no turismo de aventura em nosso Estado. O site é: https://www.clubenative.com.br/ e o insta da turma é: https://www.instagram.com/clubenative/.

Caburaí Adventure​

Outro grande parceiro é a Caburaí Adventure, que vive desbravando o estado de Roraima, sempre apresentando novos lugares a se visitar. O insta da turma é: https://www.instagram.com/caburai.adventure/.

Fui Trilhar​

Outra grande equipe que desenvolve o turismo em Roraima é a Fui Trilhar, sempre desbravando pelo Brasil e mundo, levando a turma de Roraima para conhecer as belezas que existem, onde quer que elas estejam. O instagram deles é o: https://www.instagram.com/fuitrilharr/.

Makunaima Expedições

Esta turma já está há um bom tempo fazendo um excelente trabalho em apresentar nosso Estado e suas belezas, além de ter uma pegada voltada também ao público empresarial. O site deste nosso parceiro é: https://www.makunaima.com/ e o seu instagram é: https://www.instagram.com/makunaimaturismo/.

Viaje à Bessa Expedições

Outra empresa de um grande parceiro nosso é a Viaje à Bessa, que também está com roteiros irresistíveis para o Monte Roraima, aproveite e já conversa com ele através do link https://www.instagram.com/viaje.abessa/.

Roraima Adventure

E não poderíamos deixar de falar da Roraima Adventure, uma das precursoras do turismo em Roraima que há anos desenvolve um excelente trabalho aqui e por onde passa. O site desta turma é o: https://roraimaadventures.com.br/ e o instagram é o: https://www.instagram.com/roraimaadventures/.

AGRADECIMENTOS

Agradecer à equipe fantástica da Clube Native por todo apoio prestado. A Pedro Nascimento, Luis Manuel, Roraima Adventure e Clube Nativepor disponibilizar algumas de suas fotografias para compor nosso material.

                               

BORA VIAJAR?

                Temporada Monte Roraima 2021 aberta.Eae, vamos realizar o sonho de conhecer o Monte Roraima em 2021?Mais informações e reservas: 95 98102-0913.

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected] ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.