Roraima ao Extremo

RORAIMA AO EXTREMO 11271

EDITORIAL

Sempre viajei para o Amazonas e só visitava o município de Manaus, em Iranduba (na vila de Paricatuba ou na praia do Japonês) e em Presidente Figueiredo, por não saber, que bem pertinho da capital do Amazonas, existia um município que tem crescido bastante em várias área como o turismo (experiência, rural, aventura e da pesca esportiva), do pescado e dos cítricos. E Então, vamos embarcar nesta viagem? Conheça Roraima ao Extremo.

RIO PRETO DA EVA – UM NOVO DESTINO TURÍSTICO NO AMAZONAS – PARTE 1

Juntamos um grupo de quatro aventureiros e seguimos viagem com destino a Rio Preto da Eva, um município que fica a um pouco mais de 80km de distância de Manaus/Amazonas, seguindo pela AM-010, uma estrada muito boa e tranquila, até é possível ver animais pelo caminho, como preguiças e aves.

Seguimos na viagem, a Raissa Aventureira, o Filipe Na Aventura, o Jaime Saindo da Rota e eu, que voz escrevo. Cheguei em Manaus, de busão, saindo de Boa Vista e o Filipe já estava esperando na rodoviária, logo passamos buscando o Jaime e seguimos até Rio Preto da Eva (que irei chamar carinhosamente de Rio Preto ou RPE em alguns trechos deste texto), onde encontraríamos com a Raissa para começar nossa aventura.

Logo na entrada de Rio Preto da Eva, você já é bem recebido com um seja bem-vindo na entrada da cidade e já começa a ver várias barraquinhas vendendo laranjas bem docinhas, seja a unidade ou sacolas. Como eu disse logo no começo, a região é um dos maiores produtores de cítricos do Brasil, e a laranja é um grande sucesso, então, fica a dica, quer chupar uma laranja docinha, já passa em RPE. E, logo após a entrada e as laranjas, chegamos ao balneário da cidade, um lugar perfeito para se refrescar, ponto de encontro dos amigos e familiares, local de festas, treino e passeio de SUP e caiaque, além de ter vários bares e restaurantes para atender a todos que ali chegam. Mas, naquele momento só passamos pela ponte, desejando voltar ali pra “banhar” um pouco.

Uma pequena cidade com pouco mais de 34 mil habitantes calorosos, que te recebem bem, com um sorrisão no rosto e sempre dispostos a ajuda, o riopretense é bem simpático e só posso dizer que os dias que passei ali foram fantásticos.

Ah, e só como curiosidade, foi uma riopretense que criou o CAFÉ REGIONAL, sabe quando você anda pelas estradas do Amazonas e tem café regional pra todo lado? Pois foi ali que nasceu o Café Regional da Priscila, a original está lá em Rio Preto da Eva e posso dizer que já comi em vários outros, mas o que eles, lá de Rio Preto da Eva preparam, superou todos, foi gostoso demais!

ONDE COMER E SE HOSPEDAR

A cidade de Rio Preto da Eva está muito bem estruturada para receber turistas e empresários, pois dispõe de hotéis, pousadas, hostel e aluguéis de casa via Airbnb, tudo o que uma cidade grande tem pra oferecer. Nós do grupo Nós na Estrada ficamos hospedados na Pousada São Francisco, fomos muito bem recebidos e atendidos, e ainda tivemos um delicioso café da manhã para completar o conforto do local.

Falamos em hospedagem, mas não podemos falar da alimentação. Em RPE há vários restaurantes, lanchonetes, padarias e cafés regionais, que não deixam mesmo a desejar, tanto que o Café da Priscila original (digo, o primeiro) está ali. Na hora do almoço paramos no Kituts da Leidy, que além de sermos muito bem recebidos, fomos muito bem servidos com aquela comida farta e deliciosa.

PRODUTORES DE CÍTRICOS

O Rio Preto da Eva é um dos grandes, quiçá o maior produtor de cítricos do Brasil. Sabe aquela laranja docinha que você chupa, ou aquele limão azedo, pode ser que tenham vindo de lá.

Nos preparamos para pegar o nascer do sol numa fazenda de cítricos da região, uma das maiores e o que posso dizer, vimos um nascer do sol fantástico. E, mesmo na madrugada, vimos que a fazenda já estava bem movimentada, pois chegamos no período da colheita, acompanhamos os coletores da região para conhecer o trabalho deles. Sempre com sorrisos no rosto. E o melhor de tudo foi a forma como fomos recebidos pelo proprietário que aproveitou para contar um pouco da história da fazenda e sobre a produção de cítricos na região. Então, quando estiver indo visitar Rio Preto da Eva, não esqueça de levar umas laranjas da região.

MAIS INFORMAÇÕES

Para chegar ao Rio Preto da Eva, indo de Manaus, siga pela AM-010 por mais ou menos 80km, a estrada é de asfalto e está boa para viajar.

Site da prefeitura de Rio Preto da Eva: https://riopretodaeva.am.gov.br/

Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituraDeRioPretoDaEvaOficial/

Fone: (92) 3031-6970 (funcionamento das 8h às 14h).

Semana que vem, daremos continuidade a nossa viagem pelo Rio Preto da Eva, apresentando alguns pontos turísticos da região!

 BÓRA VIAJAR? 

Últimas datas de 2020 para visitar Tepequém ainda esse ano. Pacote já incluso transporte a partir de Boa Vista, serviço de guia e hospedagem (em camping ou redário), se preferir pousada podemos indicar algumas. Apenas 4x R$ 60,00 no cartão de crédito ou R$ 215,00 á vista!!! O roteiro inclui Cachoeira do Paiva, lago Esmeralda, laje Verde, cachoeira Barata, Platô e Mão de Deus. Vamos ou bora? Informações e reservas: 95 98102-0913

BORA DE TRIP

Aê pessoal, além de nossa coluna semanal, temos nosso blog www.boradetrip.com.br, que é uma extensão do que produzimos no Roraima ao Extremo, com vídeos, textos completos, muitas fotos e experiências que vivemos em nossas viagens por aí. O Bora de Trip tem conteúdo semanal, e já tem a matéria completa sobre como ir e o que fazer na Chapada Diamantina. Já está se preparando para sua próxima viagem? Passa por lá e pegue algumas dicas!

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected] ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.