Roraima ao Extremo

RORAIMA AO EXTREMO 11404

EDITORIAL

Algodoal é uma das vilas que formam a Ilha de Maiandeua, no município de Maracanã, a nordeste do Pará. Algodoal é a vila mais conhecida, e por ser a maior da ilha, o seu nome acabou tomou o nome do original, “Maiandeua”, que quer dizer em tupi, “mãe da terra”. O porto de Marudá, fica próximo a Algodoal, e é utilizado para a travessia dos barcos que levam à ilha. Conheça Roraima ao Extremo.

FICA A DICA

Não esqueça de levar roupas leves, protetor solar e muito espaço no celular, pois o lugar é lindo e com toda certeza irá fazer várias fotos e vídeos, como dizem, cada piscada, uma foto.

Ah, na ilha tem um local chamado Beco do Wi-Fi, onde a turma aproveita para conversar com a família/amigos e atualizar as redes sociais.

Para mais informações de onde se hospedar, ficamos na Pousada Marhesias, entre em contato pelo fone/whatsapp: 91 991123461 ou pelo Instagram https://www.instagram.com/marhesias/.

ALGODOAL, UM LUGAR PARADISÍACO NO PARÁ – PARTE 1

A ilha de Maiandeua no município de Maracanã, tem 4 vilas, dentre elas, a de Algodoal (mais conhecida, ao ponto de chamarem ilha de Algodoal). Para chegar lá, saindo de Belém, irá de transporte terrestre, carro ou moto, com mais ou menos 3h30 de viagem, ou de busão, saindo do terminal rodoviário de Belém, sendo 4h a 5h de viagem, até chegar à cidade de Marudá.

PRAIA DA PRINCESA

Domingo é com certeza dia de praia, e uma das mais lindas que já visitei foi a praia da Princesa, na ilha de Maiandeua/Pará (Algodoal). A praia tem um nascer e por do sol lindos, pude experimentar a beleza dos dois. Na praia há vários restaurantes para todos os gostos. Locais para escapar do sol e ainda poder relaxar com a família e amigos.

Como a praia tem bastante vento, pude ver alguns esportes que usam o usam em favor, sendo praticados ali. E não pude deixar de tomar aquele banho em suas águas, para refrescar um pouco.

Ah, ali também tem algumas dunas que os visitantes aproveitam para ter uma vista do alto, podendo vislumbrar toda a praia e também o seu lindo por do sol.

Para chegar na praia da princesa, ou você vai caminhando ou de charrete, que é o único meio de transporte terrestre usado na região. Sendo considerado o Uber da ilha e cada charrete leva o nome de uma marca de carro, que vão desde Ferrari, BMW, Renalt, Wolksvagem.

PASSEIO PELO FURO VELHO

Outro dos lugares incríveis em Algodoal, é o conhecido Furo Velho, uma área de travessia dos barqueiros, que divide o dia em, estar cheio e vazio, dependendo da maré. Uma área que une o rio com o mar.

Ao fazer a travessia do Furo Velho, você irá passar por uma área de manguezais, repleto de vida, com caranguejos de várias cores e tamanhos, aves de todos os tipos e cores, além da garça brancas e grande que se destacam e dos guarás, entre alaranjados e avermelhados.

A travessia do furo é muito utilizada para chegar até a Lagoa da Princesa, um dos pontos de visitação do passeio, é que já postei sobre ela aqui em meu perfil. Mas, se seguirmos até o final do furo, chegamos ao encontro do rio com o mar.

De acordo com nosso barqueiro, que pilota o Chamas de Jah, chegamos a uma prainha deserta, inabitada, que é o outro lado da praia de Fortalezinha. Um passeio de uma manhã inteira, tendo que voltar antes do furo secar, quando a maré começa a descer.

Então, já deve viu, indo à ilha de Maiandeua (Algodoal), não deixe de fazer este passeio, vale lembrar que o passeio é descrito como passeio ecológico e o guia dá todas as instruções de como proceder na área visitada, sobre os animais ali presentes e sobre o fluxo da maré.

HOSPEDAGEM

E sobre onde ficar em Algodoal, bom, trouxe a Pousada @marhesias como modelo, uma pousada fantástica, que serve café da manhã, tem área de convivência, piscina, um atendimento espetacular e quartos, a melhor parte, quartos super confortáveis!

Outro ponto positivo é que fica bem ao lado do Furo Velho, onde saem as embarcações para ir para vários lugares na ilha.

Mais um ponto positivo? Sim, bem ao lado (fazendo parte do local) tem a Pizzaria Marhesias que servem pizzas que enchem de água a boca só pelo cheio, e a barriga com o sabor.

Mais um ponto positivo, você pode ter a sorte de ver o pintor da região em ação, pintando quadros lindos e que remetem a histórias dali, e como tivemos sorte, vimos o Bergo em ação!

Para mais informações sobre a Pousada Marhesias, entre em contato pelo fone/whatsapp: 91 991123461 ou pelo Instagram https://www.instagram.com/marhesias/.

Bom, nossa viagem pela Ilha de Maiandeua (Algodoal) foi uma experiência única, e que com toda certeza irei levar pra toda vida.

BORA DE TRIP

Aê pessoal, além de nossa coluna semanal, temos nosso blog www.boradetrip.com.br, que é uma extensão do que produzimos no Roraima ao Extremo, com vídeos, textos completos, muitas fotos e experiências que vivemos em nossas viagens por aí. O Bora de Trip tem conteúdo semanal, e já tem a matéria completa sobre como ir e o que fazer na Chapada Diamantina. Já está se preparando para sua próxima viagem? Passa por lá e pegue algumas dicas!

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected] ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.