Minha Rua Fala

RUBENS DE SOUSA BENTO 12694

RUBENS DE SOUSA BENTO O seu nome denomina o Hospital Geral de Roraima-HGR-. “Hospital Geral Rubens de Sousa Bento”, – Lei Estadual nº 259, de 14 de Abril de 2000. _______

Rubens Bento nasceu na cidade de Floriano, no Piauí, em 21 de setembro de 1910. Ainda jovem casou-se com Maria Lídia da Silva Bento. O casal teve os filhos: Baruch, Belsonita, Débora, Ruben Bento, e Barac da Silva Bento.

Tempos depois ficou viúvo, o que lhe causou tamanha consternação e tristeza.  Sentiu que precisava mudar de lugar e ir para outras terras, buscar novos horizontes. Nesta época, soube que no Território Federal do Rio Branco havia atividade de garimpo de Ouro. Experiência nesse ramo não tinha, mas as circunstâncias o levaram a fazer essa viagem. 

Rubens Bento deixou os filhos com os avós e veio para Boa Vista em 1947. O seu desejo era o de ganhar algum dinheiro e retornar à terra natal. No entanto, gostou tanto deste Território que retornou sim, mas para buscar a família que havia ficado no Piauí. 

Em 1949, o Rubens Bento trouxe toda a família para Boa Vista. E, como ainda não tinha uma profissão definida, Rubens fez de quase tudo. Foi sapateiro, comerciante, enfermeiro, desportista e político. 

Para o sustento da família comprava mercadorias em Mucajaí (a época uma simples Colônia Agrícola) e as revendia em Boa Vista. Mas, dada à falta de experiência e por acreditar demais na boa fé dos outros, essa atividade não teve sucesso. Ainda assim, passou uns tempos em Mucajaí, e retornou para Boa Vista.

Resolveu então que seria Enfermeiro, até porque tinha alguns conhecimentos nessa área. Tornou-se um grande profissional, haja vista que era chamado nas residências para atendimento onde fazia curativo, aplicava injeções, entre outros afazeres farmacêuticos. 

Rubens Bento foi contratado como Enfermeiro para trabalhar no Hospital Coronel Mota, à época administrado pelas Irmãs da Igreja Católica de Roraima. E, por seu desempenho e bem servir aos enfermos, foi elogiado várias vezes, tanto pela direção do hospital, quanto à gratidão de quem recebeu seu atendimento de enfermagem.

No esporte foi um apaixonado pelo Baré Esporte Clube, time pelo qual jogou e chegou a ser campeão nos anos 1950. Seus filhos Rubinho e Barac Bento, também foram jogadores do Baré. Mas, foi na política que o Rubens Bento fez seu nome. 

Em 1953 filiou-se ao PTB do presidente Getúlio Dorneles Vargas. Aqui em Boa Vista, o partido era comandado pelo Secretário-Geral do Território (espécie de vice-governador), o Capitão Paulo Sóter da Silveira.

Rubens Bento participou efetivamente de todos os embates da política roraimense, inclusive envolveu-se na maior campanha eleitoral da época de Território, a de 1958. Naquela Campanha, a cidade de Boa Vista ficou praticamente dividida politicamente em dois blocos: os partidários do candidato a deputado federal Felix Valois de Araújo, e da oposição liderada pelo roraimense Valério Caldas de Magalhães. Na época da campanha de 1958, houve até morte: a do comerciante Francisco Caetano Filho (nome do antigo Beiral).

Quanto ao Rubens Bento, devido o seu envolvimento político, foi demitido por perseguições políticas, várias vezes do serviço público, mas nunca se curvou e jamais barganhou cargo pra si ou participou de trama política.

Em 1969, quando da eleição dos primeiros vereadores, Ruben Bento foi eleito para 1ª Legislatura da Câmara Municipal de Boa Vista. À época, o mandato dos vereadores era de dois anos. Rubens Bento tomou posse em 01/01/1970, terminando o mandato em 01/01/1972. A época os vereadores não recebiam nenhum salário. Trabalhavam pelo sentimento nobre em bem servir ao povo.

Rubens de Sousa Bento legou aos filhos, além da religiosidade (ele, e toda sua família, congregava na 1ª Igreja Batista Regular de Roraima, situada na Rua José Magalhães, Centro de Boa Vista), o amor à família, o gosto pelo esporte e pela política.

O seu filho, Barac da Silva Bento, foi vereador e Presidente da Câmara Municipal (1985 a 1986). Depois foi eleito Prefeito de Boa Vista (1989 -1992) e posteriormente foi deputado estadual (em 2002).

Outro filho, Ruben Bento, foi vereador no período de 1989/90, deputado federal (1991/94) e vereador na Câmara Municipal de Boa Vista (2001 a 2004).  O patriarca da família, o Enfermeiro Rubens de Sousa Bento, havia ficado viúvo há muitos anos (da senhora Maria Lídia da Silva Bento), então, resolveu se relacionar novamente e se casou em Boa Vista com a senhora Jacyra Mendonça Conceição, com a qual teve os filhos: Rubecyra (Professora Federal), Antônio Robson (comerciante), e Georgiane (funcionária pública estadual).

Todos com o sobrenome: “Conceição Bento”.Em 1991, o governador Ottomar de Sousa Pinto denominou o Hospital Geral do Estado de Roraima com o nome de: “Hospital Geral Rubens de Sousa Bento”. Foi um reconhecimento em nome do povo, ao Enfermeiro e homem público deste Estado. Na época, o Rubens Bento estava vivo, e foi homenageado em vida.

O Enfermeiro Rubens de Sousa Bento faleceu no dia 05 de outubro de 1999. No ano seguinte, o governador à época Neudo Ribeiro Campos, por meio da Lei Estadual nº 259, datada de 14 de abril de 2000, oficializou a denominação: “Hospital Geral Rubens de Sousa Bento”.

E, no dia 14 de abril de 2015, a Câmara Municipal de Boa Vista aprovou o Projeto de Lei nº 087/15, de autoria do à época vereador Marcelo Batista, redenominando a antiga Rua “B”, no Bairro Cidade Satélite, com o nome de: “Rua Rubens de Sousa Bento”.

Legenda