Por Gildo Júnior
Em 08/06/2019

EDITORIAL

A Serra do Cipó é um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo. Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1.7 bilhões de anos. A diversidade da sua vegetação é altíssima. Vale a pena conferir o que este roteiro pode te oferecer. Conheça Roraima ao Extremo. Gildo Junior
 


FICA A DICA
Recomendações: Protetor solar, Óculos escuros, Roupas leves e roupa de banho, Calçado confortável, Chapéu ou boné, Repelente e Bolsa de hidratação ou cantil.

Procure por agências como a Adventure Club pelo site www.adventureclub.com.br ou pelo fone (11) 4750-1707, telefone de plantão para obter essas e outras informações sobre a Serra do Cipó.


SERRA DO CIPÓ - MINAS DE AVENTURA

A Serra do Cipó fica a 90 quilômetros de Belo Horizonte, logo após a cidade de Lagoa Santa, na região sul da Serra do Espinhaço, entre as bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce, estado de Minas Gerais. É um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo. Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhão de anos.

Sua biodiversidade é altíssima, e muitas espécies são encontradas somente ali. A fauna é única e abriga várias espécies ameaçadas de extinção. Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional Serra do Cipó. São ao todo cem mil hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados.

A Serra do Cipó é um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo. Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1.7 bilhões de anos. A diversidade da sua vegetação é altíssima. Sua fauna é representativa e abriga espécies ameaçadas de extinção. Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó e a APA (Área de Proteção Ambiental). São ao todo 100.000 hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, canyons, cavernas, sítios arqueológicos preservados e muitos esportes de aventura.
 


ROTEIRO DE 5 DIAS

(DOM) - Chegada na Serra do Cipó - Passeio de caiaque e stand up paddle no Rio Cipó e Cachoeira Grande

Embarque com destino ao Aeroporto de Confins, a chegada do voo deve ser pela manhã. Desembarque e traslado até a sede do Operador local para trocar de roupa e deslocamento até o Balneário Zareia para embarque em caiaques duplos e pranchas de stand up paddle para um percurso de 03 km até a Prainha, com pausa para banho de rio e prática de prancha de remo em pé. Retorno para a parte alta da Cachoeira Grande, contemplando a fauna e flora ribeirinhas. Tempo para banhos refrescantes nos poços das outras cachoeiras locais, como Tomé e Chica, além do Lageado. Deslocamento até restaurante para refeição tardia e check in na pousada escolhida. Noite livre.

(SEG) - Caminhada Cachoeira da Farofa e Parque Nacional da Serra do Cipó

Após o delicioso café da manhã, deslocamento até a Portaria Areias, a principal do Parque Nacional da Serra do Cipó para conhecer as instalações e os motivos da criação da área de conservação. Logo em seguida, caminhada de 08 km por campos abertos e pequenas matas de galeria, atravessando riachos cristalinos e belas paisagens, até o poço mais refrescante da Serra do Cipó, na Cachoeira da Farofa. Tempo para lanche, repor as energias e retornar 08 km até a portaria. Deslocamento até o centrinho para refeição tardia e noite livre.

(TER) - Estátua do Juquinha e Cachoeiras da Serra Morena

Saída às 09h00 da pousada para deslocamento até o alto da Serra do Cipó para conhecer um personagem mítico da região, eternizado em uma estátua no mesmo local onde oferecia flores aos viajantes. Logo depois, saída para uma das mais bonitas cachoeiras da região, Balneário Serra Morena, com 03 quedas d’água e ótimos poços para banho, a maior com 45 metros de altura ótimas duchas de hidromassagem natural. Retorno com refeição tardia e noite livre. 

(QUA) - Caminhada Cachoeiras do Gavião e das Andorinhas e Parque Nacional da Serra do Cipó

Deslocamento até a Portaria do Retiro do Parque Nacional, com caminhada de 07 km até a Cachoeira do Gavião, com águas esverdeadas e magnífica paisagem natural; mais uma pequena caminhada de 01 km e chegada em outra cachoeira, completamente diferente, adentrando em um canyon aberto onde é possível conferir a história da geomorfologia das rochas quartizíticas e para se refrescar nas águas escuras da belíssima Cachoeira das Andorinhas. Retorno até a portaria em caminhada de 07 km, refeição tardia no centrinho e noite livre.

(QUI) - Caminhada Trilha dos Escravos, Cachoeira Véu da Noiva e traslado para Confins

Vivência com um pouco da história de Minas Gerais na caminhada pela trilha construída pelos escravos em 1810, levando a 03 ótimos poços para banhos refrescantes. Na descida visita a Cachoeira Véu da Noiva, segunda cachoeira mais visitada da região, com águas esverdeadas e 70 metros de queda d’água. Retorno para refeição, check-out na pousada e traslado até Confins.


O PACOTE INCLUI

Hospedagem
4 noites com café da manhã, na Serra do Cipó.

Traslados
Aeroporto Confins / Serra do Cipó / Aeroporto Confins
Traslados locais na Serra do Cipó

Passeios
– Conforme mencionados no roteiro, com ingressos de todos os atrativos visitados e acompanhamento de Condutores especializados em todas as atividades.
– Aluguel dos equipamentos de canoagem.

Alimentação
– 03 lanches de trilha e 05 refeições tardias.


INSTAGRAM RORAIMA

A foto selecionada da semana foi a do @caburai.adventure, publicada no Instagram e obtida por meio da hashtag #roraima. Uma das muitas fotos show, no lago Azul, que a equipe sempre faz nas viagens trabalhando com perspectivas. Quer que sua foto seja a próxima a estar aqui na coluna Roraima ao Extremo? Faça uma com o tema belezas naturais, turismo, esporte ou aventura em nossa região e, ao publicá-la no Instagram, adicione a hashtag #roraima. Assim, nossa equipe selecionará a melhor foto da semana. Quem sabe não será a sua a próxima a estar aqui!


BORA CURTIR

Serra Grande nesse domingo, vamos ou bora? Pacote já incluso transporte, almoço e guia por apenas R$ 95,00! Mais informações e reservas: 95 98102-0913 (whats) / 95 98120-9459 (ligações). 

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail roraimaextremo@gmail.com ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.

Gildo Júnior
Desde: 2000-01-01
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Roraima ao Extremo
+ Ler mais artigos de Roraima ao Extremo